Descubra quais são as 10 cidades mais altas do mundo. Você ficará surpreso com o quão alto essas pessoas estão acostumadas a viver.
As altas altitudes proporcionam alguns desafios para nós. Para começar há uma menor pressão atmosférica e portanto uma concentração reduzida de oxigênio disponível para respiração. Além disso, as temperaturas tendem a ser mais baixas mesmo com a maior incidência de raios solares.
É bem provável que você se sinta um pouco mal ao visitar pelo primeira vez as cidades desta lista, mas nada que faça não valer a pena o passeio
10 – Yelchang – Índia – 4556 m
Em décimo lugar a cidade de Yelchang localizada no estado de Jammu e Caxemira, o estado mais setentrional da Índia.
A região é administrada pelo Paquistão e pela China e o ponto turístico mais próximo é Lamayuru, um mosteiro budista tibetano.
9 – Takh – Índia – 4568 m
Bem próxima a Yelchang, Takh é um povoado pertencente a Caxemira, também parte do estado de Jammu e Caxemira.
8 – Kurgiakh – Índia – 4568 m
Próximo ao vale de Takh, está a província de Kurgiakh, a mais alta aldeia permanente da região. Chegar até lá é um desafio, já que o acesso se restringe a um trekking de Lamayuru Padum Darcha passando por Zanskar uma famosa região de cordilheiras indiana.
7 – Pagri – China – 4600 m
Localizada na cabeceira do Vale do Chumbi está Peagri, a segunda cidade mais alta da China e uma das cidades mais altas do planeta.
Por estar situada em região propensas a desastres naturais Pagri tem dificuldades em desenvolver seu comércio. A região é rica em minerais, animais selvagens e plantas.
A temperatura média da região é de aproximadamente -0,2 graus celsius.
6 – Tanggulashan – China – 4587 m
Além de ser uma das cidades mais altas do mundo, Tanggulashan se destaca por ser o único território chinês administrado por três prefeituras.
A região é escassamente povoada, apresentando uma população de menos de 2000 pessoas que vivem em aldeias ao redor da rodovia Golmud- Lhasa e do corredor ferroviário.
A respeito do clima, temos um local de invernos longos e secos e verões bem cursos e frescos.
5 – Ukdungle – Índia – 4659 m
Há mais de 4600 metros acima do nível do mar, em território indiano está localizado Ukdungle, um complexo militar. Esse é um dos pontos mais altos do estado de Jammu e Caxemira no norte da Índia.
A região habitada não passa de uma área de 40 por 70 metros quadrados pertencente ao distrito de Leh.
4 – Colquechaca – Bolívia – 4692 m
Colquechaca é a capital da província de Chayanta. Localizada a 171 km ao norte da cidade de Potosí é referência em mineração em seu país. A medida que seus minerais são valorizados pessoas e empresas do mundo inteiro migram para região em busca de trabalho.
Entretanto, desconsiderando a população flutuante, o seu número de habitantes não passa de 4000 pessoas.
3 – El Aguilar – Argentina – 4895 m
Em terceiro lugar entre as cidades mais altas do mundo, temos a argentina El Aguilar. Parte do Altiplano argentino, localizado no norte da província de Jujuy, apresenta uma população de cerca de 3655 habitantes, tendo sofrido uma redução de quase 90% desde o censo anterior.
A economia se baseia quase que completamente na mineração, já que a região é rica em chumbo, zinco e prata.
O clima geralmente é bastante frio e seco e a incidência dos raios solares é altíssima.
2 – Wenquan – China – 5019 m
Nosso segundo lugar fica com a cidade mais alta da China, Wenquan. A região pertence a província chinesa de Qinghai e apesar de não ser legitimamente uma cidade, o assentamento é reconhecido em destaque entre as cidades localizadas em maior altitude.
A região foi construída em 1955 próxima a rodovia nacional China 109, principal caminho para o Tibet. O local é habitado por pequenos povoados.
1 – La Rinconada – Peru – 5100 m
A cidade mais alta do mundo é La Rinconada no Peru. Localizada na Província de San Antonio de Putina, região de Puno, a cidade conta atualmente com uma população de cerca de 30000 habitantes, tendo passado por um grande crescimento nas últimas décadas.
Com temperaturas frias durante todo o ano, o clima na região se caracteriza por verões curtos e úmidos e longos e secos invernos.