Praticamente toda criança já passou pela experiência de pegar piolhos. Na fase da escola, especialmente as meninas, acabam se contaminando. Apesar de ser algo tão comum, estar com piolhos é algo bastante incômodo e até constrangedor.
As mães geralmente gastam horas e horas removendo os parasitas das cabeças dos filhos sem que esses sejam verdadeiramente exterminados. As crianças passam o dia todo coçando a cabeça o que acaba gerando um certo afastamento dos amiguinhos que sentem medo de ser contaminados.
Porém, isso não precisa ser assim. Algumas estratégias são verdadeiramente eficazes para o tratamento desses problemas. Diante disso, não precisa mais se preocupar, você está prestes a descobrir 10 dicas infalíveis para acabar com os piolhos.
1 – Usar o pente fino frequentemente
A primeira dica é bem básica. Se você ou seu filho está tendo problemas com piolhos, o primeiro passo para o tratamento é a utilização frequente do pente fino para a remoção dos parasitas.
Caso seja uma infestação leve, este simples procedimento poderá resolver por completo a situação. Diante de um problema um pouco mais sério, a dica é combinar esta a algumas das outras dicas que virão a seguir.
2 – Lavar os cabelos com vinagre
Esta é uma dica muito conhecida. Porém, muitas pessoas não dão a ela o devido valor, e por isso acabam a desprezando. Lavar o cabelo com água morna e vinagre pode sim exterminar piolhos.
A combinação possui propriedades que matam e eliminam os parasitas. A vantagem aqui é o potencial de combate as lêndeas, que muitas vezes é dificultoso, mas que pode ser realizado com facilidade através desta mistura.
3 – Trate os cabelos com uma mistura de óleos essenciais
Você não pode perder essa dica. Além de acabar de vez com os piolhos, usando uma mistura de óleos essenciais, você conquistará cabelos sedosos e brilhantes. Não parece maravilhoso?
Para sua combinação, fica como sugestão os óleos de coco, de melaleuca e de ylang ylang. Finalize com um toque de vinagre de maçã. Acredite, essa é uma mistura poderosa.
4 – Use eucalipto em folhas ou alecrim
Você sabia que os piolhos são considerados pequenos insetos? Pois é, é por isso que esta dica faz tanto sentido. Assim como é o caso de outras espécies similares, odores fortes acabam por combater os piolhos.
Ao utilizar o eucalipto ou mesmo o alecrim, você acabará causando asfixia nesses parasitas. Consequentemente seus problemas com a coceira e com a contaminação estarão resolvidos.
5 – Lavar os cabelos com chá de arruda
O chá de arruda também é uma ótima alternativa. A ideia é que você o aplique no couro cabeludo enquanto estiver com os cabelos molhados. Com o produto aplicado, aproveite para usar o pente fino.
Não deixe de tentar. Desta forma, você eliminará com facilidade não só os piolhos, como também os seus ovos.
6 – Borrifar Álcool Canforado
Você já ouviu falar sobre álcool canforado? Trata-se de uma mistura formada por álcool e cânfora, um planta exótica da família da canela. Você pode o encontrar pronto em farmácias ou pode acrescentar a cânfora no álcool de forma caseira.
Para utilizar a mistura, basta borrifar a combinação ao longo de todo o cabelo. Desta forma você estará não apenas combatendo os piolhos, como também utilizando uma forma de prevenção contra novas contaminações.
7 – Shampoo anti-piolhos
Uma ótima dica também são os shampoos. Atualmente temos várias marcas disponíveis, dentre elas a Paranix, a Sanasar e a Pedider. Essas opções tem se demonstrado bastante eficazes.
Você pode encontrá-los com facilidade em farmácias e até em alguns supermercados.
8 – Malation
Além das opções caseiras e dos shampoos, você pode optar pelo uso de medicamentos. O Malation tem uma eficácia em torno de 90% em tratamentos contra piolhos.
Entretanto, por ser um inseticida forte apresenta um potencial considerável de toxicidade, podendo causar irritações.
9 – Dimeticona
Entre os tratamentos medicamentosos o Dimeticona é visto como a opção essencial. Sua efetividade varia entre 70 e 97%.
O motivo pelo qual este é o tratamento preferencial tem a ver com a fato de seu uso apresentar baixos riscos de efeitos colaterais. Além disso, não há evidência de resistência a esses pesticidas.
10 – Passar Repelente
Você sabia que existem repelentes para proteger os cabelos dos piolhos? Geralmente são usadas combinações de óleos que liberem um cheiro desagradável para os insetos e que, ao mesmo tempo, dificultem sua inserção.
Mesmo que você consiga matar os parasitas, o tratamento jamais será eficaz sem controlar uma possível reinfestação. Portanto, não deixe os repelentes de lado.
Agora você já está equipado para combater todo tipo de infestação de piolhos. Vença esses parasitas. Se possível combine as dicas, certamente você acabará de vez com este problema.