20 dicas fundamentais para manter a casa organizada

Manter uma casa organizada é um desafio, especialmente quando se trata de uma família grande. Por mais que você tente, há sempre alguma coisinha fora do lugar, um lixo a ser eliminado, um armário que se encontra revirado, parece que a bagunça nunca terá fim.

Se você tem vivido algo semelhante, chegou ao lugar certo. Neste artigo daremos 20 dicas megas práticas para você que tem tido dificuldades em manter a casa organizada.

Você está preparado para colocar as coisas no lugar? Desafie-se a colocar em prática nossas sugestões e muito em breve terá bons resultados.   

1 – Mude seus hábitos, deixe a procrastinação

Este é o primeiro passo. Analise o que está errado e decida mudar. A procrastinação é uma das nossas maiores inimigas quando se trata de organização. Não deixe mais para depois, o que tiver que ser feito, faça já.

2 – Se você usa, você guarda

Quer dica mais prática do que está? Não tenha dúvidas, por mais simples que pareça ela pode ser transformadora. Se você sujou um copo, lave-o. Se chegou e tirou os sapatos, guarde-os. Se você usa, você guarda.

3 – Não deixe que a bagunça se espalhe

Se você chegou em casa e encontrou chinelos no meio da sala não quer dizer que também deva deixar os seus ali. Não exite em guardar tudo o que encontrar fora do lugar, criando esse hábito será muito mais fácil manter a casa organizada.

4 – Pare de criar extensões de seu armário

É natural que você chegue em casa do trabalho e queira deixar sua bolsa sobre a mesa da cozinha, suas roupas no chão do banheiro, seu relógio em cima da cômoda. Mas para quem deseja acabar com a bagunça é preciso parar de criar extensão de seus armários. Se esforce para manter tudo em seu devido lugar.

5 – Não acumule

Uma coisa fora do lugar não parece gerar muito incômodo, mas não tenha dúvidas. Uma bagunça puxa a outra. Fique atento!

6 – Limpe assim que sujar

O primeiro copo sujo na pia pode não ser tão significativo, mas não tenha dúvidas de que aquele será somente o primeiro. Limpe tudo assim que usar.

7 – Limpe enquanto cozinha

Aproveite o tempo que a panela passa no fogo para começar a lavar as vasilhas. Você economizará tempo e evitará a bagunça.

8 – Não durma enquanto tiver louças na pia

Se você fez uma pipoca tarde da noite, comeu vendo TV e cochilou no sofá, acredite, vale a pena lavar as vasilhas antes de ir para cama.

9 – Organize seu tempo

Para quem tem uma vida corrida, as responsabilidades da casa acabam sempre ficando para depois. Mas com uma boa organização as coisas podem funcionar. Inclua em sua agenda o dia de lavar a roupa, de limpar os banheiros, separe tempo para faxina, inclua a casa em suas obrigações.

10 – Dê uma ajeitada na casa diariamente

Essa é uma dica importantíssima. Por mais que você não consiga varrer a casa diariamente por exemplo, não deixe de dar uma ajeitadinha, limpe o que caiu no chão, mantenha a cama sempre arrumada, guarde as vasilhas do escorredor. Evite o acúmulo de tarefas.

11 – Defina um plano de organização e limpeza

Leve a organização de sua casa a sério. Planeje o que irá fazer e o tempo que irá gastar. Quais são os dias de realizar cada tarefa. Onde cada objeto deve ser colocado. Defina um plano e trabalhe em cima dele.

12 – Deixe as coisas que você mais usa a fácil acesso

Procure deixar os objetos, roupas e produtos que você mais usa em fácil acesso. Essa é uma sugestão que pode ser aplicada em todos os cômodos da casa e tem ótimos resultados.

13 – Crie o hábito de arrumar a cama

Manter uma casa organizada dá trabalho, mas se você fizer disso parte de sua rotina as coisas podem ficar mais fáceis. Crie o hábito de arrumar a cama assim que levantar.

14 – Estabeleça uma rotina de retirada do lixo

Essa dica é bem similar a anterior. Descer o lixo é necessário, então chega de deixar para depois. Crie uma rotina.

15 – Areje a casa diariamente

Abrir as janelas e deixar o ar circular diariamente mantém a casa fresca e saudável.

16 – Não fique adiando a faxina

Se seu compromisso é de uma faxina por semana, não procrastine. Acredite, é muito mais fácil manter a casa limpa do que ter que dar conta do acúmulo.

17 – Atribua tarefas específicas a cada membro da família

Assumir a responsabilidade pela organização da casa requer muita dedicação, então a dica é atribuir tarefas específicas para cada membro da família.

18 – Guarde apenas o necessário

Chega de acúmular coisas inúteis em sua casa. Doe aquilo que você não está usando, jogue fora aquilo que não presta mais, guarde apenas o necessário.

19 – Não exagere nas compras

Falando em não acumular coisas, não exagere na hora das compras. Muitas vezes somos tão exagerados que as compras não apenas não cabem em nossa dispensa, como acabam estragando dentro de nossos armários e geladeira.

20 – Se preciso, procure por mais dicas

Para fechar a nossa lista, uma dica importantíssima. Se você tem tido dificuldades em manter a casa organizada, não tenha medo de procurar por ajuda. Existem diversas dicas espalhadas por aí, sugestões de organização, métodos de limpeza, se preciso, procure, pesquise e aprenda.