Hora de falar de coisa séria: filmes de guerra. O gênero que é um dos mais procurados e sempre que produzidos trazem verdadeiras obras primas carregadas de emoção e tramas geralmente baseados em fatos reais.
Um dos temas mais romantizados da história, a segunda guerra mundial, por exemplo, serviu e é inspiração para muitos diretores. Quando bem produzidos os longas simplesmente arrastam todas premiações. Não tem pra ninguém.
Um bom filme de guerra passa, além da violência, mensagens que cabe ao telespectador absorver e entender. Para isso, muito além de cenas com sangue e tiroteio gratuito, o Mundo Inverso resolveu separar grandes filmes que fizeram sucesso nas telonas e são ótimos para serem assistidos em qualquer ocasião. Aprecie uma bela produção e pode me agradecer depois. Valeu!
10 – Beasts of no Nation – 2015
Guerras civis na África sempre foram pratos cheios para diretores que se aventuravam. Alguns filmes marcaram como Diamante de Sangue (2006), Hotel Ruanda (2004) e O Jardineiro Fiel (2005).
Os guerrilheiros pegam e usam crianças na guerra, formando pequenos soldados desde pequenos.
Em ‘Beasts of no Nation‘, Idris Elba é o comandante do exército da resistência, sendo responsável por capturar e fazer lavagem cerebral nas crianças. Elas crescem sem sentimento, com um único intuito: matar.
O longa-metragem da Netflix rendeu algumas indicações e prêmios:
Prêmio Screen Actors Guild
- Prêmio de melhor ator para Idris Elba;
- Indicação de melhor elenco em filme de cinema.
72º Festival de Veneza
- Prêmio Marcello Mastroianni para o jovem Abraham Attah;
- Indicado ao Leão de Ouro;
- Indicado ao Green Drop.
9 – Guerra ao Terror – 2010
Em 2003 começava a ocupação do Iraque pelos Estados Unidos, em busca do seu ditador Saddam Husseim, para combate ao terror após os ataques do 11 de setembro de 2001.
A guerra antiterroristo durou até 2011, quando presidente Barack Obama anunciou a retirada das tropa do território iraquiano. Neste tempo todo, inúmeros soldados perderam suas vidas e finalmente o líder Saddam foi capturado.
O filme Guerra ao Terror ou The Hurt Locker, em inglês, mostra a rotina de um esquadrão antibombas. Eles perdem um membro do grupo no começo filme, sendo substituído logo em seguida. Este novo membro é audacioso e não liga muito se vai morrer ou não, causando problemas internos.
O filme de 2010 foi vencedor de 6 Oscars:
- Melhor Filme;
- Melhor diretor para Kathryn Bigelow;
- Melhor edição;
- Melhor roteiro original;
- Melhor som;
- Melhor edição de som.
Foi indicado a outros 3 Oscars:
- Melhor ator para Jeremy Renner;
- Melhor fotografia;
- Melhor trilha sonora.
Ao Globo de Ouro foram 3 indicações:
- Melhor filme de drama;
- Melhor Diretor;
- Melhor roteiro.
8 – Nascido para Matar – 1987
Toca ‘Fortunate Son‘ que chegou a hora de falarmos da Guerra do Vietnã.
Uma das guerras que mais gerou conteúdo para os cinemas nos anos 70,80 foi a guerra do Vietnã. Esse filme não conta a história de real de alguém, mas ele funciona como um protesto para a criticada entrada na guerra pelos Estados Unidos.
No conflito milhares de norte-americanos perderam suas vidas por uma causa até hoje controversa e que resultou na única derrota dos americanos em guerras.
Enfim, no filme, o começo, mostra um sargento treinando seus soldados e como eles sofrem para poder entrar em combate “preparados”.
Após, se tornarem fuzileiros são enviados ao “inferno”, no meio do mato, com emboscadas e doenças.
Na guerra, os soldados se deparam com tudo que há de pior no humano, vivendo os maiores horrores das suas vidas.
Indicações:
- Oscar de melhor roteiro adaptado;
- Também foi indicado ao Globo de Ouro como melhor ator coadjuvante para R. Lee Ermey.
7 – O Pianista – 2002
Na segunda guerra mundial a Polônia foi o primeiro país invadido pelo nazismo de Hitler. No país foram criados inúmeros guetos para que os judeus fossem presos e vivessem cercados, sofrendo a maldição da guerra.
Em Varsóvia, onde o maior gueto foi construído, o pianista polonês Wladyslaw Szpilman vê sua família e amigos sendo capturados pelos alemães e levados ao gueto.
O filme conta basicamente essa história, o que é muito chocante e emocionante. Apesar de não apresentar grandes cenas de combate, é importantíssimo para a humanidade esse momento da história. Feitos para nunca nos esquecermos dos horrores do nazismo.
Dirigido por Roman Polanski e estrelado por Adrien Brody, o filme é uma autobiografia do pianista polonês que viveu os piores momentos da sua vida.
O filme foi vencedor de 3 Oscars:
- Melhor diretor;
- Melhor ator;
- Melhor roteiro adaptado.
Indicado a 4 Oscars:
- Melhor figurino;
- Melhor fotografia;
- Melhor edição;
- Melhor filme.
Indicado a 2 Globos de Ouro:
- Melhor filme dramático;
- Melhor ator dramático.
6 – O Patriota – 2000
A guerra pela independência americana também foi marcada de grandes conflitos.
‘O Patriota’ conta a história de Benjamin Martin, um veterano de guerra promete nunca mais pisar num campo de batalha.
Mas exército britânico invade sua fazenda e mata um dos seus filhos fazendo com que Benjamin mude de opinião, entrando na guerra.
A partir daí a guerra se torna, além de vingança, um dever com o país.
Esse filme rendeu 3 indicações ao Oscar:
- Melhor som;
- Melhor trilha sonora;
- Melhor fotografia.
Mel Gibson foi indicado ao MTV Movie Awards como Melhor Interpretação Masculina. Além disso, neste ano Mel Gibson recebeu a bagatela de 25 milhões de dólares pelo filme.
5 – Platoon – 1987
Mais um dos grandes filmes sobre a guerra do Vietnã. Platoon e Nascido para Matar são considerados os grandes filmes sobre a guerra.
Platoon é considerado por muitos como o melhor filme de guerra já feito e os filmes de guerra que saíram depois foram baseados em muitos aspectos em cima do longa.
Platoon conta as experiências pessoas de Olver Stone, os horrores e atrocidades de uma das guerras que mais judiou do povo nativo, digo os civis.
No filme, é contada a história de Chris um jovem recruta no meio da guerra. Com uma mente idealista, aos poucos ele vai se perdendo em meio a tanta maldade.
Vencedor de 4 Oscars:
- Melhor filme;
- Melhor diretor;
- Melhor som;
- Melhor montagem.
E outras 3 indicações:
- Melhor ator coadjuvante;
- Melhor roteiro original;
- Melhor fotografia.
Vencedor de 3 Globos de Ouro:
- Melhor filme;
- Melhor direção;
- Melhor ator coadjuvante.
Indicado a outro Globo:
- Melhor roteiro.
4 – A Ponte do Rio Kwai – 1957
Quem era capturado e se tornava prisioneiro na segunda guerra mundial deveria trabalhar ou era morto. Simples assim!
O filme conta a história de 3 prisioneiros de guerra britânicos, capturados pelo exército imperial japonês. Eles estão na Tailândia e devem contribuir para a construção de uma ponte sobre o rio Kwai, onde passaria os transportes ferroviários do exército.
A ponte levou 2 meses para ser construída pelos prisioneiros. Mas, após conseguirem fugir, o Major Shears volta com suas tropas e destrói a ponte.
O filme foi vencedor de 7 Oscars:
- Melhor filme;
- Melhor diretor – David Lean;
- Melhor ator – Alec Guinness;
- Melhor fotografia;
- Melhor edição;
- Melhor roteiro adaptado;
- Melhor trilha sonora.
E indicado a 1:
- Melhor ator coadjuvante.
3 – Cartas de Iwo Jima – 2006
A famosa foto dos fuzileiros americanos erguendo uma bandeira do país no alto de um morro aconteceu após na Batalha de Iwo Jima.
Na verdade, os soldados norte-americanos, após intensas batalhas na ilha que era de suma importância para ambos os lados, mas principalmente para o Japão, conquistaram o Monte Suribachi.
Com a conquista um dos pontos estratégicos da ilha, os americanos ergueram sua bandeira no alto.
A ilha de areias negras foi protagonista de uma das batalhas mais sangrentas da segunda guerra. O ataque à ilha foi planejado durante muito tempo pelos aliados, contudo o exército imperial do japão já havia se preparado. Eles construíram bankers e túneis que se espalhavam por toda a ilha do Pacífico. Mas não foi suficiente para conter os avanços das tropas aliadas.
Apesar de especialistas dizerem que a batalha deveria durar no máximo uma semana, ela se arrastou por 35 dias, culminando na rendição das tropas japonesas. Contudo, alguns que se recusaram se entregar, cometiam suicídio, já que a derrota era considerada vergonhosa por eles.
Cartas de Iwo Jima conta a história do ponto de vista japonês. A chegada de um novo comandante na ilha, o tenente-general Tadamichi Kuribayashi causa estranheza entre alguns soldados.
No começo do filme, exploradores estão na ilha, nos dias atuais, e quando cavam encontram cartas . Nelas as mais tristes e incríveis histórias são contadas, e a partir daí o filme se desenrola.
O longa é dirigido nada mais nada menos que por Clint Eastwood. Então só por isso já vale a pena assisti-lo.
Indicações e Prêmios:
- O filme foi vencedor do Oscar de melhor edição de som;
- Venceu o Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro e indicado como melhor diretor;
Quem estiver afim de saber mais sobre a história de Iwo Jima, assista A Conquista da Honra, que conta a versão americana da história.
2 – Pearl Harbor – 2001
Segunda guerra mundial, os Estados Unidos ainda não estavam na guerra e a maior frota americana estava ancorada no Havaí, na ilha de Oahu.
Quando no dia 7 de dezembro de 1941 a marinha imperial japonesa resolve fazer um ataque surpresa, reduzindo a cinzas quase tudo que os norte-americanos possuíam na região. Apenas três porta-aviões não foram danificados no ataque, estes que não estavam com a frota no Pacífico.
O ataque japonês destruiu 21 navios, 347 aviões e matou mais de 2.400 pessoas deixando outras 1.170 feridas.
Após o ataque, o presidente Franklin Roosevelt faz seu famoso pronunciamento, declara guerra ao Japão e a seus aliados, marcando a entrada dos Estado Unidos na guerra. O resto é história e vocês sabem como os EUA se vingaram dos japoneses.
Este fato serviu de inspiração para o diretor Michael Bay (Transformers) produzir o longa “Pearl Harbor” de 2001.
A trama gira em torno de dois pilotos (Rafe McCawley e Danny Walker) que são amigos de infância e vivem os momentos de tensão ditos acima na marinha e aeronáutica americana.
No filme é contado detalhadamente os passos do Japão para atacar a frota.
O filme foi indicado a diversos prêmios:
- 3 indicações ao MTV Movie Awards: Melhores atores Josh Hartnett e Kate Beckinsale;
- 2 indicações ao Globo de Ouro: Melhor trilha sonora e Melhor canção original;
- 4 indicações ao Oscar: Melhor edição de som, Melhores efeitos especiais, Melhor mixagem de som e Melhor canção Original;
- Das indicações ao Oscar, o filmes levou o prêmio como Melhor edição de som.
1 – Falcão Negro em Perigo – 2002
Em 1993 os Estados Unidos resolveu intervir na guerra civil da Somália. O país enviou inúmeras tropas com o intuito de capturar o então líder do movimento rebelde Mohammed Farah Aidid. A missão de captura que devia ter no máximo 30 minutos acabou sendo afetada pela queda de dois helicópteros UH-60 Black Hawk, durando 15 horas, mudando totalmente o curso da missão.
A Batalha de Mogadíscio terminou com 19 soldados norte-americanos mortos e mais de 1.000 somalianos perderam suas vidas.
Essa história rendeu o filme “Black Hawk Down” em inglês, que foi produzido pelo diretor Ridley Scott em 2002. O filme ganhou o Oscar de melhor edição e Oscar na categoria de mixagem de som.
Para quem gosta de muita ação e tiroteio, esse é o filme perfeito. Frenético do começo ao fim, com uma trilha sonora de arrepiar.
Essa é nossa lista com filmes de guerra que você não pode deixar de assistir. Faltou algum aqui?