9 teorias da conspiração que vão te deixar preocupado

O ser humano é muito curioso e, frequentemente, busca novas respostas para questões que nem sempre precisam delas. Assim surgem as teorias da conspiração. Na internet, todos os dias surgem centenas delas. Entretanto a verdade é que elas existem desde que o mundo é mundo.

Graças a nossa tendência especulativa e capacidade de imaginação, nessa lista trazemos 9 teorias da conspiração que vão te deixar preocupado. Afinal, segundo elas, todo mundo tem alguma razão para querer te enganar.

9 – Paul McCartney morreu e foi substituído

Capa de Abbey Road, onde Paul McCartney é o único a andar descalço e com um pé diferente dos colegas de banda.

Se você lê bastante sobre teorias da conspiração, já deve até ter lido essa por aí. Um dos principais membros dos Beatles teria morrido no auge de sucesso do grupo. Como não estavam muito satisfeitos com a ideia, eles supostamente teriam deixado diversas pistas de que ele foi substituído por um sósia. Entre elas:

    • Paul está descalço na capa de Abbey Road
    • Também é o único que está caminhando com o pé oposto ao dos colegas na capa do mesmo disco
    • Ele supostamente era destro e começou a tocar como canhoto de repente
  • A  capa de Sgt. Pepper’s Lonely Hearts Club Band parece um grande velório. E nele há algumas personalidades estranhas, como o ocultista Aleister Crowley.

A indústria, que lucrava muito com a banda que é provavelmente a mais famosa de todos os tempos, não podia admitir perder dinheiro. Então teria ocultado a morte do Paul McCartney original.

Só que isso é apenas uma parte da história. Paul McCartney ter morrido e um sósia assumir seu lugar foi apenas uma das muitas mudanças na formação dos Beatles. Segundo os fãs de teoria da conspiração, todos eles, inclusive John Lennon, foram substituídos em algum momento. Quando a banda terminou, nenhum dos membros fazia parte da formação original.

8 – Reptilianos

Imagem de rosto de Vladmir Putin dividida com o rosto humano e uma versão de réptil humanoide

Você sabia que tem muita gente que acredita na existência de uma raça avançada de répteis superinteligentes que se disfarçam de humanos?

Além disso, eles seriam parte de toda uma civilização complexa que vive na parte subterrânea da Terra. Acontece que eles não se limitam ao habitat deles. Muitos estão na superfície, disfarçados de humanos e de vez em quando cometem alguns deslizes.

Segundo as teorias da conspiração, reptilianos estão em todas as partes. Isto é, desde que possam alcançar alguma posição de poder.

Para eles, líderes mundiais como Barack Obama e a Rainha Elizabeth seriam reptilianos. Outros nomes como Rihanna, Jack Nicholson, Lorde e Angelina Jolie também fazem parte da raça de répteis superpoderosos.

7 – Meghan Markle é um robô

Príncipe Harry e Meghan Markle

E já que a Rainha da Inglaterra é uma reptiliana, a família dela também não poderia ser muito normal.

Não faltam teorias da conspiração que envolvam a família real: há quem diga, por exemplo, que o Príncipe Charles é um vampiro. Também tem uma outra que garante que a Princesa Diana foi assassinada a mando dele ou da rainha.

Mas a mais recente seria a teoria que Meghan Markle, que se casou recentemente com o Príncipe Harry, seria um robô. A ideia surgiu porque em um evento, o casal parecia não ter nenhuma expressão facial, exatamente como os robôs modernos. Eles aplaudiam e se moviam, mas o rosto permanecia congelado, sem piscar ou demonstrar nenhuma emoção.

6 – O homem nunca pisou na lua

Astronauta caminhando na lua

Esqueça tudo o que você aprendeu nas aulas de história. Ignore os vídeos do pouso na lua que já viu no youtube ou em documentários. Segundo as teorias da conspiração, nada disso aconteceu.

Mais ainda: além de não ter acontecido, tudo foi gravado em estúdios de Hollywood. Os planos serviam apenas para mostrar aos soviéticos como os americanos eram superiores tecnologicamente. E, claro, para distrair o povo americano da guerra do Vietnã.

A superprodução hollywoodiana também teria ajudado a angariar fundos para a Nasa, tornando ela uma superpotência tecnológica.

Mas isso é só a ponta do iceberg. Apesar de ela aparecer no céu todas as noites, tem teorias que dizem até que a lua nem existe.

5 – Brandon Lee foi assassinado pela Yakuza

Brandon Lee caracterizado como Eric Draven em O Corvo

Brandon Lee era um ator cada vez mais promissor no começo dos anos 90. Além de ser muito bom no que fazia, ele era filho de ninguém menos que o Bruce Lee, uma lenda dos filmes de artes marciais.

Aos 28 anos, Brandon estrelou o filme O Corvo, que acabou se tornando um grande sucesso da década. Apesar do ótimo trabalho, algumas cenas originais de Brandon foram cortadas e regravadas por um dublê.

Isso porque Brandon morreu em cena e muita gente acredita que, como o pai dele – que oficialmente morreu de um edema cerebral -, ele teria sido assassinado pela Yakuza.

Ninguém sabe dizer muito bem como uma bala real foi parar no tambor da arma disparada por outro ator em cena. Inegavelmente, a munição usada deveria ser de festim, como é muito comum no cinema. 

Infelizmente o ator acabou levando um tiro de verdade e, sem que a equipe notasse, a cena foi inteiramente filmada. Como ele tinha uma bolsa de sangue presa ao corpo e era um bom ator, demorou até que notassem que tinha algo de errado acontecendo.

As filmagens foram utilizadas para a investigação da morte e, mais tarde, foram destruídas e refilmadas com o dublê.

4 – A teoria da conspiração que diz que J.K. Rowling não existe

J. K. Rowling escrevendo

Se você gosta do universo de Harry Potter, essa provavelmente será uma das teorias mais tristes que você vai ler aqui.

Sabe aquela mulher simpática que você conhece como o gênio por trás do mundo mágico? Ela não existe. Quer dizer, até tem uma J.K. Rowling servindo de “imagem” de autora da série.

Surpreendentemente, porém, segundo as teorias da conspiração, toda a história de Harry Potter teria um time gigante de escritores por trás dela. A pessoa que conhecemos como autora seria apenas uma atriz muito bem paga. Quem levantou a hipótese que foi adotada por milhares de pessoas desde então foi uma cineasta norueguesa chamada Nina Grünfeld.

3 – Desafio do balde de gelo era iniciação satanista

Pessoas participando do desafio do balde de gelo

Em 2014 diversas celebridades começaram a participar do “desafio do balde de gelo”. A brincadeira consistia em jogar um balde de água gelada na cabeça, nomear outras três pessoas para fazer o mesmo e doar uma quantia em dinheiro para uma instituição que promovia pesquisas para o tratamento de uma doença neurológica.

No entanto, segundo as teorias da conspiração, tudo isso era, na verdade, apenas uma forma de ocultar a verdade por trás de um ritual de iniciação satanista. Para alguns, o balde de gelo servia como uma espécie de batismo daqueles que se comprometiam a seguir Lúcifer.

2 – Esqueceram de Mim conta a infância do serial killer de Jogos Mortais

Prints de imagens de Esqueceram de Mim e Jogos Mortais

Hollywood é cheia de histórias e tem toda uma mitologia das suas próprias teorias que merecia um post exclusivo. Mas uma das mais famosas na internet desde o lançamento de Jogos Mortais seria a de que Kevin McCallister, de Esqueceram de Mim, é na verdade o Jigsaw.

Segundo as teorias, as provas estariam em todos os lugares. Desde os tipos de tortura usados pelo Jigsaw, até as claras tendências à psicopatia que o personagem do Macaulay Culkin exibia no filme infantil.

1 – Xuxa fez um pacto com o demônio

Xuxa fazendo sinal de amor em libras

E é claro que não poderia faltar uma teoria legitimamente brasileira na nossa lista. Muita gente afirma que, para se tornar a rainha dos baixinhos, a Xuxa fez um pacto com o demônio.

As evidências estariam não apenas nos seus discos que, se tocados ao contrário, trariam cânticos de louvor ao diabo, como também na Boneca da Xuxa. Além disso, a boneca seria uma precursora da Annabelle e se moveria sozinha por aí, possuída por alguma força do mal.

Entre outras provas estariam alguns sinais de mão e mensagens subliminares nos programas de televisão, incluindo o incêndio que tomou conta do programa Xuxa Park em 2001.

E você, acredita em alguma dessas teorias da conspiração, ou acha que são apenas histórias para deixar o mundo mais interessante do que ele realmente é?