Como a Coxinha se tornou uma paixão Brasileira?

Os brasileiros são apaixonados por coxinha e se você é um dos amantes deste salgadinho não pode perder a chance de conhecer a sua história.

Você já parou para pensar sobre como foi que surgiu essa criação deliciosamente genial? Vamos falar a verdade, festa que é festa tem que ter coxinha, buteco que se preze tem que ter coxinha, toda confraternização só se torna completa se tiver coxinha.

Vai dizer que você não é um dos grandes apreciadores dessa maravilha? Impossível.

Mas como será que isso tudo começou? Desde quando essa maravilha existe? Havia vida no planeta antes de existir esse, que é o melhor salgadinho do mundo? Como a coxinha ficou tão popular?

A invenção da Coxinha

A história deste famoso salgadinho começa na verdade na realeza. A coxinha foi supostamente inventada pela cozinheira da Fazenda Morro Azul, onde viviam a princesa Isabel, o Conde d’Eu e seu filho, um deficiente mental.

Daria para se dizer que a receita partiu do famoso jeitinho brasileiro. O pequeno príncipe não gostava de se alimentar, a única coisa que aceitava comer era coxa de galinha frita.

Você consegue imaginar o que é viver a base de galinha frita?

Pois é, mas sua vida mudou depois que conheceu o novo prato. Sim, estamos falando do salgadinho queridinho do Brasil.

Na falta de coxas de galinha para uma das refeições do menino, a cozinheira teve a ideia genial. Para tentar tapear o garoto que acaba ficando histérico quando não tem o que quer, a mulher acabou inventando a coxinha.

A primeira receita era feita com partes diversas do frango envolta em uma massa de farinha e batata.

Adivinha só!

O jovem príncipe ficou apaixonado pelo prato. Não demorou para a notícia se espalhar e para que outras pessoas da realeza se interessassem pela delícia. Com o tempo a coxinha se tornou um prato popular em festas nobres na época do Império.

Da Realeza para a casa de todas as famílias brasileiras foi apenas um passo. A coxinha se tornou um dos aperitivos mais populares do país.

Não existem comprovações de que tais fatos são reais, mas na maioria das vezes que a história deste salgadinho é contada, é assim que ela se inicia.

Versão Alternativa desta História

Apesar de não ser a versão mais popular, está também é uma história bastante conhecida.

Se no caso anterior a coxinha tinha nascido em meio nobre, aqui ela possui origem operária. De acordo com alguns relatos esse salgadinho apareceu pela primeira vez nas vendinhas que ficavam localizadas nas portas das fábricas em São Paulo no século XIX.

Na falta das coxas de frango para fritar, os vendedores resolveram criar uma opção mais barata. Despedaçaram restos de frango e envolveram em uma massa de farinha.

Como você imaginar, esta versão também termina com um sucesso estrondoso. A coxinha se popularizou entre as barraquinhas, se espalhou pela cidade, não demorou já era popular em todo o estado de São Paulo.

Dizem que foi nesta época que surgiu o termo coxinha, apelido dado para pessoas do sexo masculino ao invés de patricinha.

A Coxinha ganhou os brasileiros

Você não precisa de provas de que a coxinha virou febre no país, afinal, nesses mais de 200 anos de vida, este salgadinho é o quitute preferido de muita gente.

Para os apaixonados, o céu é o limite. Atualmente existem bolos de coxinha, ovo de páscoa de coxinha, sushi de coxinha, buquê de coxinha, brigadeiro em formato de coxinha, coxicake e até coxinha burger.

Vai dizer que não ficou com vontade de experimentar pelo menos duas das receitas citada? Brasileiro que é brasileiro não deixaria passar uma.

Existem também variações do recheio original. Tem-se sabor frango com catupiry, sabor carne, sabor queijo, calabresa com catupiry, bacon e provavelmente de todos os outros sabores que você puder imaginar.

Não deixe de dar uma chance a cada um deles, não há como uma coxinha não ficar deliciosa.

O salgadinho já se tornou tão popular que os amantes de coxinha viraram um tipo de pessoa. São seres alegres, simples, afetuosos, seguros de si, são indivíduos mais democráticos e espontâneos.

Se é verdade não dá para saber, mas fica para você as informações que estão se espalhando por aí.

Para fechar, uma dica, nunca se aproxime demais de uma coxinha, elas são irresistíveis. Se estiver de dieta, evite fotos, o cheiro e nem sequer pense ao seu respeito, ou não será capaz de se segurar.

Só mais uma coisa, não se sabe bem como, mas sim, havia vida no planeta antes da criação da coxinha.