10 mutações raras que podem acontecer com leões

Você sabia que os leões também podem apresentar alterações genéticas? Apesar de sempre falarmos nesses problemas em humanos, todos os animais podem apresentar mutações.

No caso dos leões, o resultado geralmente é uma figura um tanto quanto surpreendente. Você consegue imaginar um leão branco? Que tal um deles sem rabo?  Já pensou em um leão anão?

Pois é, as variações são muitas, apesar de raras. Separamos uma lista das 10 mutações mais curiosas que já aconteceram em leões.

1 – Leoas com Jubas

Temos casos bem recentes de leoas que surpreendentemente desenvolveram juba.

Bridget do Zoológico de Oklahoma é um bom exemplo disso. A fêmea surpreendeu a todos ao desenvolver uma espécie de juba já aos 18 anos de idade.

Segundo biólogos que estudam casos similares, a novidade provavelmente é fruto de alterações genéticas ainda não identificadas, o que faria com que a mesma anomalia se manifestasse entre animais com parentesco.

2 – Leão Branco

Os leões brancos são resultado de uma rara mutação de cor experimentada por leões-sul-africanos. Apesar de muitos acreditarem se tratar de uma subespécie, a realidade não é bem essa.

Esses animais pertencem à subespécie Panthera leo krugeri e não são albinos. A sua pelagem característica é causada pela presença de um gene inibidor recessivo, que é diferente do gene do albinismo.

Diferente dos leões albinos, eles não apresentam maior sensibilidade ao sol. Sua única desvantagem é a dificuldade em se camuflar.

3 – Leões Malhados

Consegue imaginar Leões malhados? Pois eles não só existem, como possuem diversos padrões. A grande diferença entre eles está na forma como suas manchas de distribuem pelo corpo. Cada distribuição caracteriza um tipo de alteração.

Neste caso, a modificação se manifesta já quando o animal nasce e permanece ao longo de toda a sua vida.

O gene é transmitido através da hereditariedade, de maneira que os filhotes tendem a nascer com os mesmos padrões de seus pais.

4 – Primal

Esses animais são um dos mais curiosos de nossa lista. Os leões que possuem este tipo de mutação são maiores que as demais espécimes, além de apresentarem presas de sabre, rabo cortado e uma grossa ruga ao redor do pescoço.

As alterações são congênitas, ou seja, a manifestação da mutação é vista logo ao nascimento dos filhotes.

Não há nenhum comprometimento funcional, apesar das significativas alterações estéticas.

5 – Leões Policaudais

Se você achou bizarros os casos apresentados até aqui. Que tal um leão com dois rabos? É isso mesmo. Uma alteração genética rara pode ocasionar o nascimento de leões policaudais.

A cauda começa nos padrões comuns, mas acaba se dividindo em duas a medida que se aproxima da extremidade, terminando em dois tufos de pelos diferentes.

6 – Leões Desdentados

Alguns animais nascem completamente desprovidos dos genes que desencadeam o desenvolvimento da dentição. Nos caso dos leões, esse problema custa um preço bastante caro, já que não são capazes de patrulhar, caçar ou mesmo liderar com orgulho.

A alteração genética ocasiona a ausência completa da dentição ao longo de toda a vida do animal, que acaba tendo que se adaptar a um estilo de vida diferente daquele compartilhado por sua espécie.

7 – Leões Sem Cauda

Essa é modificação bastante simples quando comparada as demais, porém, o comprometimento estético gera um resultado bastante bizarro.

Não há nenhuma alteração funcional, os leões são capazes de patrulhar perfeitamente bem e as leoas ainda possuem suas habilidades para caça.

8 – Leões Sem Garras

Enquanto acabamos de falar de uma mutação que pouco afetava o animal no sentido funcional, agora trataremos de uma mudança significativamente importante para o estilo de vida do leão.

Os leões sem garras não são capazes de caçar. Apresentam além da ausência completa de garras, uma importante redução na força acarretada pelo mesmo gene.

A boa notícia é que a mutação não tem caráter hereditário.

9 – Leões Cegos

Falando em mutações que acarretam danos funcionais, aqui vai mais uma. Algumas modificações genéticas fazem com que leões nasçam com graves problemas de visão.

Esses animais não são capazes de exercer normalmente suas funções, enfrentando desafios ao longo de toda a vida.

Alterações ainda mais graves podem fazer com que esses animais nasçam completamente sem olhos.

10 – Leão Anão

Os leões anões são muito menores do que seus companheiros de espécies. Além disso, apresentam as patas mais densas e um corpo gordinho e atarracado.

Esses animais levam uma vida completamente normal, sendo capazes de desempenhar bem suas funções.

O nanismo nessa espécie pode ser transmitido de pais para filhos.