Quer saber qual é o carro mais rápido do mundo? Você faz ideia de quão rápido é um carro hoje em dia? Tem noção de como é a briga entre as montadoras para definir quem deterá o próximo recorde?
Verá tudo isso e muito mais neste artigo. Ao final, ainda vai ficar sabendo o que o futuro guarda para esse mercado mega luxuoso.
Nessa lista, você não verá carros com turbinas gigantes que mais parecem foguetes e chegam próximos à velocidade do som. A razão disso, é que aqui só serão considerados carros feitos para produção, carros que você pode comprar. Ao menos em tese.
1 – KOENIGSEGG AGERA RS: 447,4 km/h
Atual detentor do recorde do Guinness Book desde 2017, essa máquina fez jus ao título de carro mais rápido ao alcançar fantásticos 447,4 km/h. Será que dá pra abrir a janela?
A montadora Suêca teve que fechar vários quilômetros de uma rodovia em Las Vegas para provar à equipe do Guinness seu feito seguindo todo o protocolo oficial.
2 – HENNESSEY VENOM GT: 434,5 km/h
Este veículo monstruoso teve seu recorde quebrado pelo número 1 dessa lista. Mesmo assim, sendo esse o primeiro carro de produção dessa empresa que antes fazia modificações em outros carros. Ter sido o carro mais rápido do mundo por algum tempo, foi uma realização e tanto.
No entanto, esse feito nunca foi reconhecido pelo Guinness. Acontece que o procedimento padrão é medir a velocidade do veículo em duas direções opostas, e fazer uma média para avaliar a influência do vento.
Infelizmente, o Venom GT só mostrou suas garras em uma direção, provavelmente devido a dificuldade de se fechar uma rodovia quando não se tem uma pista de teste.
Além disso devido a Hennessey ser uma empresa pequena, esse monstro é praticamente montado a mão. O que quase o desqualifica como carro de produção.
Ainda assim, isso não fez a estreante desistir, ela tem uma surpresa preparada para o próximo ano. Mais sobre isso no fim da lista.
3 – BUGATTI VEYRON SUPER SPORT: 431,4 km/h
Esse sim foi o último proprietário do título do Guinness por 7 anos.
Vindo da fabricante de carros de luxo ultra rápidos mais tradicional, e fruto de uma saga complexa e quase frustrada em que uma Bugatti, recém comprada pela VW, tinha o objetivo único de obter o título de carro mais rápido. Nasce o Veyron versão Super Sport.
O recorde foi obtido com a primeira versão do Veyron em 2005, mas perdido para o SSC Aero em 2007. De volta a mesa de planejamento a Bugatti recuperou o título com essa maravilhosa versão em 2010.
Apenas 30 unidades foram produzidas, dessas, apenas 5 sem limitador de velocidade e idênticas a versão recordista.
4 – BUGATTI CHIRON: 420 km/h
Custando 2,6 milhões de dólares, apenas 500 unidades do novo modelo da Bugatti foram fabricadas.
O Chiron é um trabalho de mais de dez anos que aparentemente teria falhado, por não bater o recorde do seu irmão mais velho que tomou nosso número 3.
Sem pânico, na verdade sua velocidade é limitada eletronicamente. E tudo indica que assim como o último Veyron, que foi uma versão do original, a Bugatti está preparando uma versão do Chiron que pode chegar ao topo dessa lista.
5 – SSC ULTIMATE AERO: 412 km/h
O carro que roubou o recorde do Veyron original deteve o título de 2007 a 2010.
Produzido completamente sem ajudas eletrônicas ao motorista como freio ABS ou controle de tração, a idéia era construir um carro para motoristas ultra talentosos.
Não pense que a SSC já desistiu do recorde! Mais sobre isso ao fim da lista.
6 – SALEEN S7 TWIN TURBO: 399 km/h
Uma das poucas menções na lista que nunca deteve o recorde de carro mais rápido.
Quando a Saleen lançou no mercado a versão Twin Turbo do S7 que alcança a velocidade que o fez entrar nesse hall em 2005, o Veyron original já estava se estabelecendo como recordista bem acima dos 400 por hora.
Nada a se envergonhar, estamos falando de 0 a 100 km, em 2,8 segundos. O S7 além de lindo é um monstro.
7 – KOENIGSEGG CCR: 389,5 km/h
A Koenigsegg já deteve o recorde antes do Agera, com essa máquina, em 2004.
Infelizmente para a montadora sueca, o recorde só se sustentou até 2005. Quando o CCR foi ultrapassado pelo Veyron.
Bola pra frente! Como pudemos ver, isso não desanimou a atual detentora do recorde.
8 – MCLAREN F1: 387,9 km/h
Você já teve um hot wheels dessa belezura que deteve o título de carro mais rápido por mais de dez anos!
De 93 a 2004 a McLaren reinou soberana. Vale lembrar que esse foi o primeiro carro de estrada dessa equipe de fórmula 1.
A máxima “Faça certo de primeira” foi levada a sério pela montadora. Além de ter sido o carro mais rápido do mundo, o F1 talvez seja o carro mais visualmente marcante do século passado.
Menção Honrosa – TESLA ROADSTER: 402 km/h
Se a empresa de Elon Musk provar ao Guinness suas afirmações, teremos o primeiro carro 100 % elétrico nesse top 10.
Caso você ainda não tenha notado o quão relevante isso é, o Roadster além de mais econômico e barato que qualquer outra entrada da lista, terá uma autonomia de quase 1000 km.
Esse com certeza é o precursor de uma nova era. Tudo indica que na próxima década veremos carros elétricos ultrapassarem todos os limites.
Bonus – Um olhar para o futuro.
A corrida para os 480 km/h já começou e pelo visto a Koenigsegg novamente não manterá o recorde por muito mais de um ano.
Veja esses 2 carros já em desenvolvimento que tomarão lugares nessa lista caso a palavra de suas montadoras valha alguma coisa.
1 – HENNESSEY VENOM F5: 484,4 km/h
Esse carro já apresentado é a aposta para 2019.
De acordo com sua montadora é capaz de alcançar estarrecedores 484,4 km/h.
A produção está em estágio avançado, falta só lançar o carro no mercado e chamar a equipe do Guinness.
2 – SSC TUATARA: 480 km/h
O sucessor do Aero também promete entrar na briga ano que vem. Tomando seu nome de um réptil neozelandês conhecido por ter o desenvolvimento molecular mais rápido do mundo animal.
Esse futuro monstro também está correndo para alcançar a marca dos 480. Depois de ter sido anunciado em 2011, a produção desse carro estará finalmente começando ano que vem.
2019 promete.
Uma versão especial do Chiron da Bugatti, uma das mais tradicionais empresas do ramo, a nova aposta da SSC, que também já deteve o título, ou o Venom F5, da estreante Hennessey. Quem entrará pras páginas do Guinness?