Invenções são capazes de mudar completamente as nossas vidas. Não muito tempo atrás, ela era muito mais complicada do que é hoje em dia. Graças a pessoas criativas e persistentes, temos hoje diversas facilidades que nos ajudam a viver melhor: luz elétrica, água aquecida, carros, aparelhos para comunicação e informação.
Selecionamos aqui algumas inovações que você provavelmente não conhece, mas que futuramente poderão facilitar a sua vida.
Canudo que limpa a água
Pode até ser que você não veja uma utilidade prática para o dia a dia na cidade grande quando falamos disso. Mas este canudo pode ser muito eficiente em situações de emergência. O LifeStraw foi criado principalmente para áreas que carecem de água filtrada, mas pode ser utilizado por quem viaja para lugares remotos e não quer correr riscos de contrair algum tipo de doença ao beber água não-filtrada.
Ele é uma das invenções mais compactas e práticas. Isso porque limpa 98.9% da água, o que é uma taxa muito alta, tornando ela livre de impurezas e parasitas que podem te adoecer. Levar um desses em uma trilha, por exemplo, acaba sendo muito mais simples que levar muitas garrafas de água filtrada. Porém, ele é mais utilizado em áreas carentes de saneamento básico.
Tradutor automático
Muitas vezes a ficção imita a vida real. Mas parece que no mundo das invenções, o contrário também é comum. Em O Guia do Mochileiro das Galáxias, o peixe babel é uma espécie de dispositivo alienígena que, colocado no ouvido, faz com que se entenda qualquer dialeto extraterrestre. Embora a gente ainda não tenha contato com civilizações extraterrestres, inventaram algo parecido para que a gente se comunique aqui na Terra mesmo. Ou pelo menos para que possamos entender uns aos outros.
O Pilot promete acabar com qualquer barreira que línguas diferentes possam oferecer na comunicação. Os fones, bem parecidos com os AirPods da Apple, servem não apenas para atender ligações e ouvir músicas, como também como um tradutor automático. Então daqui uns anos, se você desconsiderar a leitura, aquele seu cursinho de inglês pode não ser mais necessário… pelo menos não se você tiver um par desses também para emprestar para a pessoa com quem você estiver conversando.
Mini Power
Nós até estamos acostumados com a ideia de Powerbanks, que ajudam a recarregar a bateria dos celulares quando não tem nenhuma tomada por perto. Eles já se tornaram quase indispensáveis para quem usa muito o smartphone, mas na Ásia há um novo conceito em crescimento: powerbanks descartáveis.
Se você estiver na rua quase sem bateria e sem um powerbank, pode simplesmente comprar um Mini Power. Geralmente a carga dessas invenções é oferecida em “horas”. Você compra de 2 a 8 horas de carga e, assim que seu celular terminar de ser carregado, você pode simplesmente jogar a peça no lixo. E sem prejudicar o meio ambiente, porque elas são biodegradáveis.
Ooho!
Nos anos 60 o plástico se tornou uma invenção acessível para todos. Ele se tornou uma parte essencial do dia a dia, mas hoje em dia, é considerado um grande vilão para o meio ambiente. A maior parte da poluição nos oceanos, por exemplo, é composta por garrafas plásticas.
Pensando nisso, a Skipping Rocks criou a Ooho! A empresa londrina estudou plantas e algas marinhas e, a partir delas, criou esse material. Uma das mais promissoras invenções do mundo moderno, que pode armazenar quase qualquer líquido. No meio ambiente ele se degrada em apenas 6 semanas, porém, a maior vantagem dele é que também pode ser consumido. Sim, você não leu errado. Você pode tomar a água ou o suco que vem dentro dele e, ao invés de jogar fora, comer a embalagem.
Pontos sem agulha ou linha
Tem gente que tem pavor de levar ponto. Outras pessoas, às vezes, simplesmente não tem acesso à socorro na hora. Mas se você se ferir, vai ter que dar um jeito de estancar o sangramento e manter a ferida fechada até encontrar ajuda.
Seja qual for o caso, o ZipStitch é uma das invenções que está aí justamente para te ajudar. Ele é mais indicado para o pessoal aventureiro que curte esportes radicais e pode estar longe do atendimento especializado por algum tempo. Mas o importante é que ele se encarrega de manter feridas não muito grandes bem fechadas, sem precisar de pontos. E pode ser a solução perfeita também para quem tem medo de agulhas.
Adesivo anti-ronco
O Snorelax promete inovar na hora de fazer você parar de roncar. Tem muita gente que sofre com o próprio ronco. E as invenções mais comuns geralmente estão ligadas a cirurgias ou outros dispositivos pouco confortáveis que você coloca no nariz ou até na boca.
O snorelax, por outro lado, é pouco invasivo. Você deve seguir as instruções e colar no maxilar de forma que ele mantenha a área estável durante a noite. Dessa forma, o adesivo supostamente vai evitar a vibração que ocasiona o barulho chato do ronco.
Ele ainda é produzido em pequenas quantidades, mas conseguiu mais de 10 vezes a mais o valor inicial que pedia para financiar o projeto no kickstarter. O que quer dizer que é possível que você veja o snorelax em grandes lojas em poucos anos.
Rodas dobráveis
Sem dúvidas a roda foi uma das maiores invenções da humanidade. Ela ajudou o ser humano a transpor grandes distâncias e a transportar coisas que, sem elas, não seria possível. Hoje em dia elas também ajudam as pessoas com dificuldade de locomoção e são muito populares entre os esportistas.
Só que por mais práticas que as rodas sejam sozinhas, o transporte delas pode ser bem difícil. Nem todo carro consegue transportar uma cadeira de rodas, por exemplo. E muita gente fica sem levar a bicicleta para outros lugares porque é meio complicado de transportar.
Mas a Revolve surgiu para mudar isso. As rodas da empresa são tão compactas que cabem dentro de uma mochila. E são também leves o bastante para que você possa transportar sem grandes dificuldades.
Projetor Touch
No mundo da tecnologia, todo mundo tenta inovar o tempo todo. E a Sony está um passo à frente desde que patenteou uma das suas invenções mais promissoras: o Xperia touch projector. O projetor portátil é super avançado e traz a tecnologia touch, a qual já nos acostumamos tanto nos tablets e smartphones, em uma perspectiva diferente.
O touch pode ser usado se conectando pelo Wi-Fi ou com cartões SD. Mas o mais importante mesmo é que ele oferece a possibilidade de aumentar as imagens que você vê no seu smartphone Android e usar o touch em superfícies muito maiores.
Quantas dessas invenções você gostaria que já fizesse parte do nosso presente?