México bate recorde mundial de maior degustação de tequila

Quem nunca ouviu falar na famosa bebida mexicana, a tequila. Quem já experimentou ela sabe que é somente para os fortes. Acompanhada de sal e limão, existe um ritual para se tomar envolvendo esses dois ingredientes.

Até mesmo os mais experientes se confundem na hora de saborear uma boa tequila. Conhece a ordem? Sal, depois limão e tequila? Ou limão, tequila e sal? Ou será que é tudo junto dentro do copo.

A verdade é que alguns mexicanos tomam a bebida pura, sem cerimônias. Mas para nós, a ordem mais usada é: primeiro coloque o sal nas costas de uma das mãos, na outra segure uma pedaço de limão com o polegar e indicador. Lamba o sal, beba a tequila e chupe o limão.

E como já vimos, este é um produto oficial do México. Por isso eles resolveram bater o record mundial de degustação. Isso ocorreu no estado de Jalisco, onde surgiu a bebida. Olha só.

Surgimento

Essa bebida ardente que desce rasgando na goela é originária, obviamente, do México (arriba). Mas mais precisamente do estado de Jalisco na cidade Tequila.

A bebida é extraída de uma planta da América Central, o Agave tequilana ou agave azul de Weber. A planta possui uma coloração puxada para o azul e são necessários, aproximadamente, 7 kg de agave para se fazer um 10 litro dessa bebida alcoólica. No processo de fermentação o teor alcoólico é controlado, podendo sair algumas mais fortes que as outras. Mas nada possa fugir muito do sabor inconfundível.

O governo do México controla a produção de um dos seus maiores e melhores produtos. Sendo assim, tudo que sai de lá, em se tratando de tequila, é bom. No caso das tequilas brancas, ou a “silver“, esta fica repousando em barril de carvalho por, no mínimo, 2 meses. Já no caso da
añejo, a “gold”, este produto fica em barris de 2 meses a 1 anos.

Guinness World Records

Esses mexicanos levam tão a sério a tequila, que no último dia 16 de março resolveram entrar para a história. Neste ano a bebida completa 45 anos, sendo que este exporta para mais de 120 países no mundo todo 200 milhões de litros todos os anos. Só no México são 80 milhões de litros.

Eles convocaram 1.486 pessoas para uma degustação da bebida. Algumas exigências eram feitas para quem fosse participar do evento, eram elas:

  • Ter um especialista acompanhando a degustação;
  • Que fosse servido 3 tipos de tequila (silver, reposada e añejo);
  • E superar o número de participante da última edição. Porque o atual record pertencia a Quintana Roo.

Em 24 horas o estado de Quintana Roo quebrou o record com 1.449 participante. O mesmo pertencia a cidade de Toronto, no Canadá, em 2013, com 864 pessoas.

“O número oficial hoje para a maior degustação de tequila do mundo é de 1.486. Parabéns! Entregamos oficialmente nosso certificado”, anunciou a premiação da Guinness Record, representante do país, Natalia Ramírez.

Se você estivesse lá, será que esse número de 1.486 aumentaria? 🥂