Pessoas que ergueram suas empresas do zero passaram por dificuldades e estão onde estão hoje. Todas elas passaram por momentos difíceis e em certas etapas da vida parece que nada vai dar certo.
Mas o que elas têm em comum é a perseverança e acreditar no sonho. Com certeza durante o processo eles tiveram que engolir ofensas e palavras desanimadoras. Mas persistir e acreditar em você é o que faz a diferença.
Steve Jobs deixou a faculdade e foi demitido da própria Apple depois de vender parte da empresa. Mas pensa que isso foi suficiente para desanimar ele? Não, simplesmente ele aceitou como um desafio e não abaixou a cabeça.
Tome estas pessoas da lista como exemplo e batalhe para ter o que sempre sonhou.
10 – Henry Ford
Uma das pessoas mais importantes tinha uma visão diferente à sua época. Aos 16 anos ele foi para a cidade grande, procurar emprego.
Em Detroit, Henry passou anos trabalhando até que foi contratado pela empresa de Thomas Edison, a Edison Illumination Company. Na empresa ele subiu rapidamente na hierarquia, tornando-se engenheiro-chefe. Com a posição, ele poderia ficar tranquilo, mas isso não era o suficiente, ele queria mais.
Henry via as carruagens e teve a ideia de bolar uma que se movesse sem a ajudar de cavalos. Ford trabalhava dia e noite, em casa ou no galpão da companhia.
Quando em 1896 ele constrói um protótipo chamado “Ford Quadrycicle”, atraindo muitos investidores. Com isto ele montou a empresa Ford Motor Company.
Hoje, a marca que conhecemos como só como Ford, foi fruto de muito esforço e dedicação de Henry Ford. Se não fosse por ele ainda estaríamos sendo puxados pelos pobres cavalos.
9 – Sérgio Amoroso
Aos 11 anos ele já trabalhava em um almoxarifado de fábrica de calçados, em Birigui/SP.
Mais tarde, Sérgio se mudou para São Paulo, procurando oportunidades. Na capital paulista, ele fez amizades e dividiu o apartamento com eles. Durante 8 meses essa foi a vida dele, até que o dinheiro acabou.
Antes de achar emprego em uma fábrica, Amoroso passou muita dificuldade, chegando a passar fome. No novo emprego, ele cresceu e amadureceu, porém a empresa faliu.
Já em 1981, ele e alguns sócios montaram uma fábrica, num galpão alugado na Zona Leste de São Paulo. Com isso, iniciava-se o Grupo Orsa, um dos maiores produtores de papel do Brasil. Em 2009 a empresa faturou nada mais nada menos que 380 milhões de dólares.
8 – Howard Schultz
Quando era jovem, Howard morava no Brooklyn, em Nova York. Nesta época, sua família já passava aperto, até que seu pai quebrou o tornozelo trabalhando, piorando ainda mais a situação. Schultz, motivado, vendo o pai naquela situação decidiu se empenhar nos esportes para poder entrar numa faculdade.
Ele conseguiu! Uma bolsa para Northern Michigan University, foi o primeiro passo. Lá ele conseguiu um emprego trabalhando para a Xerox e depois na Hammarplast, em Seatle.
Ele, então, foi conhecer uma cafeteria que era fiel aos produtos da empresa em que trabalhava; a Starbucks. Neste encontro eles se deram tão bem que Howard acabou virando diretor de marketing da cafeteria.
Tempos depois, o empreendedor foi à Milão e lá viu como o café fazia parte da rotina dos italianos e como os atendentes era simpáticos com os clientes.
Ele voltou aos EUA e apresentou a ideia ao dono do Starbucks, mas ele não gostou muito, o que fez com que Howard saísse do negócio.
Ele abriu sua própria cafeteria e teve sucesso, enquanto que o Starbuks estava falido e acabou sendo vendido. Mas adivinha quem comprou? Isso mesmo, Howard Schutz!
Comprou todas as unidades, juntou com o seu negócio e fundou uma nova cafeteria sob o nome de Starbucks.
7 – Samuel Klein
O judeu nascido na Polônia em 1923 sofreu muito com a família nos campos de concentração nazista da segunda guerra mundial. Passada a guerra, ele foi morar na Alemanha em 1946 até 1951, quando em 52 ele decidiu vir para o Brasil.
Em São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, começou a trabalhar como comerciante. Vendia roupas de banho, mesa e cama batendo de porta em porta.
Depois de 5 anos vendendo na rua, ele conseguiu um capital para abrir uma lojinha que chamou de “Casa Bahia”, em homenagem a maioria dos seus clientes que eram maioria baianos. Hoje uma das maiores lojas do varejo brasileiro, as Casas Bahia, possuem mais de 560 lojas em todo o país.
6 – Ralph Lauren
Este só pelo nome você já deve imaginar quem seja.
Bem, Ralph nasceu em 1939 e era filho de um pintor. Ele foi criado no Bronx, em Nova York.
Como não possuía muito dinheiro, ele passou a vender gravatas no colégio. Depois de sofrer muito com seu sobrenome, Lifshit, ele resolveu colocar Lauren.
Tempos depois, ele percebeu como os homens era vaidosos e focou em criar sua própria linha de gravatas, em 1967. No ano seguinte ele abriu a primeira loja de moda masculina. Em 1972 lançou a clássica e camisa polo, usada até hoje. Hoje a empresa Halph Lauren é avaliada em mais de 4,5 bilhões de dólares.
5 – Flavio Augusto da Silva
Flávio tinha um sonho: seguir carreira militar. Mas em agosto de 1991 ele começou a namorar e precisava de dinheiro para a levar a garota para passear, curtir e namorar melhor. Foi quando ele pegou uma gravata do seu pai emprestada e saiu procurando emprego; conseguiu numa escola de inglês.
Depois de 4 anos, em 1995 o garoto de 23 anos percebeu que ali era o limite da empresa, e que não passaria daquilo. Foi quando no mesmo ano Flavio pediu demissão e criou a Wise Up.
Entre 2009 e 2012 a empresa cresceu mais de 50% e no ano de 2013 Flavio vendeu o controle da Wise Up por R$ 877 milhões.
4 – Antonio Saraiva
Depois de muito tentar, mas muito mesmo, Antonio entrou para a faculdade de Ciências Médicas. Seu pai, dono de uma padaria em São Paulo, foi assassinado 19 dias depois de comprar o negócio.
Com isto, Antonio teve de trancar a faculdade e seguir o negócio do pai, junto do seu irmão mais velho. Em 1998 Antonio da o emprego a um senhor de 70 anos, este ensina pratos árabes ao rapaz.
Nascia o Habib’s, que possui hoje mais de 22 mil funcionários e mais de 400 restaurantes em quase todo o Brasil. O faturamento da empresa passa dos 2 bilhões de reais por ano.
3 – Jan Koum
Nascido na Ucrânia, ele se mudou para a Califórnia devido os conflitos dos país. Seu pai faleceu pouco antes da viagem, assim ele e sua mãe conseguiram, pela assistência governamental, um pequeno apartamento.
Com sua mãe trabalhando como babá, ele conseguiu comprar seu primeiro computador aos 19 anos. Jan trabalhou 9 anos na Yahoo!, fazendo anúncios. Neste trabalho ele conheceu Brian Acton.
Depois de algum tempo juntando dinheiro ele sai da empresa. Em 2009 ele compra um iPhone e, frustado por não conseguir fazer ligações ou enviar mensagens, desenvolve um aplicativo de mensagens grátis.
Algum tempo depois o aplicativo se popularizou tanto que chamou a atenção do Facebook, que veio a comprá-la. Hoje o Whatsapp é um dos, se não o maior, aplicativo mobile.
2 – Soichiro Honda
Aos 16 anos ele era aprendiz numa oficina em Tóquio. Mais tarde ele abre sua própria oficina na sua cidade natal, Hamamatsu. Cansado de vender peças de terceiros e consertá-las, aos 30 anos ele decidiu começar a fabricar suas próprias peças.
Com um grande investimento ele começou fazendo anéis para pistões e almejava vender seu trabalho para a Toyota.
Quando finalmente estava pronto, ele apresentou os anéis para a Toyota, tendo a empresa dito que as peças não atendiam os padrões. Ele então voltou a escola até conseguir fazer anéis de qualidade. Neste tempo de escola, ele sofria bullying e era hostilizado pelos alunos e professores.
Ele então desenvolveu as peças e conseguiu vender para a Toyota, mas com a segunda guerra estourada, sua fábrica foi bombardeada 6 meses depois. Reergueram e novamente a fábrica foi atacada.
Os japoneses reconstruíram a fábrica, só que desta vez ela foi vítima de um terremoto que devastou tudo. Depois da guerra, ele passou a trabalhar com peças dos automóveis do exército. Como os trens estavam danificados, Honda criou uma bicicleta com motor. Fez sucesso e ele conseguiu vender um lote com 500 logo de cara.
Em 1948 ele fundou a Honda Motor Company, sendo hoje uma das maiores marcas do mundo.
1 – Steve Jobs
Nascia em São Francisco em 1955 uma das pessoas mais importantes e que revolucionaria o cenário tecnológico. Steve Jobs poupa comentários e sua história é bem conhecida, mas vamos relembrar este mito.
Jobs foi colocado na adoção e adotado por uma contadora e um modificador de veículos. Seu pai, Paul Jobs, ensinou o filho a montar e desmontar eletrônicos, algo que se tornou um hobby para Steve.
Steve odiava a escola, mas quando conheceu o colega Steve Wozniak, as coisas melhoraram. Então ele entrou para a faculdade, a Reed College em Portland, largando-a no primeiro semestre e conseguindo emprego na Atari, como designer de jogos.
Depois de fazerem uma viagem para a Índia, Steve Jobs e Steve Wozniak começaram um negócio na garagem de casa, fundando a Apple em 1976. As primeira vendas da dupla foram uma Kombi e uma calculadora.
Depois, passaram a desenvolver computadores e lançaram os modelos Apple II e Apple Macintosh. Tempos depois Wozniak sofre um acidente de avião e decide largar a Apple, vivendo outro estilo de vida.
Em 1985 Jobs é demitido da própria empresa, após firmar contrato com o presidente da Pepsi e o fracasso do Apple III. Ele trabalha duro e em 1986 Jobs compra a Pixar e em 1995 é lançado o filme “Toy Story: O mundo dos brinquedos”.
Em 2002 ele decide investir na música, lançando o iPod, ligado diretamente ao iTunes. Nos anos quem vieram depois, Steve lança o iBook, MacBook e o G4.
Iphone
Mas em 2007 Steve teve sua jogada de mestre quando, não satisfeito com tudo, decidiu colocar no mercado o Iphone. O produto fora lançado em 29 de junho de 2007, vendendo mais de 1,5 milhão de peças em cinco meses. Incorporado nele vinha o sistema operacional IOS e a AppleStore.
Em 2011 ele vende sua parte da empresa para Tim Cook. Semanas depois ele, que lutava contra o câncer, falecia aos 56 anos, em 5 de outubro.
Estas pessoas te motivam? De tudo isso tiramos várias lições mas a mais importante: nunca desista!