15 coisas bizarras que você só vê no Japão

O Japão é um dos países mais evoluídos do mundo, talvez por isso os nossos amigos orientais inventem tantas coisas malucas por lá. E vou te falar, muitas dessas invenções doidas deles fazem sentido e realmente funcionam. Podemos dizer que essas maluquices deles são bizarras somente para nós, pois para eles é a coisa mais normal do mundo. Questão cultural mesmo. Como o Inemuri, que é a pratica de dormir em púbico e até no trabalho. Eles simplesmente dormem em qualquer lugar que encontram quando bate o soninho. Já imaginou isso aqui no Brasil? Não sei se iria funcionar.

Enfim, de qualquer modo devemos admirar eles, pois mesmo passando por tragédias naturais e guerras, conseguem se reerguer e se manter como potência. Por isso, o Mundo Inverso deu lugar para eles no artigo de hoje.

15 – Posto de gasolina

Você deve estar pensando: “mas isso não é bizarro, muito menos inusitado, postos de gasolina existem no mundo todo”. Sim, é verdade, mas os japoneses inovaram até no jeito de abastecer os carros.

Veja a imagem, repare bem nas bombas. Olhe que as mangueira descem do teto do posto. Esse é um jeito inteligente que os japoneses encontraram de fazer a mangueira alcançar qualquer lado do carro. Ela descendo fica acessível em qualquer lugar.

14 – Plástico Bolha Tecnológico

Como os japoneses são muito dedicados ao trabalho, sendo submetidos a intensas rotinas sem intervalos por muitas vezes, os pesquisadores pensaram em um jeito de ajudar a combater o estresse.

Esse simulador de plástico bolha é uma das invenções que ajuda a combater o estresse das rotinas deles. Muito interessante, caberia para os brasileiros também, não? Naqueles dias de transito caótico.

13 – Dormir no trabalho

É chamado de ‘Inemuri‘, um direito deles de literalmente dormir no trabalho ou em qualquer outro local. Inemuri é a pratica de dormir em qualquer lugar público a qualquer hora, se der sono é só dormir. Eles dizem que quando o sono bate você deve dormir porque está esgotado, mas depois voltará quando for solicitado.

12 – Banheiros

Ora, mas banheiros também existem em todos os lugares do mundo. Não, senhor, não com no Japão. Estamos falando de banheiros inteligentes.

Nesses lugares, os assentos farão o trabalho sujo (se é que você me entende), especialmente quando se trata de pessoas com alguma deficiência. Eles se ajustam e ainda podem esquentar ou esfriar, tocam musicas, jogam jatos d’água e por aí vai.

11 – Estacionamentos

A ilha do Japão sofre com problemas de espaço, sabendo disso eles tratam de fazer o máximo para economizar espaço. Por exemplo, Tóquio hoje é uma das maiores cidade do mundo, com mais de 40 milhões de habitantes na região metropolitana.

Por isso espaço por lá é escasso. Então imagine como carros cabem em estacionamentos. Simples, eles fazem estacionamentos compactos, do jeito que você viu em ‘Velozes e Furiosos: Desafio em Tóquio’.

10 – Lotação

Falando em população, como existem muitas pessoas na capital, Tóquio, é comum que os horários de pico os metrôs e transportes públicos lotem.

Por isso existe uma profissão específica para empurrar as pessoas para dentro dos metrôs, ônibus e afins. Por vezes eles ajudam com jeitinho outras empurram para valer.

9 – Camisa com ventilação

Esses japoneses estão em 3019 já, não é possível. Uma camisa com ventilação, como nunca pensamos nisso antes? Ainda mais aqui nesse nosso Brasil, onde parece ter um sol para cada.

Em um dia quente, aquela sua camisa que marca a famosa ‘pizza’, você pode trocá-la ou simplesmente adaptá-la com a ventilação japa. Funciona com dois ventiladores, alimentados com 4 pilhas AA, soprando um ventinho gelado.

8 – Papel higiênico portátil

Olha, essa aqui é legal, hein. Mostra para aquele seu amigo catarrento que precisa sempre andar com um lencinho no bolso mas sempre esquece. Parece loucura, mas os japoneses realmente inventaram essa maluquice.

Perfeito para pessoas que estão gripadas e acabam com uma caixinha de lenços facilmente ou aqueles que estão com dor de barriga… sabe? Uma emergência e tal, é só encontrar uma moita que o papel está na mão, digo, na cabeça.

7 – Lenços por toda a parte

Falando em lencinhos, as pessoas andam com um por todos os lugares, e se por acaso o papel higiênico da sua cabeça acabar, é só achar o japonês mais próximo e pedir um lenço. Os japoneses andam com lenços por para cima e para baixo e não vão hesitar em te dar um.

6 – Mini hotéis

Uma curiosidade bastante famosa sobre o Japão são os ‘hotéis’ por lá. Se você não quer nada mais do que uma cama para dormir e passar a noite, pode optar pelos leitos compactos.

É chamado de ‘hotel-cápsula’, possui um metro de altura por um metro de largura. Se você for ao Japão e não experimentar um desses, vai perder a oportunidade, pois não existem em nenhum outro lugar do mundo.

5 – Estradas com notas musicais

Essa é uma das coisas mais sensacionais que você vai ver. No Japão existem estradas e ruas que ao passar de carro, começa a tocar uma canção. Essas ruas são conhecidas como ‘Melody Roads’. Como isso é possível? Olha, já posso te adiantar que não é usada a tecnologia.

Acontece esse efeito quando o veículo passa, provocando vibrações com os pneus emitindo os sons. São relevos que possuem ‘notas musicas’ especificas em cada parte do asfalto, conforme vai andando, a musica vai tocando.

4 – Travesseiro amigo

Esse é um travesseio inventado para as pessoas que se sentem sozinhas e querem companhia, ainda que seja de um travesseiro com braço.

Uma curiosidade: No japão eles pagam para outras pessoas só dormirem com eles. Sem sexo ou algo do tipo, só dormir mesmo.

3 – Doritos sabor chute no saco

Quê? Eu não sei qual o real sabor desse salgadinho, mas eu não tenho certeza se quero provar ele. Essa embalagem é uma que foi lançada para a linha dos adultos. Vários sabores foram inventados, e esse inusitado foi o que mais chamou a atenção.

2 – McDonald’s

Assim como no resto do mundo, o Japão também possui um McDonald’s, mas o que chama a atenção é o cardápio da famosa franquia. Enquanto nós aqui na América comemos um Big Mac comum, lá eles degustam um Big Mac com 4 hambúrgueres. Ou que tal sanduíches com camarão, lagosta ou salsicha? Um Hot Dog com ovo cozinho. Seria legal conhecer.

1 – Respeitam o gosto alheio

O que estou querendo dizer é que é comum ver japoneses andando de pijama ou vestido de anime nas ruas. Isso porque por lá a população respeita muito o outro e não liga se a outra pessoa se veste de um jeito ou de outro. Não existe preconceito quanto às roupas.

Não posso dizer o mesmo sobre tatuagens. As tattoos por lá são mal vistas, inclusive, existem lugarem que pessoas tatuadas não podem frequentar nem entrar em piscinas públicas. Tenso.

E aí, pronto para dar um pulinho no Japão? Eu quero muito ir lá.