Cobra é um bicho fascinante, mas não é bom chegar perto. O desconhecimento de algumas espécies pode custar a sua vida. Algumas serpentes são tão letais que possuem veneno em uma única picada suficiente para matar 100 humanos. Além disso, a picada de uma cobra venenosa poderia matar um adulto em poucos minutos, dependendo da espécie.
Por isso, o Mundo Inverso resolveu fazer uma lista com as 20 mais venenosas e onde você pode encontrá-las. A maioria das mais venenosas não vive no Brasil, mas algumas estão aqui e são responsáveis por grande parte dos acidentes com animais peçonhentos. Vamos ver quem são elas!
20 – Jararaca-da-Mata
Vive principalmente no Brasil, entre Espírito Santo, São Paulo e até Paraná. Ela é responsável por quase 90% dos acidentes brasileiros com cobras. O veneno dela provoca lesões no local, hemorragia e necrose.
19 – Mamba Verde Oriental
Essas parentes da mamba-negra também são muito agressivas e venenosas, mas não tanto quanto a negra. Elas vivem no sudeste da África, morando nas árvores.
18 – Víbora Bothrops
Encontradas na América do Sul e Central, aqui elas são conhecidas como Urutus. Elas possuem uma alta taxa de mortalidade no Brasil, sendo causadores de grandes acidentes com humanos.
17 – Víbora Russell
A picada dessa víbora pode matar em pouco tempo. O local da picada vai começar a doer e ficar inchado. Depois as gengivas vão começar a sangrar e os músculos vão necrosar.
16 – Cobra Marinha de Dubois
O veneno dessa cobra aquática é algo absurdo também, ela possui mais potência no envenenamento que grande parte das cobras terrestres. Além de ser exímia nadadora, a serpente mata em poucos minutos.
15 – Cobra Coral
Venenosa à esquerda
Existem mais de 16 espécies de cobra-coral, entre elas nem todas são venenosas. Elas não dão bote, são sorrateiras e picam na “surdina“. Para distinguir a verdadeira da falsa, basta olhar as cores da cobra. Observe se a cor amarela for vizinha da preta. Se sim, essa é uma cobra-coral venenosa.
14 – Mamba Verde Ocidental
Originária do Oeste da África, esta cobrinha longa e fina também pode ser encontrada em Minas Gerais, aqui no Brasil. Ela é verde com escamas contornadas de preto. Ela vive em florestas e possui hábitos diurnos.
13 – Boomslang
Vivente na África do Sul, na região sub-saariana, ela possui um veneno devastador. Ele é do tipo hemotóxico, ou seja, atinge o sangue, mais precisamente os glóbulos vermelhos. A picada dela faz com que você sangre por todos os orifícios, gengiva e morra por hemorragia.
12 – Cobra Marinha Belcher
Ou também chamada de “Cobra-do-Mar-Pelágio” é uma das cobras que mais mata humanos no mundo todo. Ela vive em águas tropicais e mora na Austrália. Apesar de ser muito venenosa, em apenas 25% dos casos esta cobra injeta o veneno.
11 – Cobra da Morte
Esta cobra de cabeça longa e triangular com o corpo grosso é facilmente encontrada na Austrália. Ela é uma das mais venenosas e pode ser encontrada em lugares mais secos.
10 – Cascavel
Esta aqui está ente nós. A cobra é vivente da América do Sul e facilmente encontrada no Brasil, especialmente em terrenos mais áridos. O seu veneno neurotóxico atinge o sistema nervoso e faz com que a vítima pare de andar e respirar.
9 – Naja Cuspideira
Essa é mais uma das espécies que pode, literalmente, cuspir seu veneno a longas distâncias. O contato com o veneno, na pele, pode causar queimaduras, irritação e se pegar no olho, causa cegueira. Já o veneno injetado pode matar um homem grande em poucas horas.
8 – Mamba Negra
Famosa por possuir uma coloração muito bonita, ela tem o interior da boca preto. Daí o nome. A mamba-negra possui bote e veneno absurdos, sendo a mais venenosa do continente africano.
7 – Taipan
O veneno contido em uma única picada da Taipan pode matar mais de 100 homens de uma só vez. Ele tem efeitos hemotóxicos, que atingem os glóbulos vermelhos fazendo a pessoa de esfacelar. Ela é vivente da Austrália.
6 – Cobra Marrom Ocidental
Este animal é surpreendentemente agressivo, não deve-se aproximar dele jamais. Inclusive dos seus pequenos filhotes, que já nascem sabendo se defender, uma picada dos filhotes mata um homem adulto fácil, fácil.
5 – Taipan do interior
Também conhecida como “Cobra Barriga Amarela” encontra-se exclusivamente na Austrália. Ela é considerada por alguns a mais venenosa do mundo, mas não a nada que comprove. Os nives de venenos nela são absurdos podendo matar um humano em poucas horas. Fique longe!
4 – Serpente tigre
Mais uma da Austrália, mas essa cobra só ataca quando se sente ameaçada. Ela quase nunca da o bote, mas quando ataca é sempre certeiro. Se picado por esta serpente, você morreria entre 6 a 24 horas.
3 – Víbora da Morte
Encontrada somente na Austrália e na Nova Guiné, esta cobra possui o bote mais rápido do mundo. Em menos de 0,13 segundos ela já te atacou. E a picada dela também está entre os mais letais do planeta, causando falência respiratória em menos de 6 horas.
2 – Cobra filipina
Cobras com cabeças triangulares é sinal de perigo, nunca se aproxime de uma. Esta espécie de Naja é uma das mais venenosas pois possuem venenos que pode matar um humano em menos de 30 minutos. Além disso elas conseguem cuspir o veneno.
1 – Krait malasiana
Nativas da Indonésia, essas cobras possuem hábitos noturnos sendo muito agressivas quando a noite cai. Elas são muito venenosas e mesmo após aplicado o soro antiofídico, 50% dos casos terminam em morte.
Já esteve de frente com algumas dessas?