10 empresas que o Google comprou e você não sabia

O Google foi desenvolvido por  Larry Page e Sergey Brin em 1998. A ideia por trás da mais nova invenção era organizar as informações e torná-las acessíveis a todos de forma prática e dinâmica.

A empresa foi e é um enorme sucesso, sendo a maior plataforma de buscas do planeta. Ao longo de sua história até aqui o Google adquiriu inúmeras outras companhias e é disso que falaremos nesse artigo.

Você ficará surpreso com essa lista de empresas que já foram compradas pelo Google. Atualmente a companhia vai além de um simples motor de busca, mas incorporou a si inúmeras cadeias de produtos.

1 – Motorola Mobility

A Motorola Mobility foi a maior aquisição da história do Google. As negociações aconteceram em 2011 e a empresa foi vendida por 12,5 bilhões de dólares.

Em 2013, então dono de uma das maiores fabricantes de dispositivos Android, o Google lançou o Moto X e o Moto G.

Entretanto, o que parecia ter sido uma ótima estratégia, não saiu bem conforme o esperado. No ano de 2014 a companhia vendeu a mais nova empresa para a Lenovo por aproximadamente US$ 2,9 bilhões.

2 – YouTube

Diferente da história anterior, essa foi uma opção muito bem sucedida. Em 2006 o Google comprou por 1,65 bilhões o YouTube. Naquela época a empresa não passava de uma pequena companhia que se esforçava para crescer enquanto lidava com problemas relacionados a direitos autorais.

Apesar das opiniões contra a aquisição, o na época CEO Eric Schmidt, manteve firme seu posicionamento e levou até o fim a negociação.

Nem é preciso dizer que valeu a muito a pena não é mesmo?

3 – Waze

Você sabia que agora o Waze também pertence ao Google? É isso mesmo, atualmente ele é o dono dos dois maiores e mais conhecidos aplicativos de GPS do planeta.

A ideia é usar a tecnologia de um para aperfeiçoar o outro. O que beneficiou tanto a companhia quanto os usuários.

Ao que tudo indica a compra fechada em 2013 girou em torno de 1,3 bilhão de dólares.

4 – DeepMind

A Deep Mind é um empresa que trabalha especificamente com inteligência artificial, que na época da aquisição em 2014, era a última companhia independente do ramo.

Em uma disputa com o Facebook, o Google acabou ganhando as negociações e adquirindo a empresa por mais de 500 milhões de dólares.

5 – DoubleClick

Essa foi a aquisição que lançou o Google no mercado de publicidade display. A DoubleClick foi adquirida em 2008 por 3,1 bilhões de dólares.

Abaixo apenas da Motorola Mobility, essa foi a compra mais cara realizada pela companhia e a negociação durou quase 2 anos.

6 – Zync

Em 2014 o Google surpreendeu o mundo ao adquirir uma companhia do ramo de efeitos visuais. A empresa, que esteve por trás da produção de filmes como “Aventura no Tempo e Além da Escuridão – Star Trek”, foi absorvido pela Google Cloud Platform.

Não se sabe exatamente quais foram os termos das negociações.

7 – Meka

A Meka foi adquirida e integrada ao Google X em 2013 depois que a Willow Garage e a Redwood Robotics foram compradas pela companhia.

A empresa é conhecida pelo robô Meka M1 Manipulador Móvel e Dreamer, um robô fofo projetado para o trabalho.

8 – HTC – Pixel Smartphones Division

Em um acordo diferente daquele realizado com a Motorola, em 2014 o Google anunciou aquisição de parte da divisão de smartphones da HTC. O contrato, que não foi totalmente divulgado, envolvia principalmente funcionários.

O negócio ficou fechado em 1,1 bilhão de dólares. Apesar da licença adquirida pelo Google, a empresa taiwanesa permaneceu produzindo os próprios aparelhos.

9 – Ita Software

A companhia localizada em Massachusetts, Estados Unidos, trabalha essencialmente com comparação de tarifas aéreas e reservas de passagens. As negociações a respeito da compra da ItaSoftware pelo Google deram muito o que falar.

Diversas empresas concorrentes que utilizavam recursos do Ita passaram a tentar inviabilizar a venda. Porém, apesar de tudo a aquisição foi fechada por 1 bilhão de dólares.

10 – Nest Labs

O Google diversifica seus serviços a cada ano. Em 2014 adquiriu a Nests Labs, uma empresa de automação que trabalha com o desenvolvimento de tecnologias para residências.

Na época ficou claro que a atuação das duas empresas se daria de forma independente mesmo após a aquisição. Porém, com a tecnologia da Nest Labs, seria possível criar uma visão de casa consciente, o que viria a mudar o mundo muito em breve.