7 contos de terror inspirados em lendas brasileiras

Com certeza você já foi aterrorizado por alguma história de terror do nosso Brasil. Ele que é cheio de crenças e contos dos mais bizarros já vistos. Desde lendas como o da “Loira do banheiro”, até a “Mulher morta que pedia um táxi”. Algumas verdadeiras, outras não passam de lendas do nosso folclore, inclusive algumas lendas nossas têm origem europeia e americana.

O Mundo Inverso separou só algumas das melhores histórias de terror, genuinamente brasileiras, e mais arrepiantes contadas para nós.
Mas você sabe quais são elas e o porque de terem feito tanto sucesso? Da uma conferida na nossa lista, mas não fique assustado, são apenas lendas urbanas, ou não!

7 – A bruxa de Curitiba

Em meados do século 19 imigrantes italianos desembarcaram no litoral do Paraná, em Paranaguá.
Eles criaram o bairro de Santa Felicidade. Entre os italianos estavam uma menina jovem chamada Constantina, e sua mãe, dona Lola.
Dona Lola sempre lembrava a filha do seu sangue strega, que era uma antiga linhagem das bruxas.

Ela dizia: “Você precisa se preparar para feitiçaria! Afinal, você é uma strega, bruxa de descendência italiana. O castigo de uma strega que nega o dom é ser moça durante o dia e idosa durante a noite”.
Mas Constantina se recusava, pois achava que bruxas eram do mau. Porém a menina tinha diversos dons, como falar com os mortos, fazer curas e premonições.
Dona Lola não desistia da filha, até que um dia a mãe a levou ao cemitério para desenterrar corpos, para realizarem rituais. A menina assustada, fugiu de casa na hora. Constantina correu tanto que foi parar em um bairro distante, escondida entre as árvores.
Logo Constantina chamou a atenção pelos seus dons.  Ela fazia curas e ajudava pessoas necessitadas.

Populares que frequentavam a casa de Constantina sempre viam uma menina de manhã e uma senhora durante a noite, nunca as duas juntas.
Certo dia um garoto chamado Zé, foi até a casa de Constantina as 18h, buscando por ajuda. Quando chegou lá, olhou pela janela e viu a jovem se transformar numa idosa. Zé saiu apavorado e contou a todos.

 

6 – A noiva da estrada

A lenda conta que uma noiva prestes a se casar, estava indo pela estrada buscar seu vestido de noiva. Quando um motorista de caminhão bêbado bateu de frente com o carro da mulher, a matando.
A mulher ficou tão ressentida e amargurada que não aceitou sua morte, ficando presa no mundo material. Dizem que hoje ainda é possível vê-la nos acostamentos das estradas pedindo carona, para que alguém a leve para pegar seu tão sonhado vestido de noiva.

5 – Chupa-cabra

Que brasileiro nunca ouviu falar no conto de terror do chupa cabra?
A história se passa em vários países da América latina, com o Brasil não poderia ser diferente.
Na década de 1990, uma série de ataques sem explicações nas zonas rurais alarmou fazendeiros que relatavam que os animais estavam aparecendo mortos, porém todos sem sangue e com dentadas no pescoço. Aparentemente algum animal estava sugando todo o sangue. Alguns dizem que chupa cabra não passa de um lobo ou algum animal semelhante, mas o fato é que até hoje nada foi desvendado.

4 – A Loira do banheiro

Loira do banheiro ou Bloody Mary (Maria sangrenta) é uma história de terror contada há muito tempo.
Que turma do colégio nunca tentou invoca-la dando descarga três vezes e batendo na porta também três vezes e chamar seu nome ou apenas pronunciar seu nome três vezes em frente a um espelho.
A lenda diz que a loira foi morta dentro de um banheiro por um médico cirurgião, e que teve seus olhos arrancados e seu corpo deixado em frente a um espelho.
A aparição da Bloody Mary, pode ser amigável ou não. Por alguns vezes ele surge como bruxa, cadáver ou fantasma e o corpo coberto por sangue.

3 – Homem do saco

Uma clássica história de terror. Quem nunca teve medo de sair do portão pra fora nem que seja ir na calçada de casa, só porque os nossos pais diziam que o “homem do saco” esta a solta, pegando criancinhas e jogando no seu saco para levá-las para casa e fazer sabão.
Era a melhor forma dos nossos pais nos manterem em casa. Entretanto pessoas ligadas à história, dizem que o homem do saco foi real.

2 – Mula sem cabeça

Essa lenda que vem do nosso riquíssimo e amado folclore, e de tão contada por nossos pais e avós passou a dar calafrios toda as vezes que contada.
Reza a lenda que qualquer mulher que namorasse um padre se transformara em, literalmente, uma mula sem cabeça.
Foi o que aconteceu com uma amante e um sacerdote ao terem relações amorosas. A mulher se transformou em mula, e no lugar da cabeça, saíam chamas pelo seu pescoço. A lenda de terror ainda diz que seus relinchos são ensurdecedores e que seus galopes podem ser ouvidos a quilômetros de distancia. A mula sem cabeça sai todas as noites aterrorizando que vê pela frente.

1 – Brincadeira do compasso

Na década de 1970, três jovens, Alice, Rogério e Ludmila foram estudar na biblioteca da escola e acabaram achando um livro com um velho envelope. Dentro haviam um compasso, números de 0 a 9 e letras de A a Z.
Eles começaram a jogar e ler o que estava escrito no livro: “”Eu te invoco meu ajo sem asas e que me acompanhe nesse jogo para que tudo dê certo!”.
Eles acabaram de invocar um espirito que responde todas as perguntas. Em uma das perguntas, o demônio possui Ludmila que não percebeu. Dez anos se passaram, e o demônio se rebelou em Ludmila que matou a filha e o marido e após, sem piedade nenhum, a fez enfiar uma faca no próprio olho a matando.

Tabuleiro usado na brincadeira do compasso

Mas fala pra mim, você acredita nessas histórias de terror? Nos conte!