10 músicas internacionais mais tocadas da história

Existem músicas internacionais que marcaram nossas vidas. Quem as escreve sempre se aprofunda no tema e entrega uma verdadeira obra de arte e quem interpreta da vida. 

Apesar de admirarmos nossa cultura, é impossível não ter ouvido qualquer uma dessas na lista abaixo. São canções que marcaram época e que ainda hoje são tocadas aonde quer que vá.

Afinal, uma boa música é como o vinho… com o tempo só fica melhor. Apreciem!

10 – Let It Be – The Beatles

Composta por Paul McCartney, e interpretada pela icônica banda de rock dos Beatles, a canção faz parte do álbum “Let it Be” e teve participação de um filme do mesmo nome.
A música descreve um momento da carreira de Paul nos Beatles, no qual a banda vivia uma crise e parecia que somente ele se importava com o futuro.

Embora pareça um tema religioso, a música trata dessa fase do músico que disse ter sonhado com a mãe, falecida 10 anos antes. Que no sonho ela dizia “Let it be”, ou “deixe rolar” em bom português.

Percebe-se que a música começa falando da “Mãe Mary”, tentando acalma-lo. Essa seria a mãe de Paul, Mary McCartney.

Contudo, essa figura maternal surge como uma manifestação da Virgem Maria, simbolizando todas as mães do mundo, que sempre aparecem quando seu filho mais precisa.

9 – Redemption Song – Bob Marley

Escrita pelo grande Bob Marley, a faixa faz parte do álbum Uprising da banda jamaicana Bob Marley & The Wailers em 1979.
Nessa época Bob já havia sido diagnosticado com cancro, que mais tarde o mataria.
A música é considerada o canto do cisne do cantor, o que seria sua despedida, já que Bob era conhecido pelos reggaes agitados e letras felizes.

A canção original é gravada apenas com voz e violão de Bob, contudo com o passar do tempo a banda acrescentou instrumentos.

8 – One – U2

Faz parte do álbum Achtung Baby, e também foi lançada como single em 2 de fevereiro de 1992.
Durante a gravação do álbum Achtung Baby, a banda teve diversos conflitos internos, chegando a se separar. The Edge, o guitarrista, criou alguns acordes para uma música e apresentou, inspirando o grupo a se reunir novamente e gravá-la. Bono Vox escreveu e assim nasceu a famigerada “One“.

A música relata as lutas dos artistas para manter as relações para uns com os outros, mas há varias outras interpretações para ela.

7 – Imagine – John Lennon

A música virou o hino da paz mundial foi escrita pelo cantor inglês em 1971. Ela faz parte do álbum Imagine.

A inspiração para essa canção foram os poemas que Yoko Ono escrevera por volta de 1964. A música fala de uma vida desapegada de bens materiais, em um mundo sem violência, num mundo sem fronteiras reinado pela paz. Uma utopia que vivemos ainda hoje.

6 – Hey Jude – The Beatles

Composta em 1968, por Paul McCartney, porém creditada a dupla Lennon/McCartney a música fala sobre uma criança.

Mais especificamente sobre o sobrinho de consideração de McCartney, Julian, que era filho de John Lennon com Cynthia.

Lennon e Cynthia se separaram, o que deixou a criança em um profundo sofrimento, vendo isso Paul resolveu escrever uma música sobre. Originalmente a canção dizia “Hey Jules”, que era o apelido da criança, mas depois foi alterado para “Hey Jude” porque soava melhor musicalmente.

5 – What a Wonderful World – Louis Armstrong

Lançada em 1967 na voz inconfundível do americano Louis Armstrong, contudo a canção foi escrita originalmente por Bob Thiele e George David Weiss.

A intenção da música era dar uma esfriada nos ânimos já que os Estados Unidos vivia uma época turbulenta. Em meio a problemas raciais e politico que assolavam o país, a canção caiu como uma luva naquele momento difícil.

Ela está no top paradas das melhores melhores músicas internacionais de todos os tempos, por abordar temas tão polêmicos de uma forma simples, mostrando coisas do cotidiano.

4 – Hotel California – Eagles

A Canção que liderou no ano de 1977 a Billboard, pertence a banda Eagles e foi lançada em 1976. Composta por Don Felder, Don Henley e Glenn Frey e cantada na voz do baterista Don Henley.

Há várias teorias envolta a musica, uma delas é que a letra se trata de um pacto com o diabo. Porém em um programa de TV em 2007, Henley desmentiu tudo isso. Ele disse que a canção é só sobre “o excesso na America, o lado sombrio Americano“.

3 – Tangled Up in Blue – Bob Dylan

Essa canção do astro apareceu em seu álbum Blood on the Tracks em 1975. Está entre as grandes canções da história desde seu lançamento sendo ouvida até hoje.

O jornal Telegraph do Reino Unido não poupa elogios quanto à música: “A letra mais deslumbrante já escrita, uma narrativa abstrata de relacionamentos contada em uma mistura inconsciente de primeira e terceira pessoa, rolando no passado, presente e futuro juntos, derramando em cadências trêmulas e rimas internas audaciosas, maduras com imagens e observações nitidamente viradas e preenchidas com um desejo dolorosamente desesperado”.

Profundo, não?

Não é para menos, Dylan sempre procurou sentido para suas letras e foi muito estudado, levando suas canções a patamares jamais vistos.

Essa não poderia ser diferente, nela fica claro a fixação do cantor pelo espaço e tempo, tentando fazer algo multidimensional.
De fato ele conseguiu, a canção é uma das melhores músicas internacionais da história.

2 – Wish You Were Here – Pink Floyd

Lançado em setembro de 1975, a faixa que tem o mesmo nome do álbum, é um dos maiores sucessos da banda inglesa.

A música não tem uma explicação específica, além da óbvia “Gostaria que você estivesse aqui”.
Ela alcançou o primeiro lugar nas mais ouvidas durante muito tempo e é considerada pela Rolling Stones como uma das grandes musicas internacionais de todos os tempos.

Vendendo mais de 6 milhões de cópias só nos Estados Unidos, esse é o álbum preferido da banda.

1 – Beat It – Michael Jackson

Beat It pode não (ou pode) ser a música mais famosa do Michael, mas por trás da canção há um motivo histórico.
Ela marca geração pois à época existiam barreiras entre a música negra e a branca, o que Michael finalmente conseguiu quebrar com a música.

Nascia em 1983 essa que se tornou um hino pois combatia as gangues o que era muito comum. Eddie Van Halen entrou em ação, com sua obra prima na música… o solo é considerado o melhor de todos os tempos.


A música é sucesso até os dias atuais e na época ficou em primeiro lugar nas paradas em inúmeros países.

Faltou alguma música aí? Conte pra nós!