Esta lista de comidas brasileiras pode até parecer normal para você, mas para qualquer estrangeiro mundo afora esses pratos são considerados absurdamente bizarros. Você consegue pensar em uma receita que não poderia faltar nesta lista?
Chegou a hora de falarmos sobre 8 comidas estranhas que são servidas no Brasil. Dizem que nossa culinária é pouco diversificada, mas ninguém pode dizer que não somos bastante criativos.
Aqui, tudo é muito bem aproveitado. Veja só.
1 – Mocotó
Durante o século XIX um prato ficou muito conhecido como “caldo de mão de vaca”, um grande sucesso até hoje, nada mais era do que nosso querido mocotó.
Não se sabe exatamente sobre a origem desta receita. Há quem diga que essa invenção nasceu dentro das senzalas, quando os escravos, que ficavam apenas com as sobras dos animais, resolveram aproveitar também as patas dos bois.
Alguns indícios apontam para uma suposta origem portuguesa, sendo aperfeiçoada pelos brasileiros ao longo dos últimos séculos.
Seja lá de onde veio o mocotó, tem muita gente por aí que acha bizarro comer pata de boi.
2 – Buchada de bode
A buchada de bode é um prato típico do nordeste do Brasil. Nesta região, quando se fala em buchada, subentende-se que trata-se de um prato basicamente constituído por vísceras brancas de bode. Entretanto, nas demais regiões do país, o prato também pode ser preparado com tripas de boi ou mesmo de carneiro.
A preparação do prato também é bem estranha. Os órgãos dos animais escolhidos são lavados, cortados, fervidos, temperados e após isso, são cozidos dentro de bolsas feitas através de seus próprios estômagos.
Você encararia?
3 – Chouriço
Falando em comidas bizarras que são servidas no Brasil, não poderíamos deixar o chouriço de fora. Este prato é preparado basicamente com carne, gordura e sangue de porco temperados.
Os ingredientes são então inseridos em uma tripa fina, para depois serem colocados no fumeiro e então poderem ser servidos.
O chouriço é na verdade um prato tipicamente português, tendo sido trazido até o Brasil, onde se popularizou rapidamente.
4 – Sarapatel
Enquanto a buchada utiliza as vísceras brancas dos animais, o sarapatel aproveita todo o restante, ou seja, as chamadas vísceras vermelhas. Neste caso, se utiliza geralmente bodes, ovelhas ou carneiros.
Esse é mais um prato típico dentre as comidas nordestinas, sendo facilmente encontrado em Alagoas, Pernambuco, Bahia, Rio Grande do Norte, Ceará, Piauí e Sergipe, com pequenas variações entre os estados.
O sarapatel é considerado bastante gorduroso, graças a presença de toucinhos e pedaços de tripas de animais em suas receitas. Não é incomum que se acrescente também sangue coagulado dos animais ao prato.
5 – Gongo
Mais um prato nordestino em nossa lista de comidas bizarras que são servidas no Brasil, o gongo é um prato popular especialmente no estado do Maranhão.
A base desta receita consiste em bichos do coco, que é um besouro em estado larval popularmente encontrados em palmáceas como babaçu, o coqueiro e a carnaúba.
Neste caso esses animais podem ser servidos vivos ou fritos, geralmente acompanhados por uma farofa.
Você teria coragem de provar?
6 – Farofa de içá
Esta receita que remonta a cultura indígena e é muito apreciada na região do Vale do Paraíba, onde as tanajuras, também conhecidas como içá, são consideradas um prato típico.
A farofa tem como base partes abdominais desses insetos. Essa porções são ricas em gordura e proteínas.
Graças a Monteiro Lobato, um apaixonado pela iguaria, a receita ficou nacionalmente conhecida como “caviar da gente taubateana”.
7 – Moela
A moela é um prato bastante conhecido entre os brasileiros. Caso você não saiba, a moela faz parte do sistema digestivo das aves, região na qual elas realizam a digestão mecânica dos alimentos. Esses animais não possuem dentes, portanto, é nesta região, com ajuda de algumas pequenas pedras e areias, que os alimentos são quebrados.
A iguaria possui um gosto bastante característico, até por ser baseada em miúdos. As receitas são bem variadas, podendo ser fritas, cozidas ou mesmo serem servidas com algum tipo de molho.
8 – Feijoada
Chamar feijoada de bizarra pode até ofender alguns brasileiros. Talvez esse seja o prato mais famoso desta lista. Mas para muita gente comer rabo, pé e orelha de porco no feijão está bem longe de ser algo normal.
Para completar essa mistura, o prato é geralmente servido acompanhado de arroz, farofa, couve e laranjas.
A feijoada à brasileira, cozinhada no feijão preto, tem origem no norte do país. Se você não experimentou, deveria dar uma chance.
E assim fechamos nossa lista. Apesar de parecerem bizarras, não tenha dúvidas, essas comidas fazem muito sucesso Brasil afora. Tendo uma chance, experimente.