Transplante de córnea pode parecer algo complicado de ser feito, quando na verdade a cirurgia é bem simples, o mais complicado será a recuperação, mas assim mesmo é bem tranquilo.
É indicado para realizar esse tipo de procedimento, quem já tenha perdido alguma de suas características, como: transparência, curvatura e regularidade.
Quanto mais transparente sua córnea, melhor a entrada de luz e a sua visão ficará mais nítida. A córnea é responsável por dois terços do nosso foco. Cirurgia com os problemas relacionados a curvatura e regularidade, será necessária quando a visão não for corrigida por lentes de contato ou sendo ausente os anéis do olho.
Então, se quiser saber como funciona tudo isso e conhecer um pouco mais sobre seu olho, da uma lida aqui embaixo. Boa leitura!
Para que serve a córnea?
Antes de falarmos sobre o transplante de córnea, é importante sabermos quais são suas funções no olho.
A córnea, antes de mais nada, é um tecido transparente, fino e resistente que fica na parte anterior do olho. Ela é gelatinosa, sem cor e fica na parte externa da camada que envolve o globo ocular.
A função dela é ser um componente refrativo, oferecendo proteção para o olho. Esses bichinhos, ciscos e poeira que caem no seu olho, são todos barrados pela córnea.
A córnea é formada por cinco camadas. São: epitélio, endotélio, membrana de Bowman, membrana de Descemet e estroma. Cada uma com sua função.
- Epitélio – Primeira camada da córnea, possui nervos superficiais que protegem o olho e ajudam se regenera sozinha;
- Membrana de Bowman – Possui a característica de ser muito resistente, servindo como barreira;
- Estroma – Parte mais grossa da córnea, ocupa 90% da espessura;
- Membrana de Descernet – Quanto mais velha a pessoa, mais espessa essa camada; ela é resistente à penetração de micro-organismos;
- Endotélio – Essa é a camada mais profunda da córnea, responsável pela hidratação da mesma.
Bom, já deu pra perceber que ela faz parte de uma importante estrutura dos nossos olhos. Mas ela ainda possui 3 principais funções.
Que são:
- Refração – Quando o seu oftalmologista diz que seu grau de óculos é 3.0, quer dizer que sua córnea está acusando. Isso porque ela é uma das principais responsáveis pelo grau do paciente. Refração, ou “grau do óculos”, depende da curvatura das suas córneas;
- Proteger – Nossos olhos, como sabemos, são muito sensíveis. As córneas são responsáveis por essa proteção, funcionando como uma barreira;
- Transmitir luz – Ela controla a entrada da luz.
Devidamente apresentados, já sabendo um pouco sobre as suas funções, é hora de mostrar como funciona o transplante de córnea.
Transplante
A cirurgia é bem simples e rápida, podendo durar no máximo 1 hora.
Segundo cirurgiões, pode ser aplicada a anestesia geral, fazendo com que o paciente fique inconsciente ou anestesia local, quando só o olho a ser operado fica anestesiado.
Após essa etapa, é hora do microscópio cirúrgico entrar em ação. Durante todo o procedimento ele será usado. Vai ser utilizada uma lâmina circular que se encaixa no olho, fazendo um corte circular e removendo a córnea doente.
Depois, uma córnea saudável é colocada no lugar, sendo costurada com um fino fio de nylon. O paciente, então, pode retirar esse fio em qualquer clínica oftalmológica depois que estiver tudo cicatrizado.
Mas é importante ficar ligado, pois existem vários tipos de transplantes de córnea. Alguns são:
- Ceratoplastia Penetrante – É o mais comum, quando se faz o transplante por completo;
- Transplante Lamelar – É um transplante parcial da córnea. Duas formas de fazer nesse caso: Lamelar profundo e Lamelar de superfície;
- Ceratoplastia Endotelial – Quando é necessário a substituição mais profunda da córnea.
Recuperação
A recuperação é uma das parte mais importantes de todo esse processo, já que podem durar um bom tempo.
Deverá ser feito o uso de colírios à base de antibióticos e pomadas para ajudar na cicatrização. Isso tudo ajudará na diminuição do inchaço e inflamação
Além disso, alguns cuidados devem ser tomados: não coçar os olhos, não fazer esforço durante as primeiras semana (pelo menos evitar), não fumar, ficar perto de fumantes ou fumaça e usar óculos de sol.
Se for fazer o transplante de córnea, espero que corra tudo bem. Boa recuperação!