20 ilhas secretas que quase ninguém conhece

Você sabia que ainda existem ilhas secretas? Com a globalização temos a sensação de que conhecemos praticamente todos os lugares do mundo, mas não é bem assim.

Ao redor do planeta ainda existem algumas ilhas pouco exploradas que quase ninguém conhece.

Faremos aqui uma breve viagem por 20 dessas ilhas secretas.

1 – Ilhas Pitcairn

Território britânico localizado na Polinésia, possui como único vizinho a Polinésia Francesa. Essa região pouquíssimo explorada possui apenas 50 habitantes.


Acreditasse que esses moradores descendem dos tripulantes do navio Bounty que em 1975 se revoltaram contra seu comandante.

De acordo com a história, os tripulantes tomaram posse do navio e foram para as ilhas de Pitcairn.

Lá queimaram o navio depois de retirarem tudo de valor que tinha nele.

O acesso a ilha é complicado. As embarcações saem da Polinésia Francesa a cada 3 meses e levam cerca de 36 horas para alcançarem as ilhas.

2 – Ilhas Jaco

Localizada na Região de Timor Leste, separada de Timor por um estreito canal é alcançada apenas por pequenas embarcações.


Essas ilhas secretas são consideradas sagradas pelos povos indígenas, por isso é proibido viver ou pernoitar nelas. Apenas visitas diárias são liberadas.

3 – Ilha de Tristão da Cunha

Esta é a ilha mais remota do mundo. A distância entre a região onde vivem os poucos moradores da ilha e o local mais próximo habitado são cerca de 2420 km, na ilha de Santa Helena.


A população da ilha é formada por apenas 80 famílias que compartilham 9 sobrenomes.Não existem aeroportos, apenas um porto pesqueiro e é necessária uma autorização para entrar na ilha.

4 – Ilha de Ascensão

A ilha britânica fica localizada no Atlântico Sul. Devido a sua posição estratégica, sua base aérea, a Base Aérea da Ilha de Ascensão, é utilizada para operações do Reino Unido e dos Estados Unidos na região.


A ilha possui estações de espionagem, uma delas monitora os possíveis testes nucleares realizados na América do Sul e na África.

5 – Ilha Sandön

Essa ilha, que está localizada no mar Báltico, possuía até 2005 apenas 3 habitantes.


Usada como cenário para os livros Millennium, de Stieg Larson ela fica localizada na Suécia. Atualmente possui em sua única cidade, cerca de 1000 habitantes.

6 – Ilha de Devon

Pertencente ao Canadá, esta é a maior ilha desabitada do planeta. A temperatura é baixa, por isso apenas umas poucas espécies conseguem sobreviver na região.

Dentre as ilhas secretas, essa apresenta uma característica muito interessante. Nela existe um cratera de 23 km, a Cratera de Impacto de Haughton que foi formada pela queda de um meteorito há cerca de 39 milhões de anos.

A cratera que durante antes foi um lago é atualmente um território extremamente árido, utilizado para testar sondas enviadas  à Marte.

7 – Ilha de Atol Johnston

Essa ilha pertence aos Estados Unidos e é considerada um território estratégico no Oceano Pacífico.

No período da Guerra Fria o local era usado para a lançamento de satélites espiões. Devido a seu território plano, é pouco visível a longas distâncias o que a concede uma vantagem estratégica.

Não são permitidas visitas a ilha devido aos vários testes nucleares feitos nas regiões. Algumas armas nucleares ainda são guardadas nela.

8 – Ilha Hashima

Essa nem sempre esteve na lista das ilhas secretas. O território da ilha pertence ao Japão e foi habitado entre 1887 e 1974.


OLYMPUS DIGITAL CAMERA

As ilha era utilizada como base para extração de carvão e foi abandonada quando o carvão passou a usar petróleo como fonte de energia.

Atualmente o local, que é pouquíssimo conhecido, parece um pouco sombrio. Uma cidade inteira formada por construções antigas completamente abandonada no meio do oceano.

9 – Ilha de Mosken

Território atualmente inabitado pertencente a Noruega, essa ilha rochosa possui cerca de 150 ha.


De acordo com algumas histórias a região já foi utilizada para criação de ovelhas.

10 – Ilha de Oil Rocks

Esta é uma antiga cidade flutuante que atualmente se encontra abandonada. Pertencente ao Azerbaijão, foi a primeira plataforma petrolífera do país.


A ilha é uma cidade com mais de 300 km de ruas construídas onde já viveram cerca de 2000 pessoas. A cidade foi abandonada, entrando para o rol das ilhas secretas quando acabou o petróleo na região.

11 – Ilha de Bergeggi

Essa é uma ilha italiana já habitada por monges mas que atualmente não possui nenhum habitante.


O antigo mosteiro foi fundado em 992 pelo bispo de Savona. Ainda hoje é possível ver as ruínas do antigo edifício na ilha.

Desde de 1985 o local é protegido como Reserva Natural de Bergeggi.

12 – Ilha da Focas

O local que é povoado majoritariamente por focas pertence a África do sul. Ao se aproximar da ilha é possível escutar os muitos sons emitidos por esses animais.


No inverno ocorre na região uma forte atividade predatória  devido a chegada dos tubarões que migram para se alimentar das focas.


13 – Ilha Great Barrier

Essa ilha é território da Nova Zelândia e possui possui menos de 1000 habitantes. Cerca de 60% de sua área é mantida intacta por serem áreas de preservação, concedendo a ilha uma linda paisagem natural.

14 – Ilha Dragonera

Ilha desabitada pertencente a Espanha. Possui uma vida selvagem peculiar, sendo o habitat de estranhos lagartos que se assemelham a pequenos dragões.

Existem algumas construções na ilha que foram feitas na década de 1970 quando havia um projeto para construção de mansões, um hotel, um porto e um cassino para a região.


O projeto foi interrompido várias vezes por ações judiciais, até que foi cancelado oficialmente devido aos protestos de ecologistas.

15 – Ilha Monuriki

Essa ilha você provavelmente já ouviu falar, mas talvez não soubesse que ela realmente existe.

O local serviu de cenário para o filme Náufrago, onde um homem fica perdido e passa a sobreviver em uma ilha deserta.

A ilha possui apenas 1 km de comprimento e 600 metros de largura e pertence ao Arquipélago de Mamanuca.


16 – Ilhas dos Rosários

Este é um dos Parques Nacionais Naturais da Colômbia. Localizado em Cartagena possuem o maior recife de corais do país.


A região é  inabitada, e apesar de não ser movimentada quando outras ilhas na região, o turismo vem crescendo ao longo dos últimos anos.

17 – Ilha do Ibo

Na região da costa da província de Cabo Delgado em Moçambique está uma pequena ilha denominado ilha do Ibo.

Com apenas 10 km de comprimento e 5 km de largura, a ilha que é pouco conhecida está quase completamente urbanizada.


O passado da ilha envolve histórias de piratas e prisioneiro, comércio árabe e um período de dominação portuguesa.

18 – Cayos Cochinos

Formados por três ilhas que pertencem a Honduras, foram habitadas por cerca de 5000 piratas na época do Barba Negra.


Possuindo menos de 200 habitante hoje em dia, não possui estradas, carros e nem mesmo bicicletas, apenas uma pista para caminhadas.

19 – Ilha Baltrum

Baltrum é uma ilha barreira pertencente a Alemanha. A região possui cerca de 500 habitantes e não possui ruas, apenas casas numeradas segundo a ordem de suas construções.


De acordo com a história da ilha, ela existe desde o primeiro século aC, mas só em 1398 foi mencionada em documento pela primeira por Widzel Tom Brok.

20 –  Ilha Strawn

Parte Atol Palmyra, essa ilha fica localizada no oceano pacífico ao sul das ilhas havaianas.

O território é dependente dos Estados Unidos, estando submetido a constituição americana, porém é considerado um território desorganizado.

A ilha de Strawn possui uma vasta natureza formada por coqueiros, plantas e flores.


Você já havia ouvido falar sobre alguma dessas ilhas secretas? Aposto que você ficou com vontade conhecer pelo menos uma delas.