10 mistérios inexplicáveis que estão no fundo do oceano

Sabe quando você quer viajar para fora de seu país natal e chega alguém e lhe diz: pra que conhecer o estrangeiro sendo que nem saiu de seu estado? Conheça sua casa primeiro e depois parta para outros lugares. Você provavelmente já deve ter ouvido isso em algum momento de sua vida.

Mas, antes que pense que estou aqui para falar de viagens, saiba que não estou. Na verdade, caso não saiba, conhecemos mais o espaço do que o nosso próprio planeta, sabia disso? E por essa razão que comecei o texto com essa pegada. Inventamos naves e robôs para desfilar por planetas anos luz de distância e os nossos oceanos, aqui pertinho, continuam com seus mistérios inexplicáveis.

No artigo de hoje trarei 10 mistérios inexplicáveis que estão no fundo do oceano. Bom, acredito que todos saibam que nosso planeta Terra em sua formação, conta com 70% de água, ou seja, temos apenas 30% de terra… Já parou para pensar nessa diferença? E, se a parte de terra está com sérios problemas de lotação, imagine os outros 70%?

Desses 70% de água, conhecemos uma boa parte, entretanto, alguns cientistas dizem que conhecemos mais o espaço do que as profundezas de nosso oceano e, como já viram por aqui, existem criaturas estranhas, mistérios inexplicáveis sob o denso lençol de água que torna nosso mundo esse lar maravilhoso que vivemos e que, muitas vezes, passa despercebido.

Enfim, você não está aqui para ver minhas divagações e reflexões sobre existência em nosso planeta, não é mesmo? E por isso, vamos logo de uma vez para os 10 mistérios inexplicáveis que estão no fundo do oceano, claro, alguns estão lá, adormecidos, descansando em leitos profundos, outros, bem vivos e prontos para nos mostrar que existe muito mais coisas entre a atmosfera e o fundo do oceano que possa imaginar nossa vã filosofia.

1 – Mistérios inexplicáveis – Locomotivas aquáticas

Não é novidade para ninguém que os trens foram inventados para ajudar no transporte de cargas de cidade para cidades ou, dependendo do lugar, de país para país. Mas, até aí, qual a novidade disso? Bom, os trens costumam andar sob a terra, em seus trilhos, mas, nos Estados Unidos, uma descoberta inesperada chamou atenção dos curiosos de plantão.

Na costa de Nova Jersey, a cerca de 30 metros de profundidade foi encontrado duas locomotivas submersas aparentemente fabricadas no século 19. Até aí, se formos pensar na quantidade de restos de máquinas que existem no oceano, ter um trem não é algo surpreendente, no entanto, a pergunta é: como eles foram parar ali? Isso é algo que ninguém sabe e ninguém viu.

2 – Mistérios inexplicáveis – A cidade de Shi Cheng, China

Segundo alguns livros e especulações, acredita-se que a cidade de Atlântida foi engolida pelo oceano depois de um enorme cataclisma. Muitos estudiosos e curiosos gastaram fortunas tentando descobrir o local exato deste acontecimento para encontrar indícios da verdade por trás dessa história que se tornou mito.

Mas, para você que acha isso algo impossível, saiba que, uma cidade ser engolida pelo mar não é algo tão impossível assim. Na China, temos um caso bem parecido e, hoje em dia, essa cidade submersa está se transformando em patrimônio público do país.

No ano de 1959, a obra da barragem de uma usina hidrelétrica, na China acabou inundando cerca de 27 aldeias no interior do país e uma cidade conhecido e considerada histórica, Shi Cheng. Claro que o fato acabou caindo no esquecimento devido à tragédia que caiu sobre o aquelas terras, algo como aconteceu com a barragem na cidade de Mariana no Brasil.

Mas, desde o ano 2000, novas expedições tem sido organizadas para visitar a cidade submersa a 30 metros abaixo da superfície e, tais feitos tem sido com o intuito de mapear e resgatar o patrimônio histórico do lugar que teve como visitantes, durante muito tempo, apenas os peixes da região.

3 – Mistérios inexplicáveis – Heracleion, a cidade do fundo do mar Mediterrâneo

Mais uma, falaremos a respeito de uma cidade que foi tragada para dentro de um mar, mas, desta vez, com provas irrefutáveis dos fatos ocorridos. Essa cidade era conhecida como Heracleion e se encontrava em um ponto estratégico para o comércio marítimo daquela época, estamos falando de algo lá pelo século 8 A.C., Ok?

Além de ser uma cidade que se destacava por causa da rota comercial, Heracleion também contava com uma importância religiosa, afinal de contas, nos restos adormecidos há 30 metros da superfícies, estudiosos e egiptólogos encontraram templos eregidos para Khonsu e Amon que faziam parte do panteão de deuses do antigo Egito.

Mas, depois de inúmeras catástrofes e desgraças, a cidade acabou sendo tragada para dentro do Mar Mediterrâneo e por muitos anos, se tornou alvo de especulações e estudos de sua possível localização. Isso até o ano de 2000 onde uma equipe de arqueólogos, após um levantamento minucioso, conseguiram encontrar pistas para a imensa cidade que estava oculta sob um imenso tapete de areia.

4 – Mistérios inexplicáveis – As estruturas de Yonaguni no Japão

E mais uma vez falaremos a respeito de um conjunto arquitetônico submerso que tem queimado milhares de neurônios dos estudiosos de plantão. Localizado no litoral do Japão, com cerca de cinco mil anos, foi encontrado uma estranha construção que, não se sabe exatamente o por que de estar ali, mas, segundo os cientistas, acredita-se que aquela é apenas a ponto do iceberg e que a formação chegou até ali devido a um grande terremoto.

5 – Mistérios inexplicáveis – Stonehenge nos Estados Unidos

Primeiramente, quero pedir licença, sei que se trata de 10 mistérios inexplicáveis que estão no fundo do oceano, mas não posso deixar de fora esse. Então, relaxem e espero que curtam. Bom, você provavelmente já ouviu falar sobre o Stonehenge, se está aqui é por que é curioso e todo curioso sabe a respeito dessa formação rochosa.

Enfim, o que poucos sabiam era que os Estados Unidos também tem seu Stonehenge, no entanto, com apenas um pequeno detalhe: está submerso. O mundo é repleto de curiosidades nesse âmbito, por exemplo: como foram construídas as pirâmides? Como foi montado o Stonehenge? Quem esculpiu aquelas caronas na ilha de Páscoa? Por que o mundo é rendondo…

Brincadeira essa última… São vários questionamentos a respeito de como esses grandes mistérios da humanidade foram eregidos. Será que foram arrastando os blocos das pirâmides? Será que as pedras foram erguidas com o poder da mente de alguém? Será que foi uma raça alienígena que esculpiu as caras da ilha de Páscoa? Agora, criar um Stonehenge debaixo d’água… Tudo bem, pedras afundam, mas e o fôlego para descer até lá e arrumá-las?

6 – Mistérios inexplicáveis – Mar Báltico – a anomalia

Mais uma vez peço licença para falar de algo descoberto em um mar que aconteceu em 2011 e deixou a vida dos pesquisadores em alvoroço. Peter Lindberg e sua equipe acabaram descobrindo uma estranha formação no mar báltico, e, devido ao desenho do objeto, o explorador deteve como uma prova da existência de alienígenas, já que nada no planeta se assemelhava ao seu desenho.

Claro que, sempre tem alguns estudiosos que acabam encontrando explicação para tudo e, uma galera da Universidade de Estocolmo tomaram o estranho objeto como um depósito glacial. Tudo bem que não sei exatamente como é um depósito glacial mas, seu descobridor não aceitou a explicação e ainda afirmou que, quando se aproximou da formação, o equipamento de sua equipe começou a perder energia.

7 – Mistérios inexplicáveis – Estrada Bimini

Nas proximidades da Ilha de Bimini nas Bahamas, foi encontrado uma estranha formação de pedras que lembra um caminho nas profundezas do oceano. Essa estranha formação acabou se transformando em uma atração para os turistas que se amarram em um mergulho. No entanto, para alguns especuladores de plantão, esse monumento submerso encontrado em 1930 pode ser um indício da existência de Atlântida.

8 – Mistérios inexplicáveis – O Curioso caso de Benjamin Button

Você já ouviu falar do curioso caso de Benjamin Botton? Para quem não sabe, Benjamin nasceu com uma estranha anomalia genética (se é que posso dizer algo assim) que o fazia rejuvenescer a medida que passavam os anos, ou seja, Benjamin nasceu velho e foi ficando jovem com o passar do tempo.

E por que estou escrevendo sobre isso? Por que existe uma criatura real que vive no Mar Mediterrâneo que tem essa capacidade de rejuvenescer a medida de sua necessidade. A Turritopsis, uma medusa descoberta em 1883. Ela conta com um ciclo de vida natural, no entanto, mediante algum ferimento ou coisa do gênero, ela tem a capacidade de reverter seu processo de envelhecimento. E como elas fazem isso? Até hoje isso é um mistério. Agora, será que F. Scott Fitzgerald, o criador de Benjamin Button conhecia a respeito dessa criatura invejável?

9 – Mistérios inexplicáveis – Leptocephalus Giganteus

Com um nome desses, já da para imaginar o que vem por aí. Há muito e muito tempo atrás, antes do descobrimento das Américas, somente os Vikings costumavam enfrentar as vastidões azuis que circundavam terra firme, depois, os portugueses e espanhóis começaram a investir sua coragem na busca por novos territórios e, nessa época, muitos mitos a respeito de monstros marinhos surgiram para deixar a tripulação ainda mais alerta.

Claro que, com o decorrer do tempo, com o descobrimento, com as expedições e avanços da humanidade, esses monstros acabaram caindo no mundo onírico dos pesadelos mais terríveis, contudo, acredito que, nem sempre alguns mitos são mentira e aprova disso pode ter sido encontrada na costa da África do Sul, essa enguia (que foi encontrada apenas na versão larva, ou seja, ainda nenenzinho), tinha apenas seis metros de cumprimento… E, segundo os estudiosos podia chegar até 21 metros… Agora imagine você em pleno mar desconhecido se deparando com algo desse tamanho: você pensaria que é um monstro ou não?

10 – Mistérios inexplicáveis – Peixe Fantasma

E para encerrar a nossa lista de mistérios inexplicáveis, nada mais conveniente que fechar com um dos peixes mais estranhos e peculiares que habitam as profundezas ainda desconhecidas de nosso planeta. Ele é mais conhecido como peixe-fantasma, também, com um nome cientifico tão complexo, Macropinna Microstoma, nada melhor do que utilizar um apelido condizente.

Mas por que esse peixe das profundezas recebeu esse nome? Bom, provavelmente devido a sua constituição única e extremamente diferente. Para você ter uma ideia, olhando assim, ele parece um submarino devido a parte superior de sua cabeça ser transparente e, observe, sabe aqueles pontinhos pretos que parecem os olhos? Pois é, eles não são. Os olhos são essas duas bolas verdes dentro da cúpula que serve para ficar olhando para cima enquanto relaxa no fundo do oceano.

E é isso aí pessoal. Chegamos ao fim de mais uma matéria e espero que tenham gostado e que tenham chegado até aqui. Claro que algumas paradas sinistras ficaram fora desse nosso top dez, mas, não esquentem a cabeça, quem sabe em uma outra oportunidade não sigamos juntos para aprender um pouco mais sobre o que as profundezas do oceano ainda tem para nos revelar. Até a próxima, pe-pessoal!