10 coisas sobre Ragnar que você precisa saber

A série Vikings se tornou um sucesso estrondoso, sua história e seus personagens verdadeiramente cativam o público, não é a toa que plano inicial de apenas 9 episódios foi estendido.

Toda a trama gira em torno do protagonista Ragnar Lothbrok, um homem que costumava ser agricultor, mas que acaba tornando-se o rei de seu país, o que faz dele um grande desbravador.

Durante as diversas batalhas travadas entre sua nação e os países próximos, Lothbrok recebe recebe apoio de seus amigos e familiares. A história é formada por traições, perdas, mas também por conquistas.

É sobre este personagem que trataremos aqui. Você irá conhecer 10 curiosidades sobre Ragnar separadas especialmente para aqueles que são fãs da série. Não perca.

1 – Ragnar Lothbrok é real

Não seria possível começarmos por outro ponto. Muitos acompanham a série fervorosamente e não sabem a respeito da história real por trás da trama. Ragnar Lothbrok realmente existiu e foi mesmo um desbravador.

Apesar de como sempre, a ficção apresentar alguns exageros, a obra é considerada bastante fiel.

O herói nórdico saqueou inúmeras cidades, em especial em territórios da França e da Inglaterra. É praticamente impossível saber até onde os detalhes de suas histórias são veridicos, isso devido ao enorme número de lendas que giram em torno de seu nome.

2 – A morte do verdadeiro Ragnar

A viagem final de Ragnar na vida real foi para o reino de Northumbria. O Rei Aelle preparou o seu povo para por fim as explorações e conquistas do herói nórdico. Para isso entregou uma espada para cada homem capaz de lutar, viajou de aldeia a aldeia e avisou que a derrota geraria como consequência morte para ambos os lados.

Diz a lenda que Lothbrok foi enfim capturado e morto ao ser jogado pelo Rei em um poço de cobras.

3 – A vingança dos filhos de Lodbrok

Após perderem o pai, os filhos de Ragnar se juntaram e formaram o Grande Exército Pagão. Enfurecidos e em busca por vingança, invadiram a Inglaterra.

Ivar, o Desossado, Halfidano e Ubba Ragnarsson lideraram inúmeras batalhas, apesar de terem sido derrotados em algumas regiões acabaram dominando boa parte no território inglês.

4 – Significado do nome Ragnar

Você faz ideia de qual o significado do nome Ragnar? O maior herói nórdico de todos os tempos, os pesadelos dos ingleses e franceses, não poderia carregar um nome qualquer.

Não tenha dúvidas o nome por trás desse personagem é tão forte quando sua missão, Ragnar significa “Guardião do Forte”.

Coincidência?

5 – Lothbrok faz referência a “calças peludas”

Falando do nome do nosso querido personagem, você não pensou que Lothbrok era o seu nome de família não é mesmo?

Se pensou estava muito enganado. Esta denominação é na verdade um apelido que se relaciona com o modo como Ragnar se vestia costumeiramente. Diz a lenda que o herói costumava se vestir com calças e casacos de pêlos.

Em um dos contos, Lothbrok teria utilizado suas roupas características para se proteger de duas serpentes místicas colocadas em sua casa por duas donzelas.

6 – Descendência de Odin

Ragnar é considerado um descendente de Odin, tal relação é a supostamente a principal explicação para os seus inúmeros grandes feitos.

A série faz referência também aos corvos, tratados como agentes do deus Odin. Esses animais sobrevoam Midgard em busca de captar informações.

7 – O ator por trás do personagem

Travis Fimmel é o nome do ator e modelo australiano por trás do personagem Ragnar. Fimmel cresceu em uma fazendo sendo o mais novo de três irmãos. Apesar de seus inúmeros trabalhos, foi como Ragnar que ele se tornou mais conhecido.

Durante sua carreira como modelo, a qual ele decidiu por abandonar e seguir apenas como ator, ele chegou a ser eleito o homem mais sexy do mundo pela revista People.

8 – Curiosidade nas audições

Geralmente os fãs não ficam sabendo a respeito das curiosidades envolvendo as audições. Nem sempre o papel que você assiste sendo desempenhado por determinado ator é o que ele se propôs a fazer em seu primeiro teste.

E acredite, a ideia inicial de Travis Fimmel era interpretar Rollo. O papel de Ragnar era o objetivo de Clive Standen e Gustaf Skarsgård.

Mas, acabou dando no que deu, e, vamos ser sinceros, Fimmel foi perfeito para o personagem.

9 – A série “Vikings” versus a verdadeira história de Ragnar

Especialistas apontam muitas similaridades. Apesar das roupas e dos armamentos não serem retratados exatamente como eram naquele período, a história em si faz bem a referência.

Como toda obra fictícia há alguns exageros, como por exemplo a ideia de que aqueles povos só sabiam guerrear. A verdade é que a essência desses povos correspondia ao período em que viviam.

A respeito de Ragnar há muita similaridade, há quem diga até que sua morte será transcrita da mesma forma que na vida real, mas nada de spoiler por aqui.  

10 – Diversas aparições na Cultura Popular

Não pense que este personagem se restringe a série “Vikings”, Ragnar apareceu em inúmeras manifestações da cultura popular nos últimos tempos.

Você se lembra de ter ouvido falar dele antes?

Veja só esta lista de lugares onde Ragnar Lothbrok já havia aparecido antes mesmo do sucesso da série da emissora History:

  • Em “The Viking”, um romance de Edison Marshall lançado em 1951
  • No longa “Ragnar, The Viking” escrito por Jean Oliver que estreou em 1955
  • No romance de Richard Parker denominado ““The Sword of Ganelon”
  • Na série da BBC de nome “O último Reino” baseada em um conto de Bernard Cornwell

Este é realmente um personagem muito curioso, agora você sabe tudo o que há de mais intrigante ao seu respeito, e pode ser considerado um verdadeiro fã.