8 animais diferentes que você precisa conhecer

Animais são muito divertidos, quem tem um em casa está muito bem de saúde, pois os bichos são alegria pura. Alguns dos bichinhos mais exóticos do planeta também merecem nossa atenção, como é o caso do Jerboa, o ratinho com pernas de canguru. Ele é incrível e muito fofo.

Os animais de estimação são grandes companheiro e isso ninguém nega, mas vale a pena sairmos um pouco e conhecermos as espécies que são mais diferentes. Claro que nem todas poderemos colocar dentro de casa, eu diria a maioria. Mas só de vermos essas belezas já satisfaz, não é?

1 – Salamandra Axolotl

Ambystoma mexicanum é seu nome cientifico, ela é uma espécie das salamandra e, apesar da aparência lindinha, o nome de origem asteca significa “monstro aquático”. Na mitologia dos astecas, o animal era a evocação do deus Xolotl.

Um Axolotl adulto pode medir de 15 a 45 cm, com um tamanho médio de 23 centímetros. Eles adquirem características terrestres, mas vivem a vida toda na água. Hoje em dia eles são encontrados com certa facilidade para ornamentos de aquários. Mas no México, podem encontrá-los nos lagos Xochimilco e Chignahuapan.

2 – Polvo Dumbo

O polvo dumbo leva esse nome por causa das suas enormes barbatanas que parecem orelhas. Durante uma expedição marítima, exploradores encontraram o animal na região noroeste do Oceano Atlântico. A viagem foi idealizada por pesquisadores do Instituto Oceanográfico de Woods Hole, de Massachusetts, Estados Unidos.

O animal vive nas profundezas do oceano, cerca de 4 mil metros de profundidade, deixando tudo muito dificil. Depois de conseguirem amostras, os cientistas descobriram, através desse exemplar, que os polvos já “nascem sabendo”. Eles nascem com tudo que é necessário para sobreviverem nos seus respectivos habitats.

3 – Gazela-girafa

Só de olhar a imagem não é preciso explicar muito do porque ela leva esse nome, não é mesmo? O animal pode ser encontrado com facilidade na Etiópia, Quênia e Somália; seu comprimento pode chegar até 160 cm.

Esses incríveis animais alcançam folhas muito altas, por vezes superando até as girafas. As gazelas formam rebanhos de até 10 animais, com as fêmeas e as crias, sendo lideradas pelo macho. Os machos possuem chifres longos, alcançando 1 metro.

4 – Babirusa

Esse animal é encontrado nos pântanos e florestas tropicais das ilhas da Indonésia. São nativos das ilhas Sulawesi, Togian, Sula e Buru. Os babirusas existem há mais de 30 mil anos, quando os humanos começaram a caça-los.

Ainda existem 4 espécies do animal, todos da família suína. A mais conhecida é a Babyrousa celebensis, que é o porco que possui presas, encontrada em Sulawesi.

Na língua nativa, “Babirusa” significa “porco-veado”, e esse nome da-se devido aos chifres e os caninos que ele carrega. Esses animais, assim como o porco-selvagem brasileiro, comem de tudo. Eles chegam a pesar 90 kg, e medir 1 metro de comprimento.

5 – Fossa

Cara de roedor com corpo de felino, é uma loucura a aparência desse animal. Cryptoprocta ferox, seu nome cientifico, é um mamífero nativo de Madagascar. Embora lembre muito um felino, a Fossa faz parte dos mangustos. É uma espécie única, podendo crescer até 2 metros de comprimento e pesar 15 kg. Possuem uma pelagem marrom, puxada para o vermelho.

A fossa alimenta-se de quase tudo, pequenos roedores, lêmures, javalis e por aí vai. E não é para menos, o animal está no topo da cadeira alimentar de Madagascar. O animal também possui a habilidade de subir em árvores e caçar no alto. Pois sua cauda permite um equilíbrio, agarrando-se nos troncos.

6 – Lophorina superba

Talvez você não o conheça pelo nome “pássaro-do-paraíso soberbo”, mas olhando a imagem, logo lembra-se do animal de algum programa na TV. A bela ave é uma das mais lindas que existe. O pássaro negro possui um ritual para impressionar as fêmeas de dar inveja em qualquer outro.

Ele abre as asas, que são verdes no seu interior. A ave forma um leque com suas penas coloridas, deixando a disputa pela fêmea uma das mais belas na natureza.

7 – Sunda Colugo

Galeopterus variegatus, ou Lêmure-voador, esse animal é um dos mais curiosos da lista. E, apesar de levar esse nome, ele não é nem lêmure, e muito menos voador. Fora os morcego, dificilmente acharemos um mamífero que pode de fato voar.

O Sunda Colungo é um animal nativo das florestas do Sudeste Asiático, encontrado em toda a Indonésia, Tailândia, Malásia e Cingapura. Na verdade esses animais possuem membranas que se esticam, fazendo com que possam saltar de uma árvore na outra, planando. Ele podem percorrer mais de 140 metros no ar, podendo chegar a 100 metros de altura.

O curioso bicho não é um lêmure, mas um ‘colungo‘. Os lêmures voadores são encontrados exclusivamente nas Filipinas.

8 – Jerboa de Gobi

E para terminar, que tal conhecer esse animal fofinho aqui? Mas você tem que ser rápido, pois ele não perde tempo e corre muito. Veja só.

É como um mini Canguru, só que bem mais ligeiro. Joerboa é um roedor originário dos desertos da Mongólia e parte da China. Um jerboa adulto mede apenas 10 centímetros, mas pode pular até quase 2 metros de altura. Esses animais podem alcançar incríveis 25 km/h, sensacional para seu tamanho.

E aí, gostou de algum em específico?