Ter uma barba é algo que traz muitos benefícios para o portar de tal honraria. Sim, senhoras e senhores, possuir uma barba não é para qualquer um. Embora seja o desejo de muitos, poucos são agraciados com o dom dos pelos faciais em abundância. Durante anos os barbudos foram alvos de ofensas, mas agora chegou a vez deles. Chega de piadinhas envolvendo Papai Noel e Gillette.
Pensando nisso, o Mundo Inverso resolveu listar alguns dos motivos pelos quais nós, homens, deixamos nossas barbas crescerem e irem ao infinito e além. Pois não é somente pela aparência, não é só pela cara de mau que ficamos… vai muito além. Nós também queremos uma pele sedosa e bonita, protegida contra raios UV que castigam e judiam da fofura do nosso rosto. Lumberjacks de plantão, atenção, este artigo é para vocês!
1 – Impõe respeito
Ser barbudo diminui em 90% as chances de alguém querer arrumar confusão com você. Uma barba de respeito você amadurece alguns anos (pelo menos na aparência) e não fica com aquela cara de Justin Bieber.
2 – Economiza tempo
Tempo é algo escasso hoje em dia. Por isso, optar por um visual bacana e rápido é a melhor coisa. Para o homem é tudo muito mais simples e com a barba, isso agiliza mais ainda. Não ter que se barbear dia sim e dia não, ou todos os dias pela tarde é uma vitória.
Segundo cálculos, a cada 10 minutos diários fazendo a barba, seria o mesmo que 60 horas com espuma na cara. Aí não dá, né.
3 – Faz bem para a pele
Se um homem possui uma barba longa ou mesmo que baixa, isso mostra que ele pouco passa uma lâmina no rosto.
“Raspar é geralmente a principal causa de infecções bacterianas na área da barba”, explica o dermatologista inglês Dr. Martin Wade.
4 – Elas gostam
Ah, e se não fosse essa um dos principais motivos, eu não sei mais o qual seria. Pois bem, a aceitação dos barbados cresceu bastante nos últimos anos. Inclusive existem até campanhas na internet com mulheres pedindo para os homens deixarem a barba crescer.
É bom deixar claro que não são todas que gostam.
5 – Combate o envelhecimento
Sem a exposição da pele do rosto, o vento não poderá agredi-la. Além disso, a barba segura a água, que hidrata a pele e a protege ainda mais.
Ainda segundo dermatologistas, se você passar hidratantes ou óleos, a ação protetora da barba é aumentada.
6 – Ajuda com os problemas respiratórios
Os bigodes atuam como uma barreira que impede a entrada de ácaros e demais substâncias que causam alergias pelas vias respiratórias. Assim como os pelinhos do nariz, que funcionam como filtro, a barba também fará esse trabalho, menos efetivo, claro, mas ainda sim terá feito.
7 – Combate resfriados e tosses
Uma barba bem grande, cobrindo o queixo e o pescoço impede que ventos gelados batam no pescoço. Os pelos são ótimo aquecedores, assim, eles esquentam e evitam possíveis infecções na garganta.
Além disso, se acontecer de ficar gripado, a barba ajuda a esquentar o corpo e combater o vírus.
8 – Fica sexy
Isso não sou eu ou o colega barbudo quem está dizendo. Foi uma pesquisa que constatou.
Em Nova Gales, na Austrália, foram mostradas fotos de homens com e sem barba. É óbvio que as maiores pontuações ficaram com os barbudos. A pesquisa foi feita com mulheres numa universidade.
9 – O sol não queima a cara
Ora, se essa também não é uma das melhores da lista, ao menos na minha opinião. Não queimar a cara no sol, ainda mais no sol do Brasil é ótimo.
E em mais uma pesquisa feita na Austrália, ficou comprovado que partes do rosto coberto pela barba sofrem menos com os UV prejudiciais. Barbas de 3,8 até 9 centímetros oferecem até 95% de proteção contra o sol. Sensacional!
10 – Aparência alternativa
Enjoou da mesma cara de sempre? Vai lá e muda!
Faz um cavanhaque, bigode, costeleta… que seja, mas deixe um pouco de barba aí no rosto. Ou se quiser, tire tudo, afinal, barba cresce depois e essa a vantagem de ter barba, podemos sempre mudar.
11 – Da um ar intelectual
Já que está na moda intelectual ter barba, use e abuse dela. E quando questionarem sobre o motivo, diga que os grandes nomes da história possuíam os pelos faciais avantajados: Da Vinci, Jesus Cristo, Darwin e até Einstein (com seu bigodinho).
12 – Evita a Foliculite
Já teve algum pelo encravado? Se já, você sabe a dor que é e o que pode virar se não tratar. Pois bem, uma barba grande evita que tudo isso aconteça e até outras infecções na pele.
Se acontecer de encravar mesmo assim, é só deixar a barba crescer, fazendo isso o calombo se cura naturalmente, manchas e cicatrizes também desaparecerão.
13 – Ajuda no inverno
Assim como no calor escaldante, no inverno as barbas também são muito efetivas. Contra os ventos gelados no rosto e no pescoço elas são maravilhosas. Para quem mora em países onde neva, elas são uma verdadeira “mão na roda”, pois evitam o contato com a neve, que queima por conta do gelo. Inclusive os ventos muito gelados também queimam.
O bigode grosso, cobrindo a boca, também evita que ela resseque, contendo prováveis herpes.
14 – Receber elogios é muito bom
“Nossa, como sua barba é macia”, “o que você passa nela?”, “é melhor que meu cabelo”, “queria ter uma assim”. Esse são apenas alguns dos elogios que recebemos. E cara, é muito bom receber elogio, ainda mais falando da sua barba.
É de se orgulhar e ver que a cria está chamando a atenção.
15 – Barba é para poucos
Pois é, não são todas as pessoas que são abençoadas com o dom da barba.
Alguns apelam para produtos (cof minoxidil cof) para elas crescerem, e de fato crescem. Outros deixam crescendo meses e meses, mas o máximo que chegam é um bigodinho falho.
Então, se você é um irmão de barba, aproveite e use, não fuja, pois você nasceu para passar o legado. Uni-vos!
E você, está cuidando bem dos seus pelos faciais?