15 animais que o ser humano salvou da extinção

Você já ouviu falar de alguma espécie que foi salva da extinção? Geralmente ouvimos muito falar sobre animais ameaçados pelo desaparecimento, entretanto, temos pouco acesso às histórias das vitórias na luta humana pela salvação de algumas espécies.

Apesar de sermos quase sempre culpados pela destruição do reino animal e, por isso, não merecermos mérito algum em relação aos animais salvos, essas histórias merecem ser contadas.

Sendo assim, através desta lista você conhecerá brevemente 15 casos de espécies de animais que foram salvas da extinção.

1 – Mico-Leão-Dourado

Durante o século XX a população de micos-leões-dourados quase se extinguiu. Para evitar o desaparecimento completo da espécie, durante a década de 1980 diversas ações de preservação foram tomadas.

Felizmente a espécie se recuperou com sucesso e já habita novamente as florestas tropicais brasileiras.

2 – Baleia Jubarte

As baleias jubarte foram caçadas até quase que desaparecessem por completo. Como sua criação em cativeiro não é possível, preservar a espécie foi um grande desafio. Graças a proibição e ao controle da caça foi possível esses animais da zona de risco.

3 – Bongo Oriental

A situação do bongo oriental é ainda um tanto quanto complicada. Depois de ter quase entrado em extinção devido a forte caça ilegal da espécie e ter levado mais de uma década para sair da zona de risco, ainda hoje a maior parte dos animais da espécie vivem em cativeiro.

4 – Rã dourada

A rã dourada não apenas enfrentou a perda de seu habitat, como foi brutalmente destruída por contaminação por quitridiomicose. Neste caso a manutenção da espécie dependeu especialmente da reprodução em cativeiro, onde elas se encontravam protegidas contra a doença;

5 – Águia-careca

Um dos mais importantes símbolos para os norte americanos, a águia-careca quase que desapareceu por completo na região dos Estados Unidos. Acredita-se que o grande responsável tenha sido o pesticida DDP.

Porém, graças a fortes ações de preservação por parte do governo a população pode ser restaurada.

6 – Oryx Árabe

Este antílope africano chegou a sumir por completo da vida selvagem durante as décadas de 1960 e 1980. Graças aos esforços humanos a espécie pode ser recuperada. Apesar de ainda se encontrar na zona de risco, a situação do oryx árabe é controlada.

7 – Tartaruga-mordedora do rio Bellinger

Essa espécie de tartarugas enfrentou grandes desafios enquanto lutava pela sobrevivência. Além de terem que sobreviver a um novo predador e de dividirem seus alimentos com ele, grande parte da população foi infectada por uma doença mortal.

Os cientistas salvaram apenas 17 unidades saudáveis e a partir delas trabalharam a preservação da espécie.

8 – Bisão europeu

O bisão é o maior animal terrestre da Europa. A caça a esses animais ocorre desde a era paleolítica, entretanto foi fortemente intensificada durante o século XX, o que levou ao desaparecimento da espécie.

A partir de 12 desses animais encontrados em zoológicos e dos esforços impelidos pelo biólogo Heinz Heck, a população de bisões foi reconstruída.

9 – Cavalos Selvagens da Mongólia

A história da preservação dos cavalos selvagens da Mongólia é bem similar a contada anteriormente. Eles foram restituídos a natureza graças à reprodução em cativeiro.

10 – Lince Ibérico

No início do século XXI esta espécie viveu um momento extremamente crítico. A situação, que ainda é bastante preocupante, só se tornou melhor graças aos esforços de diversos países europeus que se moveram em prol da preservação.

11 – Rato Leporillus conditor

Esses ratinhos exclusivamente encontrados na Austrália chegaram muito perto da extinção. A espécie, também conhecida por rato arquiteto, foi salva graças a planos de preservação.

12 – Panda Gigante

Os pandas gigantes são criaturas incrivelmente fofas, infelizmente eles também chegaram bem próximos do desaparecimento. Apesar de ainda se encontrarem em zona de risco, a situação da espécie tem se tornado cada vez melhor.

13 – Rinoceronte de Java

Infelizmente a caça aos rinocerontes de java tem destruído a espécie. Ainda hoje em dia, depois de diversas medidas de conservação implementadas, mesmo escapando da extinção, eles permanecem em risco.

14 – Gnu de Cauda Preta

Se não fossem os planos de conservação, com certeza os gnus de cauda preta já teriam desaparecido para sempre. A espécie, que já se encontra em risco de extinção a algum tempo, tem sido alvo de medidas protetivas, em especial nos parques naturais na Tanzânia, onde habitam.

Atualmente um número razoável de unidades é encontrado, espera-se que esta população volte a desenvolver-se com o tempo.  

15 – Milhafre Real

A população dessas aves sofreu um grande declínio. Tal fato ocorreu principalmente por envenenamento e por electrocussão, graças ao crescimento exponencial das cidades.

Felizmente, nos últimos anos a espécie voltou a se desenvolver, não só evitando a extinção como também saindo da zona de risco, o que foi uma imensa vitória.