12 maiores gestações do mundo animal

O mundo animal é cheio de surpresas, mas dentre tantas, hoje vamos ver quem são os campeões em gestações mais longas. Baleias e elefantes estão na lista, mas o líder não nada do que você está imaginando. Um grande animal? Grandes osso? Nada disso, tenho certeza que ficará surpreso com o que temos para te mostrar.

É incrível, pois alguns animais já nascem andando, outros pesando quase uma tonelada e suas gestações passam de anos. O reino animal é simplesmente maravilhoso. Então acompanhe o Mundo Inverso e descubra quem são esses animais. Boa leitura!

12 – Gorila – 258 a 300 dias

Evoluímos dos primatas? Para alguns sim. O tempo de gestação deles pode servir como argumento para os evolucionistas.

Se prestarmos atenção, 258 dias forma 8.5 meses. Tempo semelhante ao dos seres humanos, que é de 9 meses. Atualmente muitos bebês estão nascendo prematuramente, de 8 ou 7 meses, ficando ainda mais próximos deles.

11 – Camelo – 360 a 420 dias

Quase um ano, esse é o tempo minimo de gestação de um camelo. O filhote de um camelo pode nascer pesando entre 35 e 40 quilos. Outros parentes próximos, como lhamas e dromedários têm gestações que giram em torno de 340 dias.

10 – Zebra – 361 a 390 dias

A zebra também, ela carrega o filhote quase um ano até que ele nasça. O filhote de zebra nasce com o peso parecido com o do camelo, embora o do camelo vá crescer bem mais que a zebra. Contudo, dependendo da espécie de zebra a gestação pode prolongar bem mais, até 440 dias, como a zebra de Grevy.

9 – Jumenta – 365 dias

Os jumentos têm uma gestação mais regrada, eles possuem o tempo de gestação certinho, em 1 ano. Mas pode variar, entre 11 e 14 meses e o filhote nasce único. Em raras ocasiões a mamãe jumenta dá a luz a gêmeos.

8 – Girafa – 420 a 460 dias

As nossas amigas pescoçudas podem ter uma gestação de até 15 meses. Os filhotes desses grandes animais podem nascem medindo até 1,9 metros, então não é para menos o tempo de gravidez. Elas vivem de 15 a 20 anos e dão a luz a um filhote por vez.

7 – Rinoceronte Negro – 450 dias

Pode variar, entre 14 a 16 meses a gestação desse animal. A fêmea desse animal torna-se adulta aos 4 anos de idade, podendo assim ter filhotes. Sua gestação é longa, como já visto, e é feita de forma isolada do bando, para poder ficar tranquila.

O rinoceronte negro é, da espécie, o animal com gestação mais longa. Um tempo atrás ele perdia apenas para o rinoceronte branco, porém ele foi extinto, morrendo o remanescente da espécie em março de 2018. A gestação do rinoceronte branco era de 18 meses (547 dias).

6 – Morsa – 456 dias

De 4 a 6 anos a morsa já começa a ovular e a sua gestação dura incríveis 15 meses. Os 4 primeiros meses do feto são passados se desenvolvendo fora do útero. Depois desse tempo que o feto se implanta no útero, isso serve para aumentar as chances de sobrevivência e melhorar a evolução do filhote.

5 – Orca – 517 dias

Já imaginou ter um filho de 120 a 160 kg, medindo quase 3 metros de comprimento? Pois é, a gestação para gerar uma cria dessas deve ser bem loga. E esse é o tempo que a orca leva, 17 meses. Afinal, um filhote desse tamanho leva muito tempo, não é?

4 – Cachalote – 590 dias

16 meses, é o tempo que leva pra uma mamãe cachalote dar a luz ao seu filhote. Os cachalotes são enormes baleias, elas podem pesar até 60 toneladas e medir quase 15 metros. Possuem dentes bem grandes e as fêmeas atingem a maturidade aos 9 anos. Sim, elas demoram um pouco mais que os outros animais para chegarem na idade fértil.

Estas baleias foram inspiração para o livro ‘Moby Dick‘ e possuem o maior cérebro de um animal.

3 – Elefante Asiático – 617 dias

O tamanho do animal já faz jus ao tempo que leva sua gestação: 19 meses. Um dos maiores do mundo animal, o elefante asiático, pode dar a luz a elefantinhos gêmeos.

2 – Elefante Africano – 645 dias

Aqui temos o primo do elefante asiático.

O elefante africano é considerado o maior animal terrestre do mundo, podendo o macho chegar a pesar 6 toneladas e medir até 4 metros de altura.

Então já da para imaginar que gerar a vida de um pequeno elefante africano não deve ser muito rápido. Sendo maior e mais pesado que seu primo, consequentemente sua gestação também seria mais demorada, levando 21 meses.

1 – Salamandra Alpina – 730 a 1.155 dias

Agora o líder do nosso ranking é um bicho que poucas pessoas vão acreditar. Não, não é um réptil, ave ou outro, mas sim um inseto.

A salamandra alpina, ao contrario dos outros parentes próximos, não coloca ovos e isso tem uma explicação, ou melhor, a natureza nos explica.

Essa salamandra é natural dos alpes suíços (origem do nome), como os alpes são muito altos e gelados, gerar a vida em ovos não seria nada bom, já que os filhotes nem nasceriam. A mãe natureza deu um jeito, ela colocou, então, os filhos da salamandra no seu próprio oviduto.

A altitude pode chegar a mais de mil metros e a gravidez passa de 2 anos. Quando a salamandra está na altitude de 650 a 1000 metros, essa gestação pode alcançar incríveis 38 meses, ou seja, 3 anos e 2 meses. Sensacional o mundo animal, não é mesmo?

O que achou desses incríveis animais?