Conheça os robôs que podem acabar com empregos de milhares de pessoas

Muito se fala sobre a revolução industrial e os robôs que vem com ela, sobre nossos trabalhos que estão em risco. Mas será que nossos trabalhos estão em risco mesmo e que futuramente o trabalho para os humanos ficará escasso?

Bom, isso só o futuro irá dizer, mas o fato é que algumas tecnologias já estão aí e nos mostram que algumas funções que antes eram feitas por humanos, hoje são desempenhadas por robôs. Se hoje em dia está assim, a tendência é piorar, certo? Então me acompanha aqui e veja algumas máquinas que estão ocupando o lugar dos humanos.

Impressoras 3D

Segundo uma empresa chinesa, eles são capazes construir casas com uma impressora 3D gigante. A empresa afirma que consegue construir mais de uma em um dia usando a tecnologia. Ela tomará milhões de empregos no mundo todo no ramo da construção civil.

Montadoras também estão começando usar a impressora, acelerando a produção com menos mão de obra e mais barata. Os veículos serão feitos de plástico com fibra de carbono.

O projeto é do professor da Universidade da Califórnia, Behrokh Khoshnevis, e ele nomeou a tecnologia como Contour Crafting.

A proposta é reduzir os custos e auxiliar as pessoas de baixa renda para elas tivesses moradias decentes. Outra proposta do professor é que, como a impressora trabalha muito rápido, ela poderia ser usada para ajudar em áreas devastadas.

Veja como funciona:

Robôs Rurais

Hoje em dia mesmo podemos ver que alguns robôs já tomaram vários lugares nas lavouras.

Os produtores rurais optam por uma máquina que faça o serviço com mais rapidez e praticidade do que as mãos do homem. Porém não são todas as funções que estão sendo ocupadas pela inteligência artificial.

Um trator, por exemplo, ainda precisa de um operador, ou um avião precisa do piloto para pulverizar. Contudo, essas funções com o tempo desaparecerão, sendo ocupadas por robôs altamente capacitados e feitos especificamente para aquela função.

Drones

Os drones fazem quase tudo hoje em dia. Uma das principais funções que eles ocuparam foi a do helicóptero e do cinegrafista.

Antes para se fazer uma tomada aérea era necessário levantar voo com a aeronave, ter autorização de controladores de voo, abastecer e muito mais burocracia.

Hoje em dia basta ter um drone, ser bom profissional e pronto, no minimo você já está fazendo o trabalho que estaria envolvendo três pessoas.

Além disso, projetos com drone vão muito além de simples filmagens, eles estão sendo usados por correios, restaurantes como entregadores e muitas outras pesquisas para testar seus limites.

Robôs patrulheiros

Esses robôs são simplesmente o que temos de mais futurístico em termos de inteligencia artificial. Um projeto ambicioso quer usar esses robôs futuramente para substituir o trabalho da policia em investigações forenses e trabalhos burocráticos.

Eles vem equipados com sensores de armas químicas, biológicas, sensores de temperatura, câmeras em todo o corpo que giram em 360°.

Em Tóquio já foi feito um experimento. Os japoneses implantaram o sistema de segurança em um robô, deixando ele na recepção de um hotel.

O humanoide que é simplesmente incrível, com a aparência super realista, se apresenta aos clientes, conversa, tira informações e até responde perguntas. Sensacional!

Segundo os desenvolvedores dos robôs, a intenção é que as máquinas estejam em plenos funcionamento até as olimpíadas de Tóquio em 2020.

Essas são só algumas das funções que os robôs podem e com certeza vão tirar de nós seres humanos. Pois com sua praticidade vai ser difícil competir. Mas e quanto a nós?

Humanos obsoletos?

Contudo, algumas profissões eles são incapazes de realizar. Segundo uma pesquisa, essas são as funções que só os humanos serão capazes de fazer:

  • Empregos que requerem criatividade, como artistas e músicos;
  • Trabalhos que envolvam resolução de problemas;
  • Cabeleireiros;
  • Psicólogos e profissões que demandem um trabalho social;
  • Professores;
  • Área da saúde;
  • Cuidadores;
  • Cozinheiros.

Pois é, eu também fiquei preocupado com esses robôs! Mas esperamos que a tecnologia venha mais para nos ajudar do que prejudicar e ver o que o futuro nos reserva!