Você conhece algum dos animais australianos típicos? Com certeza você já ouviu falar ou mesmo assistiu aos filmes de cangurus. Sim, este é um dos animais de nossa lista.
Porém, além dos tão famosos cangurus, a Austrália é recheada de animais diferentes e naturais especialmente de sua região.
Além dos já citados, o ornitorrinco, o coala, o cisne negro, o demônio da Tasmânia entre vários outros bichinhos famosos são animais australianos.
Aqui você conhecerá 10 espécies curiosas típicas deste país.
1 – Canguru
Estes animais vivem em desertos na Austrália e são caçados com frequência devido a beleza de sua pele e ao sabor de sua carne.
Os Cangurus são animais grandes, chegando a até 2 metros de altura e podendo pesar 85 kg. Estes mamíferos são do gênero marsupiais, por isso, seus filhotes nascem ainda embriões e é necessário que fiquem por um tempo em uma espécie de bolsa na mãe canguru para que terminem de se desenvolver.
Habituados aos desertos, preferem sempre regiões de planícies e possuem uma alimentação vegetariana, comendo basicamente frutas e vegetais.
2 – Coala
Estes animais australianos são uma fofura não é mesmo?
Infelizmente os coalas lutam constantemente contra a extinção desde que os ingleses colonizaram a sua região. Tudo piorou ainda mais quando uma DST começou a se espalhar entre a espécie.
Assim como os cangurus, estes animais pertencem ao gênero Marsupial, ou seja, são pouco desenvolvidos quando nascem.
Dentre seus hábito curiosos, se destaca o de abraçar árvores, em especial eucaliptos. De acordo com os cientistas, os coalas fazem isso para regular a temperatura do corpo.
Fica a dica vinda dos coalas, abraçar uma árvore pode te fazer sentir refrescado.
3 – Demônio da Tasmânia
Você se lembra do Taz? O famoso personagem de Looney Tunes foi inspirado em um dos típicos animais australianos.
Apesar de fisicamente o desenho não ter o reproduzido tão bem, o marsupial australiano teve o seu temperamento bem demonstrado no desenho.
Esta espécie possui hábitos noturnos, raramente sendo vista tomando banhos de sol. Solitários e comilões, se alimentam de quase tudo, aves, sapos, répteis, cordeiros, carcaças, tudo o que conseguirem capturar.
4 – Ornitorrinco
Você também deve conhecer este animal de uma animação infantil. Já assistiu Phineas e Ferb? Lembra de Perry o Ornitorrinco?
Estes animais australianos são curiosos por serem mamíferos que botam ovos. Além desta, várias características interessantes são apresentadas nestes animais.
Ornitorrincos possuem hábitos semi-aquáticos, comendo crustáceos, insetos e vermes. A digestão deles é um pouco incomum, pois não apresentam estômago.
Alguns aspectos de sua aparência lembra uma ave, estes mamíferos possuem bicos. Os seus bico são super sensíveis, sendo capazes de identificar campos elétricos. Estes animais conseguem caçar mesmo sem que seus olhos, nariz e orelhas estejam funcionais.
5 – Cisne Negro
Com certeza você já ouviu falar destas famosas aves australianas. Apesar de sua beleza, que a tornou parte de vários folclores, muitas vezes os cisnes negros são utilizados como animal de proteção. Parentes dos gansos, algumas dessas aves podem apresentar um comportamento agressivo.
Esta é a ave oficial do estado da Austrália Ocidental. Estes animais se alimentam de plantas aquáticas. Devido ao seu hábito de balançar as águas em busca por alimentos, eles podem acabar sendo considerados pragas por enlamear os lagos e prejudicarem a vida aquática.
6 – Vombate
Mais um Marsupial dentre os animais australianos. As fêmeas desta espécie possuem uma bolsa semelhante a dos cangurus para alojar seus filhotes recém nascidos.
Os maiores mamíferos escavadores do mundo são raramente vistos fora de suas tocas. Seus dentes e suas patas são habitadas para seu estilo de vida escavador e noturno.
Herbívoros com o metabolismo absurdamente lento, esses animais chegam a dormir 16 horas por dia.
7 – Dingo
Parecem animais fofos não é mesmo? Mas estes cães são perigosíssimos.
Os Dingos já sobrevivem a mais 5 mil anos, tendo desenvolvido várias ferramentas de caça. Dentre elas o seus dentes extremamente afiados, sua cabeça que gira a até 180 graus e seus pulsos avançados são os que chamam mais atenção.
Mais de 170 espécies fazem parte de sua dieta. Na Austrália essa espécie de cachorro é considerada uma praga, pois é um grande destruidor de rebanhos.
8 – Equidna
Talvez você nunca tenha ouvido falar destes animais australianos, mas lá, em seu país de origem, as equidnas são bem famosas, estão até no verso da moeda de 5 centavos.
Está é mais um espécie de mamífero que põe ovos. Com uma aparência que lembra um ouriço, estes animais possuem o corpo coberto por espinhos. Este recurso é frequentemente usado como proteção.
Assim como o tamanduá, possuem uma língua bem desenvolvida para captura de formigas e cupins.
9 – Cacatuas
Difícil não se encantar com a beleza e com o temperamentos dessas aves. As cacatuas são animais tipicamente australianos de um temperamento extremamente esperto e brincalhão.
Suas penas coloridas, seu topete bem empinado para cima e seu bico que lembra um papagaio, dão a ela uma aparência diferenciada.
Além dos sons que emite costumeiramente, as cacatuas são ótimas em aprender truques como pegar coisas e até mesmo abrir gaiolas.
10 – Quokkas
Este é mais um dos animais australianos ameaçados de extinção por estarem ficando sem seu habitat natural.
Muito turistas curiosos procuram pelos Quokkas para fotografá-los devido a seu aparente sorriso característico.
Também do gênero marsupial, estes animais lembram pequenos ratos fofos, possuem até 40 cm, uma cor marrom acinzentada e um rabinho alongado.