Os aviões são o segundo meio de transporte mais seguro do mundo, perdendo apenas para os elevadores. Além disso, são o meio mais rápido de se locomover de um lugar a outro.
Se você já andou de avião pelo menos uma vez sabe a experiência super especial que é voar. Entretanto, se já passou por uma turbulência, mesmo que leve, conhece a sensação aterrorizante de impotência que é esta em situação de perigo em altíssima altitude.
Você pode saber muito sobre aviões, já ter realizado dezenas de viagens, ter sobrevivido a diversas turbulências, mas é bem possível que nunca tenha ouvido falar sobre as 10 curiosidades que serão descritas a seguir.
Que tal conhecermos melhor esse meio de transporte tão sensacional? Vamos?
1 – O avião mais rápido do mundo

A posição de avião mais rápido mundo permanece com o protótipo North American X-15 desenvolvido no ano de 1967. O projeto foi encomendado de forma conjunta pela NASA e pela Força Aérea norte americana. A ideia era mesmo ultrapassar as barreiras da velocidade estabelecidas até então.
O North American X-15 alcançava a incrível velocidade de 7.274 km/h. Para levantar voo era necessário que ele fosse lançado através de um bombardeio B-52, só então seus motores eram ligados. O pouso era feito de forma similar as demais aeronaves.
2 – O maior avião do mundo

Antonov An-225 Mriya é o nome do maior avião do planeta. A aeronave foi produzida na década 1980 em uma região da União Soviética, onde hoje corresponde a Ucrânia. Sua função é realizar transporte cargueiro, e seu design foi planejado para carregar o ônibus espacial Buran.
O avião, que tem o tamanho aproximado de um campo de futebol, já esteve no Brasil por duas vezes. A primeira delas em 2010 a serviço da Chapman Freeborn Airchartering, contratada pela Petrobrás. Em seu retorno, no ano de 2016, sua missão ela carregar um transportador de terras brasileiras até o Chile.
3 – O ar que você respira

Se o avião deve permanecer completamente comprimido devido às baixas pressões atmosféricas externas, que tipo de ar nós estamos respirando dentro deles?
Você já parou para pensar sobre isso?
Então, ao que tudo indica, o ar que respiramos dentro das aeronaves é proveniente do ar comprimido tirado do próprio motor. E não é só isso, grande parte deste ar é direcionado a cabine de comando, e cerca de 50 a 60% é compartilhado por todos os passageiros.
4 – O lugar mais seguro do avião é a cauda

De acordo com diversos estudos científicos realizados mundo afora através da análise de desastres envolvendo aviões, a cauda é o lugar mais seguro para se estar durante acidentes aéreos.
Conforme as pesquisas, a diferença entre quem senta nas primeiras cadeiras e os indivíduos que se localizam na região da cauda no quesito segurança pode chegar a 40%.
5 – Os aviões conseguem pousar sem nenhum motor

Imagina só, você está em um voo já há algumas horas e do nada, após passar em uma nuvem de fuligem os motores da aeronave simplesmente param de funcionar. É isso mesmo, nenhum dos dois motores estão ligados e o avião não tem mais o que o impulsione para frente.
Diante disso, todos entram em pânico. Porém, você agora terá uma informação que poucos sabem. É possível pousar um avião sem nenhum motor. Basta que o piloto seja capaz de aplainar a aeronave e ninguém sairá ferido.
6 – Você pode destravar a porta do banheiro pelo lado de fora

Os banheiros de aviões são famosos por testemunharem climas quentes, principalmente entre pessoas desconhecidas. Mas tem uma informação que poucos sabem, você pode ser facilmente flagrado em situação constrangedora nesses locais.
Atrás do aviso de proibido fumar existe uma pequena trava de segurança que pode ser utilizada para destravar a porta do banheiro pelo lado de fora. em casos de necessidade.
7 – O capitão é a autoridade máxima

Dentro de uma aeronave, onde ninguém entra e ninguém sai, o capitão representa a autoridade máxima. Isso dá a ele a possibilidade de dar voz de prisão por exemplo.
Além disso ele também pode prescrever multas e até mesmo redigir testamento caso algum passageiro esteja vivendo os seus momentos finais.
8 – As refeições de quem está no comando

Em hipótese alguma o piloto e o copiloto podem compartilhar a mesma refeição. Não é permitido sequer que experimentem do prato um do outro.
As refeições daqueles que estão no comando devem ser obrigatoriamente diferentes. Desta forma busca-se evitar que ambos sejam intoxicados ou mesmo envenenados em uma mesma ocasião.
9 – O que são as trilhas brancas dos jatos?

Você provavelmente já tenha tido a oportunidade de visualizar os rastros de um jato no céu. Sim, estamos falando daquelas trilhas brancas que aparecem por aí vez ou outra. Você faz ideia do que são elas?
Essas marcas são constituídas basicamente de vapor d’água e podem ser usadas para prever o tempo. Quanto mais fina e mais curta, melhor o tempo. Se a cauda estiver grossa e prolongada, pode ser indicativo de tempestade.
10 – O projeto de um avião transparente

A Airbus está projetando um avião completamente transparente para até 2050. A ideia é que os passageiros desfrutem de uma vista 360° enquanto voam por aí.
E ai? Você teria coragem?
Além da nova experiência de viagem, esses aviões prometem ser mais sustentáveis por serem feitos com materiais recicláveis e consumirem menos combustível.