Conheça a pegada humana mais antiga encontrada nas Américas

Uma pegada humana foi encontrada no Chile e, segundo pesquisadores, esta é uma das grandes descobertas arqueológicas das América do Sul.

Até então a descoberta mais antiga do continente era de 14 mil anos, contudo, após a pegada, mil anos foram acrescentados nessa conta. Segundo os pesquisadores, essa é a prova de que o homem já habitava aqui mesmo antes da Era Glacial. Mas qual a magnitude dessa descoberta?

Saiba qual a importância dela para o homem e a ciência agora. Boa leitura!

A pegada e muito mais

A pegada foi encontrada em Osorno, no sul do Chile. Segundo os cientistas que estão estudando ela, essa é a prova de que os seres humanos chegaram à América do Sul antes da Era do Gelo.

Mas além dessa pegada, outros grandes tesouros foram encontrados no local também. Localizados no sítio de Osorno, muitos restos de mastodontes e cavalos, estes que eram animais caçados à época. Ainda foram achadas muitas pedras próximas aos restos, segundo os especialistas, essas pedras eram usadas como armas.

O responsável por esta descoberta histórica foi o professor e pesquisador Karel Moreno, da Universidade Austral do Chile. Moreno resolveu explorar o local quando descobriu todos esses tesouros arqueológicos em 2011. Porém só agora é que os estudos puderam ser concretizados.

Segundo estudos, a pegada tem 15,6 mil anos. Para que a universidade e os pesquisadores pudessem analisar profundamente, foram necessários 8 anos. Neste tempo, 9 experimentos foram feitos, sendo que eles puderam determinar a idade e peso do dono da pegada.

Dizem os especialistas que essa pegada pertence à um homem de aproximadamente 70 quilos. E embora a pegada não possa ser datada, os sedimentos encontradas embaixo da mesma podem. Madeira e um pedaço de crânio de mastodonte ajudaram e muito nesse estudo e descoberta. Segundo o professor Moreno, a pegada pertencia ao Hominipes modernus, um parente próximo do Homo sapiens.

“Embora ainda existam controvérsias, evidências do povoamento da América do Sul durante o Plestoceno – período compreendido entre 2,588 milhões e 11,7 mil anos atrás- tardio estão ganhando mais aceitação com base em pesquisas interdisciplinares renovadas em sítios arqueo-paleontológicos clássicos ou recentemente descobertos”

Em 2010 foram encontrados fósseis antigos na América do Sul. Mas essa descoberta da pega é cerca de 1.000 anos mais antiga. Portanto esse é um marco para toda a ciência mundial.

A propósito, cientistas estão tentando trazer um mamute de volta a vida.