Vamos ser sinceros, as brincadeiras de antigamente eram muito mais saudáveis do que as que temos hoje em dia. As crianças chegavam da escola ansiosas para sair e brincar com os amigos, na rua de casa a vizinhança se divertia junta, e enquanto brincava desenvolvia fortes laços de amizade.
Cada dia era uma nova aventura. As disputas eram saudáveis e no fim das contas a brincadeira era muito importante que todo o resto.
Se você nasceu nos anos 90, sabe bem do que estamos falando. Naquela época a coisa era diferente. Nenhuma mãe tinha medo de deixar seus filhos brincarem na rua, e as crianças não tinham tanta tecnologia, por isso, inventavam o próprio passatempo.
E não pense que faltava coisa para fazer. A infância dos anos 90 era regada de muita alegria. Com pouco se fazia muito, a imaginação era o melhor brinquedo.
Que tal conhecermos algumas brincadeiras daquela época?
1 – Bolinha de gude
As bolinhas de gude viraram febre entre as crianças dos anos 90. Os meninos faziam coleções gigantes, e quem tinha a maior coleção, ganhava destaque na roda de amigos.
A brincadeira é simples. Basta desenhar um triângulo no chão e colocar dentro dele algumas bolinhas. Agora, posicionado a uma certa distância, o jogador deve usar outra bolinha para remover uma daquelas que estão dentro do triângulo. A bolinha removida é então conquistada.
Vence quem tiver mais bolinhas no final.
2 – Coelhinho sai da toca
Coelhinho sai da toca é uma competição saudável e super divertida. Essa é uma daquelas brincadeiras perfeitas para quem tem uma grande turma de amigos.
Para começar, pares de pessoas devem dar as mãos, formando a toca. Alguns jogadores devem ficar dentro das tocas, enquanto outros ficam espalhados entre elas.
Quando alguém disser “coelhinho sai da toca” os coelhinhos devem sair da toca e juntamente com os que estão “perdidos” tentar achar um novo abrigo.
No final, quem ficar sem toca, é eliminado.
3 – Seu mestre mandou
Se você nunca brincou de seu mestre mandou, não sabe o que está perdendo. Você não precisa do mundo virtual para se divertir, basta fazer tudo aquilo que o mestre mandar.
A brincadeira consiste em obedecer a ordem de um dos jogadores, o mestre. Todos os participantes devem cumprir com exatidão a ordem do mestre. Aqueles que não o fizerem serão eliminados.
4 – Corrida de saco
Corrida de saco era quase tradição nas festinhas infantis dos anos 90. Só quem já tentou correr pulando em um saco sabe o tamanho do desafio.
As crianças devem adentrar um saco e se posicionar na linha de largada. Assim que receberem o comando, devem correr em direção a chegada. Quem alcançar o fim primeiro, vence.
Tente não cair pelo caminho!
5 – Elefante colorido
Se você nunca brincou de Elefante Colorido, não teve uma infância completa. Essa é uma daquelas brincadeiras que fazem as tardes passarem em um piscar de olhos.
A ideia é muito simples. Sempre que alguém disser uma cor, todos devem procurar por objetos correspondentes. Não importa no que você irá encostar, desde que seja da cor descrita.
Quem não encontrar nada será eliminado.
6 – Fui à feira
Para vencer no Fui à feira é preciso ter uma ótima memória. A cada rodada o desafio se torna ainda maior!
O primeiro participante deve dizer o que foi à feira comprar e os demais devem repetir o que foi dito anteriormente sempre adicionando um novo item.
Acredite, não será tão fácil se lembrar do primeiro depois do décimo.
7 – Passa anel
Você já brincou de passa anel? Mais uma das inesquecíveis brincadeiras dos anos 90. Passa anel é fácil e dá para brincar em qualquer lugar.
Um participante deve posicionar um objeto (anel) entre as palmas das mãos. Este jogador deve passar suas mãos por entre as mãos das demais crianças, escolhendo entre elas, uma para quem passará o anel.
Feito isso, deve escolher um outro participante, o qual deve adivinhar com quem está o objeto. Se este acertar, ele será o próximo a coordenar.
8 – Cobra cega
Cobra cega era sempre motivo de muitas risadas, para quem não estava com os olhos tapados, é claro.
O participante no papel de cobra cega deve ter os seus olhos completamente vendados. Sem visão, ele deverá procurar e capturar um outro jogador. Quem for pego se tornará a nova cobra.
A dica é que sempre se procure um lugar seguro para brincar, afinal, um dos participantes simplesmente não estará enxegando nada.
9 – Jogar pião
Se você nasceu nos anos 90, com certeza deve se lembrar do pião. Talvez as crianças de hoje em dia não fossem gostar, mas todo garoto daquela época sonhava em ter o seu.
Puxar o barbante e vê-lo girar era algo extremamente divertido. Aquele que girasse por mais tempo era o vencedor!
10 – Amarelinha
Vamos fechar a nossa lista com um clássico. Sem dúvidas você conhece a Amarelinha, nem que seja apenas de ouvir falar.
O jogo consiste em um desenho no chão, determinando onde os pés do participante devem ser colocados. Vence quem passar por todos os desafios e chegar ao céu.
Você precisará de muito equilíbrio e boa mira!