Conheça o incrível vulcão que solta lava azul!

Um misterioso vulcão de lava azul tem chamado a atenção de pessoas de todos os lugares do mundo. As incríveis imagens do complexo vulcânico Kawah Ijen em erupção são simplesmente impressionantes, fica até difícil acreditar que sejam reais.

Diferente daquela tradicional lava laranja que estamos acostumados a ouvir falar e até ver em filmes, a lava deste vulcão é completamente azul, e não é qualquer azul, é um tom reluzente, de deixar qualquer um completamente encantado.

Se você ficou curioso para saber onde fica este vulcão, ou mesmo como sua lava única é formada, se prepare, pois vamos desvendar para você tudo o que há de mais curioso e surpreendente sobre este lugar.

Onde fica o vulcão Kawah Ijen

O vulcão Kawah Ijen fica localizada na província de Java Oriental, na região de Kalianyar na Indonésia. Seu complexo vulcânico se estende por 22 quilômetros e possui um cone principal de 20 quilômetros de diâmetro, 361 metros de largura e 200 metros de profundidade e 2.386 metros de altura.

Como você ver, assim como sua lava, suas proporções também são impressionantes.

A região é localizada próxima às ilhas assentes sobre Anel de Fogo do Pacífico. É uma das áreas de maior atividade sísmica do planeta.

O local tem sido o destino de viagem de vários turistas das mais diversas regiões do planeta que, curiosos, viajam milhares de quilômetros para conhecer a famosa lava azul.

Vai dizer que você também não ficou com vontade? Se prepare, pois no fim deste artigo você receberá algumas dicas a respeito disso.

Lava azul

Cada vulcão produz uma lava única, ou seja, há uma diferença entre as lavas, mesmo as que são igualmente laranjas. O curioso a respeito desta coloração é que até mesmo vulcões de outros planetas, como os de Marte por exemplo, apresentam tonificação similar.

O Kawah Ijen é o único vulcão conhecido a despejar a incrível lava azul.

Porém, na verdade, até certo ponto nada de diferente existe entre esse e os demais. Mesmo no caso do surpreendente vulcão indonésio, o magma que chega a superfície possui aspectos bem comuns. Apresenta uma temperatura entre 600 e 900 graus celsius, movimentos vagarosos e uma cor vermelho alaranjada.

Agora você deve estar se perguntando: mas nós não estávamos falando sobre lava azul? Como assim o magma produzido é alaranjado?

Pois é, a alteração na coloração só acontece mais tarde, quando a substância já está localizada na superfície.

Só é possível perceber a incrível cor azul do magma quando o sol começa a desaparecer. é durante este período que o local começa a se tornar uma grande atração.

Com a redução da claridade, as cores azul neon da lava derramada pelo vulcão tornam-se um espetáculo único em todo planeta.

Por que a lava do Kawah Ijen fica azul?

Você já deve estar curioso para entender que fenômeno exclusivo é este que torna este lugar tão especial.

A coloração peculiar de sua lava é explicada pelo acúmulo de enxofre em seu interior. Juntamente com outros componentes da rocha derretida, esta substância é expelida. Graças a sua queima, a encantadora cor azul é provocada. Segundo especialistas este tom reflete a mais energética de todas as reações.

Enquanto o enxofre queima, outras substâncias que permanecem no estado líquido dão um aspecto fluido ao magma. O que torna o local ainda mais surpreendente.

De acordo com relatos de visitantes, a sensação de testemunhar a atividade do vulcão é indescritível. O fenômeno é mesmo cinematográfico.

A queima de enxofre e das demais substâncias relacionadas acabam por produzir um odor bastante fétido na região. Isso faz com que a maioria dos visitantes optem por utilizar máscaras durante as suas visitas.

Mas nada que não valha a pena para conhecer o único vulcão de lava azul do planeta.

No local também atuam um grupo de trabalhadores. Essas pessoas atuam na tentativa de retirar o máximo possível de enxofre do complexo. Infelizmente elas não possuem condições seguras de trabalho e são fracamente remuneradas.

A viagem até o vulcão Kawah Ijen

Se você está pensando em fazer a visita, aqui vão algumas dicas.

Não existem voos diretos entre o Brasil e a Indonésia. Então se prepare para ter um pouco de trabalho ao organizar a sua viagem.

Chegando na Indonésia você deverá pegar caminho em direção a ilha de Java.

Para realizar a visita você deve estar preparado para um pequena trilha pedregosa de 3 quilômetros até o topo do vulcão. Dependendo do horário que tenha saído, 1 da manhã é o mais indicado, você poderá optar por descer cerca de 800 metros e acompanhar o fenômeno bem de pertinho.