7 animais invertebrados que você não conhecia

Animais invertebrados são aqueles que não possuem ou desenvolvem uma coluna vertebral. Isso quer dizer que há centenas de milhares de exemplares destes animais no mundo inteiro.

Nessa lista, vamos apresentar 7 animais invertebrados que você não conhecia. E os exemplares que selecionamos podem ser encontrados desde no fundo dos nossos oceanos ou até sobrevoando a terra.

Isópode gigante

Isópode gigante é manipulado por homem de luvas. O animal é muito maior que as mãos.

Você pode até ter se deparado com umas fotos dele por aí, mas provavelmente não o conhece. Há alguns anos, uma imagem começou a circular pelas redes sociais, dizendo que essa era uma espécie de barata gigante. Porém, não há motivo para desespero: eles não são.

Isópodes gigantes vivem no fundo do mar e são, na realidade, animais quase inofensivos. Eles não desenvolveram uma coluna vertebral, mas têm essa casca protetora, que é uma espécie de armadura que protege o corpo.

Eles são tão resistentes que, em cativeiro, já sobreviveram mais de cinco anos sem se alimentar. Porém, se estiverem com muita fome podem atacar até mesmo algumas espécies menores de tubarão. A tática deles consiste em ir direto no rosto do animal e começar a devorá-lo por ali, sem dó.

Weta gigante

Weta gigante se alimenta de uma cenoura. O inseto cabe em pé na palma da mão de um homem, porém é bem maior que outros insetos.

Este inseto parece um grilo de maiores proporções, mas está mais próximo dos gafanhotos. Ele é natural da Nova Zelândia e até mesmo por lá há quem ainda se espante com o tamanho dele.

Considerando apenas o corpo (o que quer dizer que não estamos contabilizando aqui as pernas e antenas, que são compridas), eles podem chegar a 10cm e ultrapassar as 70g. Isso tudo faz dele um dos insetos mais pesados do mundo.

O Weta gigante ainda sobrevive na natureza em algumas áreas da Nova Zelândia, no entanto, nas ilhas principais ele foi completamente exterminado.

Água Viva Juba de Leão

Mergulhador ao fundo fotografa água-viva gigante. Mesmo que haja alguma diferença de perspectiva, a Água Viva tem pelo menos o mesmo tamanho do homem.

Essa é considerada a maior água-viva existente. Ela vive principalmente em partes mais geladas do oceano, sendo mais comum no Canal da Mancha, no mar irlandês e nos mares escandinavos.

A parte de cima de um animal desses pode ter até 2 metros de diâmetro e seus tentáculos podem ultrapassar os 30 metros. Ou seja, é realmente um animal de proporções impressionantes.

Os tentáculos, além de serem enormes, são muito pegajosos e contam com pequenos ferrões. São estes mesmo ferrões que ajudam as águas vivas a se alimentar, imobilizando a presa e arrastando para o consumo.

Elas se alimentam de peixes, outras águas-vivas e diversos outros animais marinhos.

Argonauta

Tentáculos de um argonauta saem da fina concha produzida por ele.

Argonautas são polvos que vivem em áreas do oceano que podem chegar a grandes profundidades. Aparentemente eles podem ser animais invertebrados que pouco se diferem dos seus parentes mais próximos. No entanto, os argonautas são conhecidos principalmente por uma espécie de concha que as fêmeas são capazes de produzir. Essa concha é muito fina, quase como um papel, e geralmente é usada para proteger os ovos.

Curiosamente, apesar de viverem em áreas onde a profundidade do oceano é muito grande, estes polvos passam a maior parte do tempo perto da superfície.Já os outros polvos, são conhecidos por preferir áreas mais próximas ao leito do oceano.

Lula Colossal

Restos de uma lula-colossal são preservados e exibidos em um aquário gigante. Apesar de o tamanho já ser muito grande, cientistas alegam que este não era sequer um animal adulto.

A Lula Colossal já foi considerada uma lenda. E é possível que tenham se baseado nela para algumas lendas de monstros marinhos muito populares, como a do Kraken.

Elas são raramente avistadas, mas sabemos que podem ultrapassar os 14 metros de comprimento e pesar cerca de 750 kg.

Isso faz da Lula Colossal o maior dentre todos os animais invertebrados conhecidos. Isso porque essas estimativas de tamanho e peso foram feitas em animais ainda não completamente desenvolvidos. O que quer dizer que elas podem ser ainda maiores do que isso.

Vespas Mandarinas

Vespa mandarina caminha sobre a mão de uma mulher. O inseto tem quase o mesmo tamanho do polegar dela.

Essas são conhecidas como as maiores vespas existentes e, também, estão entre os maiores animais invertebrados voadores.

As Vespas Mandarinas se alimentam de outros insetos considerados grandes e costumam invadir túneis criados por roedores para utilizar como ninho.

Seu corpo pode chegar a impressionantes 45mm, ao que se soma uma envergadura de 75mm e um ferrão de aproximadamente 6mm. Este ferrão é responsável por injetar uma grande quantidade de veneno na vítima. Apenas no Japão, entre 30 e 40 pessoas morrem por picadas de Vespas Mandarinas todos os anos.

Centopeia Gigante

Centopeia caminha no braço de um homem. Seu comprimento é quase o  mesmo do antebraço de um homem adulto.

Nativa da América do Sul, a Centopéia gigante é um dos animais invertebrados mais procurados por colecionadores de animais exóticos.

Ela não é apenas carnívora, como também capaz de injetar um veneno poderoso. Ela costuma injetar uma neurotoxina em animais que, muitas vezes, são maiores que ela. Assim que eles deixam de oferecer resistência, ela se alimenta deles.

Em sua dieta estão pássaros, ratos, cobras pequenas, sapos, aranhas e outros animais, vertebrados ou invertebrados.

Embora a toxina do veneno dessas centopéias seja fatal para animais pequenos, há apenas uma morte humana confirmada atribuída a elas.

Você sabia que animais invertebrados podiam ser tão grandes quanto alguns dos que apresentamos aqui?