Por que se estuda Química e Física na escola?

Não importa se você é estudante ou se já passou do tempo da escola, certamente já se pegou querendo saber por que motivo você, que talvez nunca se torne um cientista, precisa aprender física e química.

Confesse, você já passou por isso!

Esse artigo é para te convencer de que essas duas ciências são bem mais que importantes, são essenciais. Além de fazerem parte do dia a dia de diversos profissionais, elas estão em praticamente tudo ao nosso redor.

Depois desse artigo você ficará com vontade de voltar a escola e aprender direito dessa vez.

Tudo bem, não é para tanto!

Bons motivos para você aprender química

Química é uma matéria complicada, pelo menos para a maioria de nós. A chegada do Ensino Médio marca o início de uma dura jornada de milhares de alunos em busca de se aproximar da média, especialmente em matérias como essa.

São inúmeros conceitos, reações, sem falar na tabela periódica não é mesmo?

A química é a ciência responsável por estudar a estrutura e a composição das mais diversas substâncias e as diferentes propriedades da matéria.

Parece até simples falando assim, mas na prática, são muitas informações para quem não gosta nada da área.

A seguir conheça 3 boas razões para estudar química na escola.

Você usa a química o tempo todo

Vamos pensar um pouco. Enquanto você lê, o seu cérebro se comunica através de diferentes substâncias químicas que permitem que você não só decifre as palavras, como as entenda e até mesmo memorize algumas delas.

Além disso, em seu pulmão há uma constante troca de gases que dependem basicamente de conceitos químicos para acontecer.

Se quiser entender como funcionam os hormônios, a digestão, o sono, a memória, o aprendizado, tudo isso envolve a química e suas reações.

Ela está ao nosso redor

Mas ela não está apenas dentro de você. Se lembra do processo de condensação? A chuva é puramente uma reação química, bem como todo o ciclo da água.

Podemos falar sobre a pasta de dente, que contém compostos químicos que combatem a cárie e o mau hálito.

Ou mesmo do detergente. Se você já tentou tirar gordura utilizando apenas água, certamente notou a importância das reações provocadas pelo detergente.

São inúmeros exemplos, há química no nosso banho, em todos os produtos que utilizamos, até no tecido da roupa que vestimos.

A química está em todo o universo

Se você ainda não se convenceu que vale a pena estudar química na escola, vamos literalmente mais longe. Ela está em todo o universo.

A Teoria do Big Bang, a explicação mais respeitada para o surgimento do universo, se baseia completamente em conceitos químicos.

Tudo o que você aprendeu na escola sobre o mundo no qual vivemos tem essa ciência envolvida. Dependemos dela para chegar a Lua e a utilizamos para estudá-la, ou mesmo para futuramente chegarmos a Marte caso isso te interesse mais.

Há reações acontecendo dentro de nós e em todo o universo o tempo inteiro, reações que só podem ser entendidas e explicadas pela química.

A importância da física no nosso dia a dia

Chega de falarmos em química, vamos para uma outra matéria tão complicada quanto. Se estamos falando de ciências que nos dão dor de cabeça na escola, não podemos deixar a física de fora.

A física explica boa parte dos fenômenos que conhecemos, para isso utiliza de leis, conceitos, fórmulas, teorias e complicadas equações.

Mas fique tranquilo, temos bons argumentos também para esse caso.  

Há física em toda parte

A física explica porque sentimos mais calor em dias quentes, porque a água ferve no fogo, e porque fazemos isso antes de colocar o pó de café.

Além disso, através dela entendemos como o nosso sangue caminha pelo nosso corpo e quais são os mecanismos que tornam isso possível.

Entendemos também porque somos lançados para frente quando o automóvel freia e até mesmo o que acontece se jogarmos um objeto para o alto.

Você a utiliza diariamente

Você pode até dizer que não se lembra do que aprendeu na escola, mas não tem como negar que utiliza a física diariamente.

Quando você aperta o interruptor e acende uma luz, quando passa sua roupa para ir para o trabalho, quando leva seu filho para brincar no escorrega, enquanto cozinha, limpa, dentre diversos outros bons exemplos.

Não há como entender o universo sem falar em física

Não há como entender, muito menos explicar o universo e sua origem sem pensar em física. Foi através dela que fizemos nossas grandes descobertas, e combinando-a com a química, explicamos quase tudo o que sabemos sobre nós e o lugar em que vivemos.

A ideia de compreender o universo ultrapassa a curiosidade, é também uma questão de sobrevivência. Através disso podemos prever drásticas mudanças e tentar evitá-las. Um bom exemplo disso é o aquecimento global.

Imagina só se não soubessem o que fazer? Se o mundo estivesse mudando, se tornando inabitável e nós não fossemos capazes de descobrir os motivos por trás disso?

Nós aprendemos física e química na escola porque elas nos revelam muito do que está em nós e em todo o universo ao nosso redor.