Os cães são famosos por serem os melhores amigos do homem. Esses animais que são domesticados há mais de 500.000 anos já se tornaram parte da família dos humanos.
Brincalhões, divertidos e carinhosos eles alegram as casas, distraem as crianças, fazem companhia aos idosos e o contato com esses animais pode até prevenir doenças.
É difícil resistir a essa carinha não é mesmo?
Os cães são os animais domésticos mais populares do mundo, mas ainda há algumas curiosidades sobre eles que você provavelmente não conhece.
1 – Possuem Impressão Digital
Os cães se diferenciam através do focinho. Além de fofos os narizinhos dos cães são únicos e servem para eles como uma identidade pessoal.
É isso mesmo, não há nenhum cachorro no mundo com o focinho igual ao de outro. As linhas dos focinhos variam de formas, sendo que em cada um deles elas possuem um formato próprio e exclusivo.
2 – Os cães transpiram
Como não notamos, muitas vezes passamos a achar que esses animais não liberam suor. Porém, ao contrário do que se pensa, os cães são sim capazes de transpirar.
As suas células responsáveis pela liberação de calor estão presentes na língua e na almofadinha de suas patas.
Geralmente depois de se exercitarem muito, os cães apresentam um comportamento ofegante, liberando o calor pela boca.
Além disso podem surgir marcas de patinhas pelo seu caminho, isso ocorre devido ao calor sendo lançado fora através das patas.
3 – Enxergam Colorido
Com certeza você já ouviu falar que os cães enxergam em preto e branco. Isso não é verdade.
Apesar de não serem capazes de ver tantas cores como os humanos, esses animais são sim capazes de distingui-las.
A grande diferença entre a visão humana e a visão canina tem relação com o número de cones, um conjunto de células especiais do olho responsáveis pela visão das cores.
Cachorros possuem apenas 2 cones, enquanto nós possuímos 3. Essa estrutura a menos faz com que os cães tenham dificuldades em diferenciar alguns tons, principalmente o verde e o vermelho.
4 – Emitem Expressões Faciais
Muitas pessoas possuem o hábito de conversar com os animais de estimação, o que a maioria não sabe é que os animais respondem a esses estímulos.
Os cães possuem mais de 100 expressões faciais diferentes e usam elas para comunicar suas emoções.
Mexer as sobrancelhas e levantar as orelhas quando veem um estranho, balançar o corpo quando estão relaxados, desviar o olhar para aliviar a tensão, arregalar os olhos quando se sentem ameaçados são só alguns exemplos.
5 – Dão voltas antes de dormir
Esse comportamento é herdado dos seus ancestrais lobos. O ato de dar voltas permite que eles enxerguem tudo ao seu redor e notem caso algum predador esteja próximo.
Mesmo que os cães não estejam mais expostos a esses riscos, eles estão programados genéticamente para isso.
Outra explicação para esse comportamento é a necessidade de sentir a direção do vento.
Em dias quentes esses animais costumam deitar com o nariz em direção ao vento, e em tempos mais frios, deixam as costas para serem refrescadas primeiro.
6 – Os cães sonham
Stanley Coren, professor da Universidade de Colúmbia Britânica no Canadá escreveu um livro chamado “Os cães sonham? Quase tudo que o seu cão gostaria que você soubesse”.
De acordo com Coren esses animais sonham de dois a três minutos todas as vezes que dormem.
Mas o que os cães sonham?
Os sonhos caninos envolvem as coisas de seu dia a dia. Na maioria das imagens formadas enquanto dormem, os cachorrinhos estão correndo, brincando com os donos, pegando a bolinha, fazendo as coisas que mais gostam.
7 – Correm depois do banho
Se você já deu um banho em um cachorro, então já testemunhou a correria e a alegria deles depois de serem lavados.
Existem três motivos principais pelos os quais os cães apresentam esse comportamento.
O primeiro deles é o alívio pelo fim do processo de banho. Alguns desses animais odeiam tomar banho. Muito deles são hiperativos e não suportam ficar tanto tempo parados.
Outro motivo é o fato de ainda se sentirem molhados, o ato de correr é uma tentativa de se secar.
O terceiro motivo é o mais interessante. Depois do banho eles estranham o próprio odor e correm em busca de conseguir seu cheirinho de volta.
8 – Sentem cócegas
Dependendo do carinho que recebem os cães costumam movimentar o corpo todo, mexer as patinhas e até mesmo sair correndo.
A verdade é que assim como os humanos, esses animais sentem cócegas.
As cócegas são excitações nervosas, apesar de ocorrerem de forma diferente no cérebro humano e no canino, elas provocam respostas similares de fuga.
No cachorro a barriga é a região mais sensível, possuindo uma pele mais fina. Por isso muitas vezes ao acariciá-la o animalzinho costuma sentir muitas cócegas.
9 – Sacodem os brinquedos
Os cães são animais brincalhões e adoram seus brinquedinhos. Muitas vezes eles os pegam com a boca e sacodem a cabeça balançando o objeto.
Um dos motivos para esse comportamento são os hábitos selvagens herdados dos lobos. Os brinquedos passam a ser como presas e os cães sacodem os objetos para demonstrar superioridade.
Além disso, esses movimentos divertem os bichinhos e fazem com que eles liberem a energia acumulada.
Gostou? Como vimos, os cães possuem hábitos interessantes que muitas vezes passam despercebidos por nós.