6 migrações mais curiosas do mundo animal

Sabemos que os animais migram por diversos motivos, sejam eles à procura de água ou comida. Já outros animais se mudam com a finalidade de procriar e até em busca do clima adequado.

Porém, quando se fala em migração, alguns animais são verdadeiros peritos no assunto. Mas você sabe quem são eles? E seu lhe dissesse que existe um inseto que pode chegar a percorrer incríveis 4.500 km.
Confira a lista das sensacionais migrações do reino animal!

6 – Baleia Cinza

Quando se fala em migração de mamíferos, não se pode deixar de citar a Baleia Cinza, pois esta detém o record de migração entre os mamíferos.
A Baleia Cinza ou Cinzenta, viaja a aproximadamente 20 mil km a cada ano, entre as águas quentes do México e os mares gelados do ártico . Este incrível mamífero em uma certa época do ano, mais precisamente durante o inverno migra para terem suas crias.

Outro fator relevante na migração das baleias, é devido à redução da camada de gelo, que formou um corredor marinho para as águas do norte.

5 – Elefante marinho do Norte

Fêmea de elefante marinho

Este incrível mamífero, macho e adulto, mede até 4,5 metros e chega a pesar 2,5 toneladas. Já a fêmea alcança seus 2 metros, pesando 640 kg.

O Elefante Marinho do Norte vive na costa dos Estados Unidos e México, de dezembro a março, findo esse tempo, fêmeas e machos se separam em busca de alimento. As fêmeas vão para alto mar, no Oceano Pacífico, entretanto os machos migram rumo ao Alasca.

A distância média que um Elefante Marinho do Norte nada é de 3,2 mil km.
Entretanto, pesquisadores de uma faculdade dos EUA, disseram que um único Elefante Marinho quebrou o recorde entre a espécie, nadando 12 mil km.

4 – Borboleta Monarca

Quando se fala em migração em massa, já imaginamos aves e mamíferos. Temos a Borboleta-Monarca é a única entre os insetos capaz de fazer longas viagens, como os pássaros, alcançando a extraordinária distância de 4.500 km de distância entre o Canadá e o México.

Contudo, a Borboleta Monarca possui uma vida muito curta, sendo assim, a jornada supera o tempo de vida das borboletas, que é de aproximadamente 2 meses. Essa longa empreitada pode custar até quatro gerações do inseto.

Fugindo do inverno, do desmatamento e do uso de herbicidas, as monarcas fazem um espetáculo de encher os olhos: as borboletas se reúnem em colônias, cobrindo troncos, folhagens e por vezes quase que uma árvore inteira, formando uma verdadeira “árvore de borboletas”.

Pesquisadores estão até projetando uma “borboleta robô” para acompanharem a longa viagem dos insetos.

3 – Caranguejo-Vermelho

Ilha de Christmas, Austrália. Mais de 45 milhões de caranguejos migram rumo às praias da ilha situada no oceano índico entre novembro e janeiro, para fazer a sua desova.

Este fenômeno ocorre uma vez ao ano, deixando todos deslumbrados. Os crustáceos migram cerca de 16 km durante 18 dias.

Primeiro os machos descem até as praias para cavar as covas, onde irão acasalar e desovar, após 3 semanas, aproximadamente, as fêmeas dão a luz.
Algo curioso, é necessário interditar estradas e criar pontes para que eles possam completar sua jornada em segurança.

E a ilha possui 2 mil habitantes e 120 milhões de caranguejos.
Incrível, não é mesmo?

2 – Bobo-escuro

Essa ave pequena, mas com grande disposição ocupa um lugarzinho especial entre as grandes migrações. O pássaro voa incríveis 63 mil km, o que equivale a uma volta e meia na Terra. O bobo-escuro viaja essa distância anualmente.

E além de ótimo aviador, nosso amigo também é um grande pescador. Ele pode mergulhar 67 metros para pescar sua comida, só com sua própria propulsão. Incrível não é mesmo?
Esse carinha se reproduz no verão do hemisfério norte e, de lá, parte para o pacífico norte em busca de calor.

1 – Andorinha do Ártico ou Trinta-Réis

Este que é capaz de voar de um pólo a outro, percorrendo cerca de impressionantes 90 mil km, e vivenciando dois verões por ano, esse rapazinho tem a expectativa de vida próximo dos 32 anos e, fazendo as contas, ele voa mais de 2,4 Milhões km em toda sua vida.

Porém, pesquisadores descobriram como elas fazem para realizar essa fantástica migração: a ave se aproveita de correntes de vento, poupando-as do esforço de bater suas asas.
Essa fenomenal distância equivale a ir e voltar 3 vezes à Lua.

Confira o vídeo abaixo

Esses são só alguns dos animais e suas grandes migrações. Porém animais como gnus, zebras, raias e até pinguins migram longas distâncias.

E aí, gostou? Não deixe de compartilhar com amigos, para que eles vejam esses incríveis animais!