10 escorpiões mais venenosos do mundo

Os escorpiões são animais artrópodes de corpos alongados muito conhecidos por seus venenos. Quando se sentem ameaçados usam seus ferrões para injetar uma substância tóxica capaz de causar sérios danos à saúde humana.

Nesta lista reunimos os 10 escorpião mais venenosos do mundo. Acredite, você com certeza não quer se deparar com uma dessas criaturas por aí.

Estamos falando de animais verdadeiramente perigosos, que além de causarem danos graves a suas vítimas, são capazes de levá-las à morte.

10 – Escorpião Escuro

O Parabuthus transvaalicus, também conhecido como Escorpião Escuro é uma espécie predominantemente encontrada na região da África Austral.

Esses animais podem tanto injetar como pulverizar seu veneno, sendo que este é liberado em duas composições diferentes, o primeiros deles recebe o nome de pró-veneno. Mas não se engane, ambos são igualmente tóxicos.

Dentre os sintomas do ataque tem-se, enjoo, vômito, queda de pressão e alterações musculares que podem acabar levando a morte.

9 – Escorpião Fattail

Popularmente conhecidos como Escorpiões de Cauda Gorda, os Fattail são animais extremamente perigosos, sendo responsáveis por milhares de mortes humanas atualmente.

São criaturas relativamente grandes e a tradução do seu nome se encaixa perfeitamente em seu perfil: “matador de homem”.

8 –  Escorpião imperador

Seu nome científico é Pandinus imperator. O Escorpião imperador é o segundo maior escorpião do mundo, podendo atingir até 20 centímetros de comprimento. Seu corpo característicos brilha em um tom esverdeado sob luz ultravioleta.

A espécie vive predominantemente na zona oeste do continente africano. São escorpiões menos ariscos que os demais, mas quando em ataque, podem acabar provocando um estrago grave.

7 –  Escorpião de casca do Arizona

O Escorpião de casca do Arizona é a espécie mais venenosa da América do Norte, habitante frequente de desertos, possui hábitos predominantemente noturnos, fugindo do sol durante o dia.

Uma picada de um desses animais causa dor profunda, além de paralização temporárias dos membros e convulsões. Há quem relate a sensação de choques constantes, provavelmente uma reação do corpo a substância altamente tóxica.

6 –  Escorpião de cauda gorda árabe

Oficialmente reconhecido como Androctonus crassicauda, os Escorpiões de cauda gorda árabe são animais extremamente perigosos. Essas criaturas vivem predominantemente em regiões desérticas ao norte da África e no Oriente Médio.

Com seus venenos poderosíssimos, seus ataque são dolorosos, podendo provocar alterações musculares graves.

5 – Escorpião de Pinças Vermelhas

Enquanto a grande maioria dos escorpiões possuem uma picado profundamente dolorosa, a picada do Escorpião de Pinças Vermelhas se assemelha a de uma abelha.

Entretanto, apesar da pouca intensidade da dor, o veneno do animal se espalha rapidamente sobre o organismo do indivíduo afetado, podendo ocasionar sintomas sistêmicos.

4 – Escorpião Amarelo Brasileiro

O escorpião amarelo pode ser encontrado no sudeste, centro-oeste e nordeste brasileiro, sendo um grande causador de óbitos, em especial em crianças. Esses animais possuem o tronco negro e as patas em tons amarelados, o que deu a eles o seu nome característico.

O veneno se dispersa rapidamente e ataca o sistema nervoso da vítima causando hiperestesia, ou seja,  aumentando a sensibilidade ao toque. Ao atingir o bulbo, provoca morte por insuficiência respiratória.

3 – Escorpião Gomar

Um dos escorpiões mais venenosos do planeta, o Escorpião Gomar é encontrado principalmente nas aldeias venezuelanas.

A sua potente toxina se espalha rapidamente pelo corpo da vítima, podendo levar uma pessoa adulta ao óbito em menos de 10 minutos.

2 – Escorpião Amarelo da Palestina

Nem é preciso dizer muito sobre uma espécie conhecida como “Espreitador da Morte”. O veneno dessas criaturas é uma mistura de 4 neurotoxinas poderosíssima, Clorotoxina, Charibdotoxina, Scyllatoxin e Agitoxins.

Além de um sofrimento profundo, a picada desses escorpiões pode provocar anafilaxia, gerando uma reação fatal.

Outro sintoma seria o surgimento de edema pulmonar, que também é uma das causas de morte por contaminação pelo veneno.

1 – Escorpião Vermelho Indiano

Enfim chegamos ao escorpião mais venenoso do mundo. Seu habitat natural é a região da Índia, chegando a se distribuir pelo Paquistão, Nepal e Sri Lanka. Em meio a sua marcante coloração marrom avermelhada brilhante, algumas manchas acinzentadas irregulares os diferenciam de outras espécies.

Cerca de 40% das pessoas que sofrem ataque acabam vindo a óbito. Os principais sintomas do envenenamento incluem dor severa, vômito, sudorese intensa, cianose, inconsciência, falta de ar, arritmia cardíaca, miocardite aguda e choque.

Geralmente a morte é ocasionado por edema pulmonar, causado pela contaminação do sistema cardiorespiratório.