Mesmo para quem não tem grandes vínculos religiosos, o natal costuma ser uma época de confraternização. Entretanto, como qualquer reunião, ele também gera alguns gastos. Não importa se você vai comemorar entre amigos, família ou colegas de trabalho. Seja qual for seu caso, trouxemos algumas dicas para que possa passar o natal gastando muito pouco.
Continue a leitura e não deixe de seguir nossas dicas para garantir que você comece o novo ano com uns trocados a mais no bolso.
8 – Não deixe tudo para a última hora
O comércio entende bem como o consumo funciona. Em época de festas, como o natal, é comum que os preços subam bastante. Isso aumenta o lucro dos lojista, já que a demanda também está crescendo. Ou seja, quanto mais em cima da hora suas compras forem feitas, mais demanda haverá. E mais caro você vai pagar por elas.
Por isso, planejamento prévio é essencial. Compre tudo o que for necessário com a maior antecedência possível e, assim, com certeza poderá fazer uma grande economia.
7 – Listas
As listas ajudam a, justamente, seguir parte do que foi dito ali em cima. Elas ajudam a não esquecer de nada e, mais importante, a não deixar você cair em tentações.
É comum que as lojas e grandes redes de mercados invistam em marketing e em exposição de produtos que podem chamar mais a sua atenção nesse período. Por isso, lembre-se que é muito importante realmente seguir o que você tem listado como necessário. Isso pode fazer toda a diferença para o seu bolso.
6 – Ceia de natal
Bancar uma festa de natal sozinho pode custar muito dinheiro. Porém, se cada um se comprometer a ajudar com pelo menos um prato, os gastos podem ser significativamente reduzidos.
Por isso, tente combinar com cada um dos convidados quais são os pratos de comida ou bebida que eles podem trazer para colaborar.
Além de economizar dinheiro, você vai economizar no tempo de compras e preparações de alguns dos pratos.
5 – Fique atento a códigos de desconto
A maioria das pessoas detesta ver os e-mails de propagandas de lojas na caixa de entrada. Mas saiba que o natal é o momento certo para você procurar por eles. Abra todos. Veja também se a sua lixeira não levou alguns para lá sem querer. Mas certifique-se, é claro, de que os e-mails são reais e das lojas certas.
Muitas empresas oferecem cupons de desconto quando você se inscreve na lista de e-mail delas ou até mesmo promoções exclusivas via newsletters. Com isso, você pode economizar um bom dinheiro até mesmo na hora de comprar alguns dos presentes.
4 – Abuse da criatividade na hora de presentear
Muitas vezes a criatividade é mais importante do que o valor que você gasta em um presente. Conhecer os gostos de quem você está presenteando é essencial para que você possa realmente entregar algo significativo como presente de natal.
Se você tem algum talento artístico, pode considerar fazer algo especial e exclusivo para algumas pessoas, por exemplo.
Presentes com significado sentimental também podem custar pouco e ter um grande impacto, como uma fotografia emoldurada de algum momento marcante.
3 – Pesquise bem os preços
Essa dica pode parecer mais complicada, mas ela vale a pena:
Não compre tudo no mesmo lugar. Pode ser cômodo, mas se você pesquisar bem os preços e optar pelas opções mais baratas, mesmo que visitando mais de um lugar, seu dinheiro será melhor aproveitado.
Algumas lojas cobram preços muito diferentes de um mesmo produto. O tempo de pesquisa e de se deslocar para outros lugares certamente vai ajudar na sua economia.
2 – Se possível, adie as compras
Você nem sempre vai conseguir entregar todos os presentes na noite de natal. Pense inicialmente nos mais urgentes, daquelas pessoas que vão passar o natal com você.
E sempre que for possível, adie as compras dos demais. Depois das festas, as lojas costumam fazer diversas promoções de queima de estoque com produtos muito mais baratos. Esse é um ótimo período para fazer as compras daqueles presentes que não poderiam ser entregues na noite de natal, de qualquer forma.
1 – Pague à vista sempre que puder
Além de economizar nos juros do cartão de crédito, saiba que muitas lojas oferecem ótimos descontos para quem paga a vista. Algumas, inclusive, fazem um desconto ainda maior se você em dinheiro.
É claro que um pouco de negociação com os vendedores também pode ajudar você a se sair ainda melhor na compra. Por isso, tente se informar a respeito dos descontos possíveis e evite ao máximo o uso do cartão de crédito
O essencial, no fim das contas, é ter um bom planejamento prévio e fazer o possível para que tudo corra de acordo com ele. Assim, você poderá ter um natal inesquecível e sem grandes gastos.