Fobia Social: Como saber se você tem e como tratar

Fobia Social, o que é que isso quer dizer? Como estas pessoas vivem? Será que você é uma delas? Como tratar este problema? Tudo isso você descobrirá aqui.

Algumas pessoas convivem com medos absurdos, fora do normal. Mesmo reconhecendo que o sentimento não tem nenhuma explicação concreta, esses indivíduos não conseguem controlar tamanha sensação de ansiedade.

A Fobia Social pode ser a responsável por este quadro. Geralmente quem possui este distúrbio reconhece a irracionalidade de seus sentimentos, mas ainda assim não consegue controlá-los.

O que é Fobia Social?

Fobia Social

Fobia social é o medo exacerbado de se expor perante a sociedade. Também conhecida como Timidez Patológica.

Os indivíduos que convivem com este tipo de distúrbio sentem um medo ilógico de serem julgados. São pessoas tímidas, perfeccionistas e com um enorme senso de responsabilidade.

Calma, se você é tímido, provavelmente encontrou uma certa familiaridade com a descrição até aqui. Porém, quando se usa o termo fobia, trata-se de algo exagerado, doentio. Vítimas de fobia social possuem toda a sua vida afetada pelo problema.

Existem dois tipos comuns desse distúrbio.

Fobia Social Generalizada

Como você pode prever, esses são casos onde as pessoas temem qualquer tipo de exposição social, das mais ínfimas as mais significativas.

Quem possui Fobia Generalizada tem medo não só de falar em frente a um grande público, mas já se desespera só por ter que se aproximar. Além disso, se envergonham de ter que comer na frente de alguém, cumprimentar pessoas, dialogar, atender a porta de casa, entre vários outras situações que parecem simples diante da maioria das pessoas.

Fobia Social Restrita

Este é um quadro mais comum e menos preocupante. Apesar da vida dos envolvidos serem afetadas, não se compara aos que sofrem com o tipo anterior. O problema é mais focado, restrito e pontual.

Geralmente o medo envolve situações específicas ou de maiores exposições como ter que dar uma palestra, demonstrar sentimentos, ser o centro das atenções, tomar algum tipo de iniciativa, pedir favores ou mesmo fazer visitas.

Descubra se você tem Timidez Patológica

Fobia Social

Agora que você já sabe exatamente do que se trata o problema, aprenda como fazer o autodiagnóstico.

Como você se porta diante das pessoas?

Os indivíduos que sofrem com Fobia Social evitam ao máximo contato visual, se sentem constantemente observados e julgados. Não é incomum vê-los por aí quase sempre com o olhar voltado para o chão.

O seu quarto é o único lugar seguro no mundo para você?

Geralmente até os familiares dos tímidos patológicos os fazem sentir desconfortáveis. A chegada de alguma visita então nem se fala. Se pudessem, essas pessoas jamais sairiam de seus quartos.

Qual é sua verdadeira opinião sobre quem é? Você é capaz de reconhecer os próprios defeitos e qualidades?

Outro sintoma que aponta para este problema é o fato de, em hipótese alguma, conseguir enxergar as próprias qualidades. Neste quadro fóbico, os indivíduos se acham sempre inferiores, todos são melhores que eles mesmos, e é por isso que eles têm tanto do que se envergonhar.

Você possui pensamentos autodestrutivos constantes? Está sempre se esquivando de tudo?

Se você sofre deste problema, provavelmente é bastante pessimista. Não acredita em você e está sempre achando que algo vai dar errado. Por causa disso, acaba evitando o máximo de situações possíveis e preferindo uma vida de isolamento.

Fobia Social

E então? Como você se saiu? Possui ou conhece alguém que sofra com este mal?

Fique tranquilo, apesar dos sentimentos horríveis, do pânico, do desespero, do medo, dos batimentos cardíacos acelerados, é possível lidar com a fobia social.

Como tratar a Fobia Social

É quase impossível viver sem ter que encarar este problema. Os indivíduos que possuem ansiedade patológica estão constantemente expostas aos seus grandes medos, as pessoas.

O primeiro passo é admitir o problema, reconhecer as dificuldades, detectar as limitações e enfim, se dispor a ser tratado.

Dificilmente pessoas fóbicas conseguem lidar com seus medos sozinhas. O sentimento é forte demais para ser controlado. Muitas vezes os sintomas acabam até se tornando físicos.

Fobia Social

Por isso, se você estiver sofrendo com este mal, não deixe de procurar ajuda.

Na maioria dos casos o tratamento é feito com terapias comportamentais, cognitivas, ou cognitivas-comportamentais.

Através destes tratamentos você será capaz de identificar a essência do medo. Sabendo exatamente o que desperta o quadro e compreendo melhor a si mesmo, é possível caminhar em busca de uma percepção mais realista dos fatos.

Esses profissionais também podem ensinar algumas técnicas para que seja possível um maior autocontrole durante a crise. Não tenha dúvidas, reduzir a crise é o início da jornada de cura.

A Fobia Social é um problema sério e pode destruir a vida de suas vítimas, mas o tratamento é real e funcional, vale sempre a pena acreditar.