A fruta roxa que tomou conta do Brasil nos último anos agora é tema do nosso artigo: o açaí. Pois bem, existem muitos motivos pelos quais a fruta tornou-se febre no país inteiro de uma hora para outra e continua atraindo fãs.
Euterpe oleracea, é o nome cientifico do açaí, para comer, os brasileiros inventam de tudo e fica muito bom. Ela pode vir em formato de sorvete, suco, geleia, junto com os cereais e muitos outros tipos.
Antes de chegar na região sul e sudeste do Brasil, a fruta já era consumida na Amazônia. Por lá, eles a comiam com farinha gelada de mandioca ou tapioca. Até o final dos anos 80 o alimento começou a ser consumido e utilizado na culinária mineira. E se os mineiros aprovaram, então é porque o é trem é bão mesmo. Sem falar nas propriedades da fruta que são muitas: ômega-6, ômega-9, vitaminas B1, C e D, minerais, cálcio, ferro e fibras. Dito isso, vamos ver quais os principais benefícios do açaí.
1 – Antocianina
Quem nunca ouviu dizer que tomar uma taça de vinho por dia ajuda a combater o envelhecimento e doenças do coração? Pois é, isso é verdade. E a boa noticia é que o açaí também ajuda.
O motivo é que em ambos existe a antocianina, o que é um corante natural da cor roxa que ajuda a prevenir um monte de doenças. E olha só, os níveis de antocianinas presentes no açaí são 30 vezes maiores que na uva.
2 – É versátil
A maioria das pessoas que acabou de conhecer o açaí, ou até mesmo os mais veteranos, o conhecem como algo doce. Mas não é bem assim, a fruta pode ser servida de diversas maneiras, inclusive como molho para pratos salgados.
3 – Previne Alzheimer
Como foi dito acima, alem de combater muitas doenças como as do coração em função da presença da antocianina, a fruta ainda ajuda a prevenir o Mal de Alzheimer.
Uma das piores doenças que existe pode ser prevenida com essa delicia de fruta. Você fica saudável e ainda como algo muito gostoso.
4 – Auxilia no sistema digestivo
Rico em fibras dietéticas, ele consegue fazer uma limpeza geral, realizando uma desintoxicação dos órgãos do sistema digestivo. Para se ter uma ideia do poder dele, faça o teste e prove comer açaí, milho ou feijão e verduras. Todos são ricos em fibras.
5 – Aproveita-se 100%
Na Amazônia, as pessoas usam tudo do açaí, eu estou dizendo toda a árvore. E eles a utilizam em seu beneficio. As folhas são usadas como telhas, para cobrir as casas, a madeira para construções; as fibras nas folhas são como uma espécie de utensílio para tecer, como os cestos; sem falar na fruta.
6 – Controla o colesterol
Benefícios para a saúde é o que não falta. Controlar o colesterol, bom ou ruim é mais uma das qualidades da fruta roxa. O açaí deixa o colesterol na medida perfeita, sem formar o acúmulo de coágulos e plaquetas.
7 – Uso em cosméticos
O Brasil é o maior produtor de açaí do mundo todo, e o interesse na nossa frutinha roxa está crescendo bem rápido. Principalmente agora que as empresas passaram a usar a fruta em cosméticos. Indústrias do ramo da beleza já utilizam o açaí na composição de xampus, condicionadores e diversos outros produtos. Além de deixar a gente muito bonito, a fruta fornece muitos nutrientes, seja para o cabelos, seja para a pele.
8 – Energia
A fruta é fonte de energia, ela proporciona aquele empurrão na gente. Dá ao organismo muitos carboidratos e é rica em nutrientes. Ele é muito bem aceito antes da malhação, pois sua digestão é rápida, especialmente quando foi só a fruta.
9 – Emagrece
Açaí leva a fama de ser um alimento calórico, verdade seja dita, a fama não veio por acaso. Contudo, as antocianas presentes nele são capazes de regular o funcionamento das células de gordura. O que deve-se ficar atento é o que irá acompanhar o seu açaí, leite condensado, M&M, chocolates e por aí vai.
10 – Benefícios que estão sendo estudados
- Previne o câncer de mama – Já é provado que o açaí previne o câncer, sim amigos, ele ainda é útil na prevenção do cancro. Mas a Universidade do Rio de Janeiro anda estudando a aplicação em casos específicos, como o câncer de mama. Segundo os professores, os resultados são promissores,
- Transtorno bipolar – Pesquisadores canadenses e brasileiros das Universidades de Toronto e as Federais de Santa Maria, no Rio Grande do Sul, encontraram indícios de que o extrato do açaí pode melhorar o quadro de pessoas que sofrem com esse transtorno.
Os dois estudos ainda estão em fase de testes e sendo analisados, esperamos que avancem e descubram, não só essas, mas outras inúmeras utilidades para o açaí.
E você, é fã da fruta roxa também? Como gosta de comê-la, pura ou com os adicionais?