7 insetos que você vai sentir medo só de olhar

Ao se esbarrar com um desses insetos por aí até mesmo as pessoas mais corajosas do mundo se assustariam. Essas criaturas bizarras dão medo só de olhar.

A variedade das espécies de insetos parece infinita. Ano a ano somos surpreendidos com novas descobertas e ainda assim sabemos pouco sobre o universo dessas criaturinhas. Dos mais ínfimos aos maiores já vistos, de fofos a aterrorizantes, tem para todo gosto.

Qual é o inseto mais assustador que você já viu em sua vida? Será que foi algum dos desta lista? Como você se sentiria ao encontrar com um desses animais?

Veja só essas 7 espécies, uma mais bizarra que a outra, se prepare.

1 – Besouro-Titã

Já estamos acostumados a ver besouros, vez ou outra algum deles entra pela janela provavelmente atraído pela luz. Mesmo os bem pequenos já são suficientes para agitar toda a família que não sabe bem o que fazer com um bichinho voando pela sala.

Mas no caso do besouro-titã, o problema é um pouco maior, literalmente maior, esses animais são os maiores já encontrados da espécie, chegam a medir 20 cm de comprimento. Para completar, suas mandíbulas são fortes suficiente para partirem um lápis.

Seus habitat natural são as florestas tropicais, portanto estão presentes no Brasil, na Colômbia, no Peru e no Equador.

2 – Gafanhoto Gigante de Pernas Longas

Você pode estar pensando que o gafanhoto gigante de pernas longas parece inofensivo e que, portanto, não devia fazer parte desta lista. Mas tem um porém.

Apesar de parecer um simples grilo fofo, se colocá-lo na palma da mão, ele a ocupará completamente e, é bem possível que ainda sobre animal. Esses insetos medem em média 30 cm de comprimento. São gigantes!

Dizem até que são abatidos ao serem confundidos por caçadores com aves maiores. Você consegue imaginar isso? Não tenha dúvidas, você provavelmente se assustaria ao avistar umas dessas criaturas.

3 – Bicho-pau Gigante

Imagine só, você observa um pedaço de pau caído sobre o chão, quando de repente aquele galho inteiro se mexe e sai andando em sua direção. Medo só de olhar!

O Bicho-pau gigante é o maior inseto do planeta, já foram encontrados animais desta espécie que mediam mais de 60 cm. Eles realmente se parecem muito com um galho de árvore, o que geralmente provoca confusão em meio a natureza, a similaridade é uma ótima forma desses animais se camuflarem.

4 – Aranha Golias

A Aranha Golias é simplesmente a maior aranha do mundo. O pé de um ser humano adulto fica pequeno perto de um desses animais. Os aracnídeos são assustadores por si só, mas nenhum deles é como os desta espécie. É praticamente impossível não ter medo.

Muito populares na Amazônia brasileira, essas criaturas geralmente se alimentam de pássaros, pequenos roedores, répteis e anfíbios.

Fique longe delas, além de terem um comportamento bastante agressivo, assim como as caranguejeiras, elas são capazes de lançar seus pêlos abdominais, o que pode provocar urticárias na pele.

5 – Centopeia-gigante-amazônica

Além da maior aranha do mundo, em um passeio pela Amazônia você também estará correndo o risco de se esbarrar com a centopeia-gigante, são 30 cm, 46 pernas e uma aparência assustadora.

São animais tão grandes que chegam a comer sapos, aves, lagartos, morcegos e até ratos. Não são cobras, mas também se enrolam ao redor de suas presas para matá-las, no caso da centopéia, usam suas mandíbulas afiadas para darem mordidas fatais.  

Além disso, possuem agilidade nas patas, que é importante para a fuga de predadores maiores.

6 – Mosca Berneira

As moscas berneiras são insetos bem bizarros, sua coloração é metálica e varia de azulada a esverdeada, para completar o seu tamanho equivale a três vez o comprimento das moscas domésticas.

Ao depositarem suas larvas na pele humana, causam berne. Geralmente elas preferem a região do couro cabeludo e ombros. A porção atingida fica avermelhada e dolorida. Para tratar a ferida é necessária a retirada da larva do local infectado.

7 – Barata-rinoceronte

Que tal uma barata gigante? Vai dizer que não sentiria medo só de olhar? Há quem se assuste até com as mais pequenininhas delas, imagine só com umas desse porte.

Essa é uma espécie de animais nativos da Austrália. Esses insetos podem ultrapassar 10 cm e chegam a medir 35 gramas. Além de seu porte rinoceronte, ou seja, enorme, ela não apresenta nenhum fator de risco para humanos.

A maioria dos animais dessa espécie vive embaixo da terra e atua na reciclagem de nutrientes, desempenhando um importante papel para o equilíbrio do ecossistema terrestre.

E então? O que achou? Fazia ideia que existiam insetos tão grandes assim? Nosso planeta é mesmo cheio de surpresas, desde as mais encantadoras, às mais assustadoras.