Não há quem nunca tenha ouvido falar sobre o monstro Frankenstein. Você sabia que esta foi a primeira história de ficção científica criada no mundo? Pois é, a obra nasceu no ano de 1816.
O romance que conta sobre Victor Frankenstein e o grande monstro que ele mesmo construiu em seu laboratório foi escrito por Mary Shelley.
Parece inacreditável, mas a jovem deu vida a este que é um dos maiores clássicos de todos os tempos ainda aos 19 anos de idade.
A História Original de Frankenstein
Influência pelas histórias de fantasmas, a jovem inglesa escreveu o romance, que também recebe o nome de Prometeu Moderno, em uma noite de insônia.
Toda a história é narrada através das cartas escritas pelo Capitão Robert Walton para sua irmã enquanto procurava por um caminho para atravessar o Polo Norte.
A embarcação de Walton acaba se atracando no gelo quando o mar se congela. É aí que a criatura é apresentada ao mundo. A tripulação no navio avista um grande monstro sendo puxado em um trenó. Não demorou para que o mar se agitasse e o barco voltasse a se movimentar perdendo a criatura de vista.
Logo outro grande personagem nos é apresentado, Victor Frankenstein, o famoso doutor moribundo surge navegando em uma pequena balsa e é resgatado por Walton.
Se você estava curioso para descobrir porque é que o capitão é quem narra a história e como ele sabe tudo sobre a aberração mais famosa de todos os tempos, não precisará mais esperar.
As revelações de Victor Frankenstein
O alquimista maluco revela para Walton toda a sua história. A começar sua infância e juventude autodidata em Genebra e seu enorme interesse pelas ciências naturais.
A história fica mais intrigante quando Victor revela ter através de muitos estudos descoberto o segredo da geração da vida. Os detalhes sobre como isto ocorreu ou quais os segredos que haviam sido descobertos não foram revelados. Porém, Frankenstein acaba por contar a respeito do seu empenho na criação de um ser humano gigante.
O monstro
Ainda nos relatos feitos ao capitão Walton, Victor Frankenstein revela ter conseguido criar um ser após dois anos de ferrenha dedicação.
Aqui um detalhe importante precisa ser deixado claro, a criatura na verdade nunca recebeu um nome de seu criador. O monstro ficou conhecido como Frankenstein depois de sua fama nos cinemas.
Mas o que aconteceu quando a obra do alquimista se tornou completa?
De acordo com a história, a obra não saiu exatamente como o planejado. Com o passar do tempo, Victor se cansou de sua criatura, a abandonou e voltou de Ingolstadt para sua cidade natal, Genebra.
Como você sabe bem, o homem gigante não gostou nada da atitude de seu inventor. Por causa disso, acabou se rebelando.
A busca pela criatura
Algum tempo depois de ter abandonado o seu grande projeto, Victor recebe a notícia do assassinato de seu irmão. Mesmo com a condenação de uma empregada da família pela morte, o alquimista sabia que aquilo era obra de seu próprio monstro.
A culpa o atormentou tanto que ele se sentiu impulsionado a procurar pela criatura e por um fim nesta história toda.
Depois de escalar o Monte Grande, a maior montanha da União Europeia, o grande monstro acaba sendo encontrado.
O encontro de Victor com o monstro
As narrações do capitão Walton contam que o doutor acabou sendo surpreendido pelas capacidade intelectuais de sua obra.
O próprio monstro foi quem revelou todo o seu caminho até chegar a montanha. Ele havia fugido do laboratório e ido habitar uma floresta próxima. Neste local aprendeu a sobreviver se alimentando de frutas e vegetais.
Depois de ser escorraçado pelos visitantes da floresta, a criatura se aproxima e observa uma família simples que vivia na região. Neste tempo, acaba conseguindo aprender a fala e até a escrita.
Um dia decide se aproximar e mais uma vez é maltratada por ser uma aberração. É aí que sua revolta começa a se manifestar.
Com ódio do homem que a criou, o monstro resolve se vingar de Victor Frankenstein. Para isso acaba matando o seu irmão e colocando a culpa em uma empregada querida.
O pedido feito a Frankenstein
De acordo com as cartas a aberração exigia que seu criador projeta-se para ele uma fêmea para que ele não vivesse mais solitário. Se isso não fosse feito, ele aterrorizaria a humanidade.
Com medo, Victor resolve atender ao pedido. Porém, com o passar do tempo começa a temer que uma grande raça de monstros venha a se desenvolver e que se volte contra ele.
A decisão de ir contra a vontade de sua criatura o custou um preço muito alto, incluindo a morte de sua mulher, que foi estrangulada pelo monstro na lua de mel.
A caçada que leva ao fim da história
Revoltado com os feitos de sua obra, Frankenstein decide perseguir e exterminar a criatura.
Foi durante esta jornada que Victor conheceu o capitão Walton, graças a este encontro a história foi contada.
Infelizmente o alquimista acaba falecendo ainda na embarcação devido a sua idade avançada e a tamanho exigência de sua cruzada até ali.
O capitão então encontra o grande monstro aos prantos diante do corpo de seu criador.
Mas agora, a própria criatura revela, não a mais com o que se preocupar, pois os seus crimes terminam juntamente com a vida de Frankenstein.
O Tremendo Sucesso da história de Frankenstein
Apesar de não ser seu nome verdadeiro o monstro acabou se tornando famoso como Frankenstein, o sobrenome de seu criador.
O sucesso da obra foi tamanho que em 1910 ela se tornou uma peça de teatro. Não demorou para que surgisse o primeiro filme. Em 1931 a Universal Picture lança a história de Frankenstein no cinema pela primeira vez.
De lá para cá o monstro Frankenstein apareceu em seis projetos cinematográficos de sucesso. O o mais recente destes lançados foi 2015 em uma da história que recebeu o nome de Victor Frankenstein. Você pode conhecer o trailer ao assistir o vídeo acima.