Você conhece as carpas? Estes peixes de água doce são famosos como animais de ornamentação para lagos e lagoas. Além de toda a sua beleza, estes animais também podem ser usados na alimentação.
Devido a sua grande diversidade e sua admirável resistência, esses peixes são chamados por muitos de reis da água doce.
Podendo pesar de 2 a 20 kg e chegar a medir até 1 metro, os peixes carpas são o foco da nossa curiosidade desta vez.
Que tal conhecer um pouco mais sobre eles? Eles são mais populares do que você imagina.
1 – As carpas são todas exclusivas
As espécies comuns variam em tons de cinza e prata à dourados. Porém, ao longo dos anos essas espécies foram sofrendo mutações e dando origem a peixes bem coloridos.
Você consegue imaginar quantos animais destes existem no mundo?
Pois é, muitos. Ainda assim nenhuma carpa é igual a outra.
Muitas delas possuem variações em um mesmo tom, porém algumas chegam a apresentar um tipo de estampa. A Showa Sanshoku por exemplo, é uma espécie de carpa tricolor. A Hikarimono Ogon é diferente de todas por possuir um brilho metálico cintilante, enquanto a Carpa Black é formada predominantemente por tons negros.
São muitas as combinações possíveis e as carpas utilizam bem de cada uma delas.
2 – Adaptam seu tamanho ao ambiente que vivem
Você pode criar sua carpa em um aquário, como também pode colocá-la para sobreviver em um grande tanque. Como isso é possível?
Estes peixes se adaptam ao tamanho de seu ambiente. Quando em grandes lagos se desenvolvem e se tornam animais bem grandes. Porém, se criadas em locais pequenos, elas se atrofiam, de forma a se adaptar ao tamanho do habitat.
3 – Estes peixes são usados como alimento desde a antiguidade
Famosos como peixes ornamentais, as carpas não deixam de ser animais comestíveis. A popularidade destes animais como alimento advém desde a antiguidade, onde estas espécies estavam frequentemente na mesa dos romanos.
Os fatores envolvendo a criação destes animais influenciam no sabor de sua carne. Os peixes que vivem em águas mais puras geralmente apresentam um gosto mais saboroso.
4 – Podem viver até 60 anos
A maioria dos peixes vive de 5 a 10 anos. Mas a carpa é um caso especial, geralmente estes animais passam dos 20 anos de idade e alguns chegam a viver 60 anos.
Claro que para chegar tão longe a qualidade da vida do animal deverá ser levada em consideração. Quanto mais limpos e bem tratadas forem suas águas, mais tempo de vida o peixe terá.
Alguns relatos contam que foram encontradas carpas no Japão que possuíam 200 anos de vida. Surpreendente não é mesmo?
5 – As carpas são predominantemente japonesas
Procurou pelo olho puxado? Sim, as carpas são japonesas. Mas claro, os olhos puxados ficam apenas para os humanos.
No Japão estes famosos peixes ornamentais são um símbolo cultural, aparecendo em obras de artes, camisas, e em várias lendas.
Em sua terra natal as carpas representam coragem e esperança.
6 – Estes peixes podem ser treinados
Que tal alimentar os peixes com a mão? Se treinadas as carpas podem vir comer na mão de seus donos.
Para ensinar truques como este para os animais é preciso se familiarizar com as carpas, para que sua presença deixe de representar uma ameaça.
Algumas pessoas contam ter conseguido ensinar aos peixes para que apareçam quando chamados, mas estes casos são mais raros.
7 – Magikarp foi inspirado em um peixe carpa
Esta curiosidade é especial para os fãs de Pokémon. Se você nunca assistiu a este desenho, fica a imagem de um personagem famoso no universo infanto-juvenil que foi totalmente inspirado nos peixes carpas.
As características do personagem foram baseada em uma das famosas lendas envolvendo estes animais, você a conhecerá a seguir.
8 – A carpa que subir o rio pode se tornar um dragão
Calma, é apenas uma lenda. A famosa história japonesa conta que algumas espécies desses animais precisam subir o rio para se reproduzirem.
Depois de enfrentar as fortes correntezas do Rio Amarelo, saltar cascatas e alcançar o topo da montanha Jishinhan, os peixes são transformados em dragões.
O temperamento dócil do animal é substituído por uma personalidade explosiva e impulsiva. Uma das poucas coisas que resta de sua antiga vida de peixe, é o bigode, que fica como uma lembrança do lugar de onde veio.
9 – Você provavelmente já viu uma carpa tatuada em alguém
Estes belos peixes são escolhas comuns entre os amantes de tatuagens, por isso, provavelmente você já a viu desenhada em alguém por aí.
O símbolo japonês de prosperidade, também reconhecido por muitos como uma representação de alegria, é tatuado comumente nas pernas, braços e costas.
Geralmente as imagens ficam muito bonitas e repassam bem a beleza das combinações de cores das escamas destes animais.
Mais uma lista de curiosidades preparada especialmente para você. Agora você está sabendo tudo sobre as carpas.