A guerra infelizmente está marcada na história da humanidade. Grandes conflitos travados entre nações e até guerras civis ocorrem no mundo todo.
Cada época o homem inventa um novo tipo de guerra por um motivo diferente; seja o petróleo ou combater o nazismo. Fato é que infelizmente precisamos das guerras para poder vencer o lado “mau” e seguir em frente com a paz.
Nas grandes batalhas nomes importantes surgem, como o de Alexandre: O Grande. Alexandre da Macedônia, também chamado por este nome, foi um grande estrategista que estava à frente do seu tempo e liderou seu exército tomando diversos territórios, inclusive na Índia.
Enfim, além dele, outros momentos importantes da história foram marcados pelas guerras. Primeira Guerra Mundial, Segunda Guerra, Guerra Fria e por aí vai. Hoje vamos contar algumas curiosidades sobre estes conflitos. Bora lá ver!
20
“Tora! Tora! Tora!” foram as famosas palavras do comandante do exército do japão imperial, Mitsuo Fuchida, ao saber que o ataque a Pearl Harbor tinha sido bem sucedido. As palavras significam “Tigre! Tigre! Tigre”.
19
Somente 20% dos homens nascidos na URSS (União das Repúblicas Socialistas Soviéticas) em 1923 sobreviveram após o conflito.
18
Alexandre, o Grande, ordenou que todas os seus soldados raspassem a cabeça e pelos do rosto para evitar que fosse degolados com facilidade.
17
A corrida armamentista foi considerada a primeira Guerra Fria. Nela Estados Unidos e União Soviética tinham como objetivo manter-se no topo do poder bélico.
16
Mais de 58 mil americanos e 1 milhão de vietnamitas morreram na Guerra do Vietnã.
15
Estalinegrado foi a batalha mais sangrenta da Segunda Guerra. Culminou em 2 milhões de mortos.
14
Na Primeira Guerra Mundial houve um cessar fogo entre russos e alemães. Foi necessário para que eles lutassem contra um ataque de lobos.
13
Hitler era austríaco.
12
A Guerra Fria teve uma extensão: Depois da corrida armamentista, foi a vez das duas potências protagonizarem a Corrida Espacial. A qual terminou com os Estados Unidos levando o homem à lua.
11
Ho Chi Minh
O Vietnã do Sul recebia apoio dos Estados Unidos, enquanto o Vietnã do Norte, comandado pelo comunista Ho Chi Minh, recebia ajuda dos soviéticos e da China.
10
A Guerra da Coréia dividiu a Coréia em duas: Coréia do Norte, controlada pelos comunistas soviéticos e a Coréia do Sul, forte influenciada pelo capitalismo americano.
9
O campo de concentração de Auschwitz foi construído pela equipe do comandante nazista Himmler. No local mais de 1,1 milhão de pessoas morreram, entre 1940 e 1945.
8
Os Vietcongues não tinham conhecimento das matas. Na verdade eles tinham tanto medo quanto os americanos. A maioria dos combatentes era nascida e criada nas cidades.
7
A primeira vítima da Guerra do Iraque foi um taxista jordaniano. Mísseis norte-americanos atingiram um prédio onde Ahmad al Bath estava, em Bagdá.
6
Quando Hitler era criança, ele caiu em um lago congelado, sendo salvo por um padre. Não fosse o padre Adolf teria morrido naquele dia.
5
As trincheiras na Primeira Guerra foram essenciais. De 9 a cada 10 soldados sobreviveu vivendo entrincheirados.
4
A Guera Civil americana chamada de “Guerra de Sucessão” foi combatida entre Norte (chamados de Ianques ou União) e o Sul (confederados).
3
A invasão à Normandia pelos aliados (Dia D) é considerada a maior operação militar de todos os tempos. Mais de 20 mil paraquedistas pousaram na França ocupada pelos nazistas. Mais de 100 mil homens desembarcaram na praia.
2
Existiam muitos espiões japoneses no México. Possivelmente eles ajudaram a tramar o atentado de Pearl Harbor.
1
Quando as tropas voltavam ao quartel general (Q.G), eles escreviam em uma placa gigantesca a sigla “0.k”, significando “Zero Killed”. Ninguém tinha morrido. Foi nesta guerra (Civil Americana) que surgiu a palavra “Okay” ou “Ok”
Sabia de algumas dessas curiosidades sobre as guerras?