Você já pensou em ter furões como animais de estimação? Estes pequenos mamíferos são utilizados como pets em vários países do mundo.
Ao contrário do que muitos pensam, estes animais não são roedores, mas pertencem a família dos Mustelídeos.
Curiosos e cheio de energias os furões são ótimas opções para quem tem crianças em casa. Só tome cuidado para que os pequenos não sufoquem o animal ao abraçá-los. Acredite a vontade de apertar é muita.
Se você ficou na dúvida sobre se é ou não crime ter um furão em casa, fica aqui o esclarecimento. A caça ou criação em cativeiro são proibidas pela legislação, mas a criação destes animais em casa não é passível de punições.
1 – Furões são Míopes

Estes animais nascem cegos e surdos. Ambos os sentidos citados se desenvolvem com aproximadamente um mês de idade. A visão no entanto, é debilitada ao longo de todos os aproximadamente 10 anos de vida da espécie.
Graças ao sentido de olfato e da audição que alcançam um estado bem alto de evolução, as dificuldades em enxergar não interferem na vida dos furões.
2 – Podem ficar fedidos

Como todo bicho, os furões possuem um odor bem característico. Porém, devido a sua maior intensidade, podem acabar incomodando sua família humana.
Mas não se preocupe, se você gostaria de adquirir uma dessas fofuras, aqui vai algumas dicas.
A primeira sugestão é bem simples, mantenha as áreas do seu amiguinho sempre limpa e higienizada. Banho, apenas uma vez por mês. Não perturbe a camada protetora da pele, ou o cheirinho vai ficar ainda mais forte.
Uma ótima dica também é a esterilização dos animais. Geralmente alguns odores são liberados com o objetivo de atrair o sexo oposto.
3 – Estes são animais carnívoros

Mais uma informação que surpreende as pessoas que não estão familiarizadas com a espécie. Os furões se alimentam de pequenos animais vertebrados e invertebrados, ovos e também de frutos.
Em locais onde são muito usados como pets, como o exemplo que verá a seguir, é comum donos que os alimentam com comida para gato. Este tipo de ração até agrada o animal, mas é ideal que a dieta do furão seja formada por alimentos especiais para a espécie.
4 – Furões são comuns nas casas dos Estados Unidos

Este é o terceiro pet mais comum entre as famílias norte americanas. De trato fácil e extremamente dóceis são muito populares tanto nas casas cheias quanto como companhia de pessoas que vivem sozinhas.
O comércio destes Pets cresce a cada ano, geralmente nos Estados Unidos eles custam um valor equivalente a 1 mil reais.
5 – Lavam o focinho e as orelhas

Se você pensou que esses animais não eram higiênicos por causa de seu cheirinho desagradável, está enganado.
Os furões adoram água, não perdem a oportunidade de brincar em tigelinhas cheias e se divertem muito ao se molharem.
Um dos hábitos fofos dos furões é o de lavar o focinho e as orelhas enquanto se divertem.
6 – Produzem bolas de pêlo

Por essa você não esperava. Não, não são apenas os gatos que cospem bolas de pêlos.
Assim como os demais Mustelídeos, os furões trocam os pêlos de acordo com as mudanças de estações climáticas.
Por causa disso podem acabar se engasgando com os próprios pêlos nos meses de troca. Para evitar que se sufoquem eles acabam tossindo e eliminando o conteúdo em uma forma circular.
Para você que tem ou gostaria de ter um furão em casa, a dica é escovar semanalmente o amiguinho para evitar que ele passe por essas situações.
7 – Dormem muito

Ao saber que os furões possuem muita energia, não pense que eles estão constantemente ativos. Os animais desta espécie são tremendos dorminhocos.
Mesmo com toda a farra que fazem enquanto estão acordados, os furões adoram tirar uma soneca.
Não se assuste se seu pet chegar a dormir até 18 horas por dia.
8 – É possível treinar furões

Parece estranho, mas saiba que é possível educar os furões. Estes animais inteligentes podem ser treinados.
Dentre os principais recursos utilizados para treinar estes animais são os petiscos para furões, o spray de maçã amargo e o suco de limão. Como você pode imaginar, os dois últimos não são muito apreciados pelo animal.
Desta forma você pode ensinar seu bichinho o local certo para fazer as necessidades, educá-lo para não morder as pessoas e nem roer os seus móveis.
Utilize sempre a palavra não ao puni-lo por um mal comportamento, com o tempo o animal associará a punição a palavra, e apenas uma ordem será necessária para que ele deixe de fazer alguma coisa errada.
Dá até vontade de adquirir um furão não é mesmo? Ao comprar o seu, não deixe de se preparar para fornecer todos os cuidados especiais que a espécie exige, e claro, para encher essa fofura de carinho.