10 histórias para crianças que você precisa conhecer

Você ainda se lembra das histórias de sua infância? Toda criança gosta de ouvir contos, pelo menos por uma fase, e as histórias infantis são realmente as melhores.

Nesta lista reunimos 10 histórias para crianças que são imperdíveis. Essas merecem ser contadas e recontadas quantas vezes forem necessárias.

Vamos relembrar contos incríveis que trazem ensinamentos valorosos para a nossa vida desde pequenos. Essas histórias continuam tendo muito a nos ensinar e nunca é tarde para aprendermos.

1 – O Pequeno Príncipe

O Pequeno Príncipe é um livro recheado de metáforas que visam ensinar as crianças de maneira poética sobre os verdadeiros valores, apresentando um sentido de vida puro e libertador.

O conto é escrito em linguagem filosófica e reflexiva, promovendo uma reanálise do mundo e da vida através de uma história simples, inocente e de uma beleza única.

Este é um livro que todos devem ler e reler sempre que possível, não importa a idade.

2 – Patinho Feio

A história do Patinho Feio é um grande clássico. Dificilmente acharemos alguém que nunca a ouviu. Entretanto, um conto precioso como esse vale a pena ser lembrado.

O Patinho Feio era rejeitado por seu grupo e sofria muito por se sentir diferente. Mais tarde ele descobre que o fato de ser diferente não era algo ruim, mas revelava quem ele era, e através disso, ele descobre a própria beleza.

3 – Matilda

No mundo de Matilda não há valor na sabedoria. O sonho de seus pais é que ela se torne uma menina medíocre, já que as pessoas sábias são detestadas.

Mas Matilda, a mais abençoada das crianças, não abre mão do conhecimento e se dedica a aprender como pode. Em meio a sua jornada ela descobre uma grande missão, proteger seus amigos e sua professora.

4 – O Menino e os Pregos

Sem dúvidas essa é uma daquelas histórias que todo adulto precisa reler. O protagonista da história tinha sérios problemas de autocontrole e, por isso, vivia machucando quem estava ao seu redor.

Um dia seu pai lhe deu um saco de pregos e o mandou que pregasse madeiras a cada vez que ferisse alguém. Não demorou para que ele construísse uma cerca capaz de proteger uma grande fazenda.

Mas, seu grande aprendizado, só veio quando o menino teve que retirar os pregos colocados. Ele acabou notando que mesmo sem os pregos, a madeira continuava perfurada.

5 – O meu Pé de Laranja Lima

Zezé é um menino levado, mas de bom coração. A partir sua amizade com um seu Pé de Laranja Lima ele acaba conhecendo Portuga, nasce então uma grande relação de companheirismo..

A história nos ensina sobre como o amor e a união podem ser as armas necessárias para passar por qualquer dificuldade.

6 – A Maior Flor do Mundo

A Maior Flor do Mundo é um conto capaz de renovar a nossa crença no impossível, ao nos lembrar que coisas incríveis podem vir a acontecer a qualquer momento.

E não é só isso, a história é um convite às crianças para que elas também se envolvam no universo literário, criando suas próprias histórias e imergindo em um mundo cheio de possibilidades.  

7 – O Príncipe Feliz

O Príncipe Feliz é uma história que nos faz repensar nossos valores. O autor trabalha os conceitos de altruísmo e solidariedade com uma docilidade única, capaz de tocar qualquer coração.

Através de personagens profundamente humanizados, somos levados a refletir sobre o privilégio que é poder viver feliz se desprendendo do que é material.

8 – Pinóquio

Histórias clássicas como a de Pinóquio não poderiam ficar de fora dessa lista. Pinóquio nos ensina sobre o valor da verdade e sobre os riscos da mentira.

Mas mais do que isso, esse conto nos ensina sobre uma transformação que é possível e sobre o valor de podermos nos reconstruirmos para nos tornamos quem queremos ser.

9 – O Escorpião e a Tartaruga

As fábulas são fantásticas. Elas ensinam nossas crianças sobre a vida, e nos fazem refletir sobre o mundo que está ao nosso redor. Você provavelmente conhece bem essa história, mas vale a pena relembrarmos.

O Escorpião precisou de uma carona para atravessar um lago e pediu ajuda a uma Tartaruga, garantindo que não a feriria, pois não tinha lógica, já que ele também morreria.

No meio do trajeto o Escorpião acaba dando uma ferroada na Tartaruga. Enquanto afundavam a Tartaruga pediu por uma explicação e a resposta do Escorpião foi a mais pura verdade, não era preciso lógica, aquela era a sua natureza.

10 – A Árvore Confusa

A história da Árvore Confusa nos faz refletir sobre nossa vocação. A Árvore se sentia entristecida e perdida por não dar frutos e também não possuir flores como suas companheiras de jardim. Ela fazia de tudo para ser como as demais, mas não importava o quanto ela se esforçava.

Até que um dia, uma coruja sábia a falou sobre sua voz interior, ensinando-a a procurar pelo sua própria vocação.

Foi aí que ela encontrou o seu caminho, ela era na verdade uma carvalho e sua missão não era dar frutos ou flores e sim crescer e tornar-se majestosa. A Árvore Confusa nunca havia sido tão feliz.