Qual é a cidade mais antiga que existe no mundo?

Você faz ideia de qual seja a cidade mais antiga do mundo? Quantos anos você acha que ela possui?

Até a década de 1920 se acreditava que Ur, na Suméria, era a cidade mais velha do mundo com seus 6 mil anos de idade. Porém, pesquisas arqueológicas mais recentes apontaram o erro ao descobrirem uma cidade de 11 mil anos. A cidade mais antiga do mundo nasceu cerca de 9 mil anos antes de Cristo.

Ela está localizada na Palestina, no Oriente Médio. Estamos falando de Jericó. Apesar de ter sido povoada e despovoada várias vezes durante sua longuíssima história, ela carrega o título de cidade mais velha do mundo.

Vamos conhecê-la melhor?

A história de Jericó

De acordo com dados de estudos arqueológicos, ao longo de toda a sua história, Jericó possuiu três assentamentos distintos em posições ao noroeste do Mar Morto. O mais antigo deles, datado de 11 mil anos atrás, ficava localizado na região de Teel es-Sultan, poucos quilômetros da cidade atual.

Durante a Idade da Pedra a cidade passou por duas fases diferentes. Na primeira delas era formada por um assentamento de 40 mil metros quadrados rodeado por gigantes muralhas de pedras. Acredita-se que durante este período o local possuía aproximadamente 3 mil habitantes.

Dados arqueológicos demonstram que essa região tenha sido completamente abandonada por um longo período de tempo. Tais fatos apontam para uma provável dominação deste povo por outra cultura.

Nova Era

Depois de um longo período de completo abandono, nasce uma nova arquitetura. Agora Jerusalém é composta por grandes edifícios retilíneos firmados em fundações de pedra. Infelizmente nenhum desses edifícios chegou a ser completamente escavado.

Durante toda a antiguidade clássica a cidade foi dominada pelos persas após ter sido conquistada por Alexandre O Grande.

Séculos mais tarde a cidade ficou sob o comando de Herodes. Ele foi responsável por construções importantes como do hipódromo-teatro (Tel es-Samrat) e de novos aquedutos para irrigação da área abaixo dos precipícios.

Quem sucedeu a liderança de Herodes foi seu filho Arquelau. O responsável pela criação vila adjacente a cidade que levou o seu nome.

Depois da queda de Jerusalém em 70 d.C. Jericó experimentou mais um significativo declínio, tornando-se uma pequena comunidade sobre o comando de Roma.

O crescimento da cidade recomeçou mais tarde com a chegada do cristianismo a sua região durante a Era Bizantina. Neste período foram construídos ali grandes monastérios, igrejas e sinagogas.  

Ao longo de sua história até aqui esse quadro permanece se repetindo. Jericó passa por períodos de intenso desenvolvimento e por épocas de declínio.

Relatos Bíblicos

Jericó é mencionada 70 vezes na Bíblia. Na primeira menção ela é utilizada como referência quando Deus aponta a Moisés a Terra Prometida para a qual ele enviaria seu povo ao libertá-los da escravidão do Egito.

A cidade é também mencionada no livro de Josué. Josué é sucessor de Moisés e responsável pelo fim da jornada do povo hebreu no caminho para a Cidade Prometida. No livro de Josué, Jericó é a cidade a qual o povo de Deus marcha sete vezes ao redor com o fim de que suas paredes sejam destruídas.

Em Josué 6:26 vemos a maldição lançada sobre Jericó: “Maldito diante do Senhor seja o homem que se levantar e reedificar esta cidade de Jericó; sobre seu primogênito a fundará, e sobre o seu filho mais novo lhe porá as portas”.

Mais tarde, a passagem de 1 Reis 16:34 descreve o cumprimento da maldição quando Hiel de Betel perdeu seu filho após tentar reconstruir a cidade.

Jericó também é mencionada por diversas vezes no Novo Testamento. Em Mateus 20 é descrita a passagem de Jesus por essa região e os milagres realizados ali. Situação similar é narrada em Marcos 10 e no livro de Lucas.

Em Hebreus 11:30 a história contada por Josué é relembrada. O autor de Hebreus descreve novamente a marcha dos filhos de Deus ao redor de Jericó e sua consequente queda. A história é relembrada como uma exortação aos cristãos a respeito da fé.

Jericó hoje em dia

Jericó é conhecida como local sagrado tanto pelo Judaísmo quanto pelo Islamismo, sendo visitadas por milhares de pessoas a cada ano.

A viagem a Terra Santa é o sonho de muitos fiéis, e a cidade mais antiga do mundo é parte integrante deste roteiro, sendo um dos pontos mais populares ao redor de Jerusalém.

Por estar localizada na região da Palestina, a cidade vive próxima a diversos conflitos. Por isso, é preciso ficar atento às notícias da região antes de visitá-la.