Você conhece Larissa de Macedo Machado? Talvez esse nome não lhe soe tão familiar, mas esse é verdadeiro nome da Anitta. Sim, a musa pop brasileira de apenas 26 anos é uma das, quiçá a maior, cantora do país. Ela faz tanto sucesso que não teve tempo de ver uma casa própria ainda, segundo uma entrevista para a Veja. Ela chega a fazer 3 shows por noite, dormir 2 horas por dia e leva uma rotina rigorosa, tudo isso para manter o alto nível de uma estrela.
Ela começou a cantar ainda jovem, no bairro carioca Honório Gurgel, periferia do Rio de Janeiro. Mas nem sempre gostou do funk, ela cantava apenas o funk melody, aquele sem letras agressivas. Sem frequentar bailes e se envolver com coisas erradas, a jovem Larissa construiu sua carreira e hoje é uma celebridade internacional.
De Larissa para Anitta
Nascida em 30 de março de 1993, Larissa de Macedo Machado, nossa querida Anitta, vem do Rio de Janeiro. A musa da música pop mais famosa do Brasil já cantava desde os 8 anos de idade, quando se apresentava no coral da igreja. Apesar de ter nascido numa favela do Rio de Janeiro, Anitta passou longe dos bailes funk. Com 16 anos ela decidiu cursar administração, chegando a ser estagiaria da Vale do Rio Doce.
Filha de um vendedor de baterias de carros e mãe artesã, a cantora passou por um momento difícil quando a loja do seu pai faliu. Então teve que começar a trabalhar de vendedora para comprar roupas para trabalhar. Em 2009 a garota começou a publicar vídeos, cantando, no youtube.
Origem do nome
Ela adotou o nome “Anitta”, quando viu a minissérie “Presença de Anitta”.
Segundo a própria cantora, ela se identificava com a personagem Anita, interpretada pela atriz Mel Lisboa. Ela escolheu porque a personagem era provocadora, mas menina ao mesmo tempo, como ela descreve na letra da música ‘Meiga e Abusada‘.
A partir daí Larissa Macedo Machado tornou-se Anitta, com o ‘t’ duplicado, para dar um tom mais artístico, segundo ela. Quando em 2010 um dos seus vídeos, cantando com um frasco de perfume chamou a atenção do DJ e empresário Batutinha, responsável por sucessos do cantor Naldo como ‘Amor de Chocolate’. Batutinha era DJ produtor da Furacão 2000, uma famosa produtora de funk carioca.
Trabalhando para o Furacão 2000, Anitta deu os primeiros passos rumo ao sucesso, mas não foi fácil. Ela estava fazendo shows pelo Rio de Janeiro e um considerável sucesso por lá, mas reclamava estrutura: “Eu queria ser grande, e lá a estrutura era muito precária. Eu queria ter planejamento, estratégia”, relatou.
Em 2012 a cantora mudou de empresário, ela conheceu Kamilla Fialho, uma empresária que tinha 10 anos de experiência e agenciado cantores de funk como o Mc Sapão, do ‘Tô Tranquilão’. Kamilla logo percebeu o enorme potencial de Anitta e apostou alto no seu sucesso.
Mudanças drásticas e o futuro
Porém, antes de começar a se apresentar para valer, a cantora precisaria passar por algumas mudanças que a empresária dizia ser essenciais.
Mudanças estas que incluíam alimentação balanceada, frequentar academia, fazer uma rinoplastia, colocar silicone e frequentar uma fonoaudióloga.
Tudo isso foi bancado por Kamilla; a empresária não revela o total, mas disse que para tirar Anitta da Furacão 2000 foram 260 mil reais. Valor este que deveria ser pago pela cantora. Mas nem Anitta acreditava que poderia fazer tanto sucesso ao ponto de pagar esse valor investido nela.
“Foi um investimento alto tanto financeiro quanto de tempo. Eu adiantei esses valores para ela, mas eu sabia que ela pagaria. Um ano atrás, já tinha certeza que ela seria a estrela que é hoje. Ela só precisava de ‘gasolina’ para deslanchar”.
“Morria de medo de dar errado e eu não conseguir pagar a Kamilla. Era muito dinheiro, eu nem sonhava em ganhar isso um dia, não tinha nem um quinto desse valor. Eu ligava para ela desesperada, falando: ‘Eu não vou ser nada’. Tinha que virar, tinha que dar certo”, diz a cantora.
Show das Poderosas
Com o investimento da empresária, Anitta assinou com a produtora Warner Music. O primeiro álbum da cantora “Anitta“, saiu em junho de 2013. “O Show das Poderosas“, em abril, teve um lançamento estrondoso, tornando-se a música mais tocada do país e o primeiro vídeo brasileiro a alcançar 100 milhões de visualizações no youtube.
Segundo a cantora, ‘Show das Poderosas’ é sobre uma garota que tinha inveja dela: “Ela me via dançar e ficava louca”. Anitta ainda é a criadora do famoso “quadradinho”, passinho de funk.
Carreira e referências
Pode-se perceber em clipes, estilo musical, roupas e letras, Anitta busca muito nos artistas internacionais como Beyoncé, Katy Parry, Lady Gaga, Ke$ha e Major Lazer.
Como na introdução de ‘Meiga e Abusada’, na qual é parecida com a de ‘Tik Tok’, da Ke$ha, contendo no clipe referência a Katy Parry. No ‘Show das Poderosas‘ podemos notar que Anitta introduziu um sample similar ao de ‘Pon de Floor’, do Major Lazer. Também é muito parecido com ‘Single Ladies’, da Beyoncé. Isso mostra o quando a cantora brasileira possui visão e não está presa ao estilo nacional.
Ah, e quanto ao dinheiro que a Kamilla emprestou, fazendo os investimentos… Anitta pagou tudo, sendo que hoje ela é uma das cantora mais bem pagas do país, fazendo mais de 30 shows por mês.