10 dinossauros mais perigosos do planeta

Eis-me aqui novamente, desta vez, não falarei sobre serpentes gigantes como a Titanoboa, mas sim, sobre outros répteis gigantescos que habitaram nosso planeta. Sinceramente? Dá até para duvidar que esses seres existiram, mas… Aqui estão os 10 dinossauros mais perigosos do planeta.

Mas, antes de continuarmos, bom, não sei se realmente eram os mais perigosos, mas segundos os paleontólogos e seus estudos, eram os mais terríveis animais que caminharam sobre a terra ou habitaram os mares, aliás, falaremos de outro que andei escrevendo há pouco tempo.

Como os estudiosos avaliam a dieta dos dinossauros?

Antes de nos aventurar pelo assunto, nada mais justo falar um pouco de como esses estudiosos do passado do planeta, chegaram à conclusão que essa é a lista dos 10 dinossauros mais perigosos do planeta.

Bom, que existem fósseis por aí, você deve estar careca de saber. Alguns museus contam com ossadas fantásticas e muito bem conservadas. Quando um paleontólogo acha vestígio de ossos de dinossauros, tudo ao redor da área se torna alvo de estudo.

Pode parecer uma loucura ler o passado em pedras, entre outras coisas, mas é bem possível. Por exemplo, a franquia do Jurassic Park nos apresenta dinossauros carnívoros e herbívoros. Como descobriram isso? Pelos restos e indícios de alimentação nos dentes e nas regiões de seu estomago, isso sem mencionar a região do sitio de escavação.

Existia alguma característica física que distinguia os dinossauros?

Como sabemos, existem diversas espécies de dinossauros, mas, acho melhor não entrarmos nesses detalhes neste momento. Vamos nos limitar apenas a distinguir os carnívoros dos herbívoros, ok?

Como disse, os estudiosos avaliam e descobrem as espécies pelos restos mortais. Geralmente, os dinossauros carnívoros se alimentavam, obviamente, de outros dinossauros e, para não morrerem de fome, a mãe natureza (que naquela época era bem novinha) os equipou com armas naturais, por exemplo:

Resultado de imagem para dinossauros herbívoros

Garras gigantes para prender suas presas, dentes superafiados para rasgar a carne com facilidade, um dinossauro herbívoro não precisaria disso para lutar contra uma árvore, concorda comigo? Alguns dinossauros eram tão mortais que até mesmo os maiores entre eles mantinha distância de seu território.

Vale destacar os dinossauros que contavam com uma couraça extremamente dura e resistente, provavelmente, muito mais que as tartarugas de nossa atualidade. Bom, esses dinossauros precisavam contar com um proteção contra os grandes predadores.

No último filme da nova versão do Jurassic Park, vemos um carnívoro atacando um herbívoro armado por uma couraça dessas. E falando em herbívoros, bom, eles não tinham dentes apropriados para rasgar carne, mas para cortar folhas, arbustos, copas de árvore e por aí vai.

Resultado de imagem para jurassic park o mundo perdido novo

Bom, mas você não veio até aqui para ler sobre os dinossauros, quer dizer, não da maneira que estou dizendo, então vamos começar com a nossa lista dos 10 dinossauros mais perigosos do planeta.

Nosso décimo dinossauro é: Estemmenosuchus

Agora sei por que alguns nomes são tão difíceis de decorar… Vamos começar com um não tão grande, ok? O Estemmenosuchus tinha cerca de três metros, para você ter uma ideia melhor do tamanho, é quase de um rinoceronte.

Além dos seus três metros de cumprimento, o Estemmenosuchus contava com uma estrutura óssea resistente e para se defender utilizava seus chifres que eram bem largos. Os dentes eram grandes e compridos e tinha um comportamento que fazia qualquer intruso pensar duas vezes em ficar por perto.

Resultado de imagem para Estemmenosuchus

Nosso nono dinossauro é: Epicyon

Sabe o grande tigre-dentes-de-sabre? Pois é, são parentes, mas o Epicyon veio bem antes. Os restos mortais dessa fera foi encontrado na América do Norte que, leva a crer que era por ali que perambulava quando vivo.

Quando estava atacando sua presa, essa máquina destruidora, quando em pé, media cerca de dois metros. Era dotado de longos e afiados dentes que podiam despedaçar sua presa facilmente, isso sem mencionar suas poderosas garras.

Resultado de imagem para Epicyon dinosaur

Nosso oitavo dinossauro é: Utahraptor

Provavelmente estamos falando de um raptor encontrado na cidade de Utah, nos Estados Unidos. Brincadeira. Brincadeira. Mas vai saber né… Bom, esse Utahraptor contava com seis metros de comprimento e três de altura e podia alcançar a massa corpórea de 1 tonelada. É mole?

Apesar de seu tamanho, não eram animais dotados de força bruta como um Tiranossauro Rex. Mas o que tornava o raptor digno de respeito eram suas garras com cerca de 30 centímetros, sua velocidade e também, sua inteligência.

Os cientistas conseguem tudo em seus estudos e, quando estudaram o Utahraptor, encontraram evidências cognitivas em seu cérebro.

Resultado de imagem para Utahraptor image

Nosso sétimo dinossauro é: Acrophyseter

Em um mundo regido por criaturas gigantescas, nada mais conveniente que ter versões monstruosas subaquáticas. E no sétimo lugar de nossa lista está o Acrophyseter que, fazia parte dos animais que dominavam o mar nesse período.

Apesar de devorar tubarões, entre outros seres aquáticos, o Acrophyseter não contava com um tamanho monstruoso, pelo contrário, era um pouco menor que uma baleia, para você ter uma ideia melhor do tamanho do bicho, tinha cerca de quatro metros.

Resultado de imagem para Acrophyseter image

Nosso sexto dinossauro é: Megalodon

Eis aqui um tubarão que com certeza o Acrophyseter preferia não cruzar pelo caminho. Já falei a respeito do megalodon por aqui, mas é sempre um prazer falar de uma fera tão letal quanto esse senhor terrível dos mares.

Devido ao seu tamanho descomunal, peso, força de sua dentada fenomenal e o período que dominou os mares, esse extraordinário tubarão é considerado um animal pré-histórico. E como já falamos dele por aqui, vamos continuar nossa lista.

Nosso quinto dinossauro é: Madtsoia

Já parou para pensar que, durante a pré-história, todos os animais tinham versões terríveis e monstruosas? Já falamos sobre a Titanoboa por aqui, mas essa outra conseguia ser mais monstruosa ainda, com seus 20 metros de cumprimento, a Madtsoia, habitou o Brasil, Argentina, Espanha, Índia e Madagascar.

Nosso quarto dinossauro é: Giganotosaurus

Com seus cinco metros de altura, o Giganotosaurus é considerado o maior carnívoro que pisou em nosso planeta. Apesar de toda sua ferocidade e tamanho, estudiosos acreditavam que caçavam em bando. Só em bando mesmo para derrubarem um Argentinossauro de 45 metros de cumprimento, 21 de altura e pesando apenas 85 toneladas.

Resultado de imagem para Giganotosaurus

Nosso terceiro dinossauro é: Gorgonopsid

Os Gorgonopsid eram um pouco maior que um rinoceronte e, perto de alguns dinossauros, podemos dizer que eram pequenos. Mas, o que lhe faltava em tamanho, lhe sobrava de ferocidade. Os Gorgonopsid eram extremamente violentos.

Resultado de imagem para Gorgonopsid

Nosso segundo dinossauro é: Purussaurus

Lembra que falei a respeito de couraça? Chegou a hora de apresentar um dinossauro provido por uma camada extremamente espessa de um material extremamente resistente. Esse crocodilo costumava habitar as águas do Rio Amazonas e devorava de tudo com seus 15 metros de cumprimento.

Resultado de imagem para Purussaurus

Nosso primeiro dinossauro é: Tyrannosaurus Rex

E em primeiro lugar, não poderíamos deixar de fora a terrível máquina de matar e estraçalhar: o Tyrannosaurus Rex. Um dos mais conhecidos e amados dinossauros, uma prova disso é o fato dele se tornar o mocinho no Jurassic Park: O Mundo Perdido. Se não fosse pelo Rex…

Bom, ele não ganhou um Oscar pela atuação, mas, seguimos em frente. Essa fera contavam com cinco metros de altura e treze metros de cumprimento. Além disso, contava com uma força descomunal e era extremamente habilidoso quando o assunto era caçar.

Resultado de imagem para Tyrannosaurus Rex

Bom, é isso aí galera. Espero que tenham gostado dessa lista com os 10 dinossauros mais perigosos do planeta. Não se esqueçam de compartilhar com a galera que se amarra nessas feras extintas e nos vemos na próxima. Até lá.