Todos sabemos que parar de fumar é um grande desafio. Porém, reconhecemos também que essa é uma luta necessária, afinal, a nicotina faz um grande mal a saúde.
Pensando em você que precisa passar por essa dura jornada, preparamos uma lista com 20 dicas caseiras. São sugestões simples e práticas que realmente podem te ajudar a aliviar a ansiedade e os demais sintomas da abstinência nesse período.
Chegou a hora de você cuidar da sua saúde. Aproveite nossas sugestões e encare o desafio!
1 – Água
Começamos por uma dica bem simples. A ideia é bem óbvia. Sempre que sentir falta do cigarro em mãos, substitua-o por um copo de água. Além de evitar os problemas da nicotina, você estará adotando um ótimo novo hábito.
2 – Mascar
Mais uma dica para driblar a vontade em meio a sua jornada para parar de fumar. Mascar, sejam chicletes ou mesmo folhas de hortelã ou alecrim, distrai a sua mente e mantém a sua boca ocupada.
3 – Mude sua dieta
Algumas mudanças na dieta também podem ser importantes. Escolha comidas que prejudiquem o gosto do cigarro, como é o caso de frutas, legumes e leite. Enquanto isso, evite café, álcool e carne vermelha, alimentos que tendem a deixar a nicotina um pouco mais saborosa.
4 – Ginseng
O ginseng é bastante popular no que se refere a esses tipos de tratamentos. A planta inibe a liberação de dopamina. Por causa disso, mesmo que você fume, a sensação de prazer já não será a mesma.
5 – Camomila
Geralmente o período de abstinência é um tempo bastante estressante. Para esses casos, os chás de camomila acabam se tornando grandes aliados, pois produzem um efeito relaxante que previne o estresse e controla o enjoo.
6 – Pimenta Caiena
A pimenta caiena tem duas grandes vantagens. A primeira delas é o controle do desejo de fumar mesmo em casos onde ele parece incontrolável. Além disso, ela ajuda a prevenir os efeitos danosos do cigarro aos pulmões.
7 – Lobélia
A lobélia também é uma ótima opção para abrandar os sintomas da abstinência de nicotina. A planta é muito conhecida por seu potencial para cura de enfermidades.
8 – Erva de São João
A erva de São João possui um forte potencial antidepressivo natural. Graças a isso, ela controla alguns hormônios que estão envolvido em quadros de estresse e ansiedade, comumente apresentados por pessoas que estão tentando parar de fumar.
9 – Aveia
A aveia é mais uma aliada que pode se juntar a você nesse processo. Além de atenuar os sintomas de abstinência, ela reduz a necessidade de fumar ao liberar suas substâncias químicas relaxantes.
10 – Valeriana
No que se trata de lidar com a ansiedade, a valeriana é uma das plantas mais recomendadas. Graças a suas propriedades sedativas, elas promovem relaxamento, facilitando a persistência em situação de abstinência.
11 – Cenoura
Por ser rica em carotenóides, as cenouras podem, além de te ajudar a vencer o cigarro, reduzir o risco do desenvolvimento de câncer.
12 – Leite
A grande vantagem em beber leite está no sabor que ele deixa na boca. Já está comprovado que, após ingestão de leite, o desejo do fumante é consideravelmente reduzido.
13 – Semente de girassol
Por essa você certamente não esperava. As sementes de girassol provocam no cérebro um efeito bastante similar àquele produzido pela nicotina, ou seja, aumentam a produção de adrenalina. Faça a substituição!
14 – Suco de agrião e cenoura
Essa combinação irá eliminar as toxinas em seu sangue, reduzindo significativamente a necessidade química de seu organismo pelo cigarro.
15 – Suco de uva
O suco de uva é um potente desintoxicante natural. Sendo assim, contribuirá para a limpeza do sangue, removendo as toxinas do cigarro e rejuvenescendo o sistema do corpo.
16 – Azeite de oliva
A dica é tomar algumas gotas de azeite de oliva ainda em jejum. O óleo reduz os efeitos da nicotina sobre o corpo e ajuda a controlar a dependência.
17 – Pratique exercícios físicos
Pesquisas apontam que exercícios físicos alimentam a força de vontade de indivíduos em suas jornadas para parar de fumar. O ideal é escolher uma modalidade a ser praticada diariamente e manter uma rotina rigorosa de exercícios.
18 – Meditação
Não há dúvidas de que a meditação ajuda a largar o cigarro. Meditar reduz o sofrimento psíquico, tratando o estresse e a ansiedade. Por se sentir mais relaxado, o indivíduo passa apresentar uma maior intensidade de esforço e disposição para vencer o vício.
19 – Utilize a tecnologia ao seu favor
Existem dezenas de aplicativos desenvolvidos especialmente para quem deseja parar de fumar. Através deles você consegue acompanhar toda a sua jornada, celebrando mesmo os menores passos. Aproveite! Certamente essa é uma boa maneira de se manter motivado.
20 – Seja persistente
Para fechar nossa lista, a dica é persistir. Mantenha-se firme mesmo após recaídas. Busque apoio em pessoas amadas. Se alie a alguém que está vivendo o mesmo desafio. Se necessário busque ajuda especializada. Mas não desista. Você irá chegar lá!
