O que se sabe sobre o incêndio na catedral de Notre-Dame

A Catedral de Notre-Dame, cercada pelo Rio Sena em Paris, na França, infelizmente nessa segunda-feira, dia 15 de abril de 2019, foi vítima de um incêndio que devastou 2/3 do seu teto e muito mais. Um dos maiores símbolos do cristianismo no mundo todo, viu quase 1.000 anos de história virarem cinzas. Pelas redes sociais, o mundo pôde acompanhar as chamas consumirem a famosa igreja católica.

Mas o que sabemos sobre esse incêndio? Foi criminoso ou acidental? E o que a catedral significa para nós? Tem tanta importância assim? Porque, dada a dimensão que tomou a noticia, algo de muito valioso deve ter lá, não é mesmo? Então se liga aqui, pois nós vamos contar tudo bonitinho para você e explicar como o fogo começou e porque, e porque essa igreja é um dos pontos mais visitados no mundo.

Notre-Dame do início

Pense na França, agora imagine Paris, uma das mais belas cidades do mundo, pense no ponto turístico mais visitado da cidade. Pensou na Torre Eiffel, né? Isso é muito comum, pois a Torre Eiffel é mais nova (1887). Mas não, o lugar mais visitado (falando em monumento histórico) em toda a Paris e na Europa é a Catedral de Notre-Dame.

Porque além de ser mais visitada, ela é bem mais velha, com muito mais conteúdo histórico que muitos outros lugares. A igreja recebe aproximadamente 13 milhões de turistas anualmente.

A Catedral de Notre-Dame, traduzindo para o português seria “Catedral de Nossa Senhora” teve sua construção datada do início do século XII, em 1163, durando 200 anos. Ela foi erguida em homenagem a Maria, Mãe de Jesus Cristo.

Notre-Dame foi construída no estilo gótico da época, onde seus vitrais o deixam bem claro: são roxos ou com cores mais escuras que, com a luz do sol passando por eles, deixam o interior da igreja com um visual mistico. É cercada pelo Rio Sena, que passa por quase 800 km ao longo de Paris. A catedral fica na Ilha de França, onde o rio passa pelos dois lados.

Palco momentos históricos, Notre-Dame atravessou os tempos incólume aos desastres da humanidade. Sobreviveu a duas guerras mundias, revolução francesa entre muitos outros fatos da nossa história.

Inclusive, não é a primeira vez que que o fogo tenta tomar a catedral; em 1871, a revolução chamada “Comuna de Paris”, que tinha como objetivo tomar o poder e instaurar um governo socialista. Com o governo contra o povo, a reação contra foi tentar atear fogo no monumento histórico.

Momentos importantes

Em quase mil anos, momentos que ficaram marcados para sempre a história da igreja como:

  • A coroação de Napoleão, em 1804;
  • Morte de Jacques de Molay, sendo executado junto de outros templários, queimados vivos na fogueira, em 1314;
  • Beatificação de Joana D’Arc, em 1909;
  • Coroação de Henrique VI da Inglaterra, meio a Guerra dos cem anos, 1431.

Notre-Dame tem duas torres de 69 metros de altura. É possível ter acesso à elas, mas deve passar por longos 387 degraus, sem a opção de elevador. Ao chegar no topo, o turista depara-se com uma vista incomparável da cidade de Paris.

O incêndio

Imagem: G1

Mais um acontecimento histórico passou a fazer parte da vida da famosa catedral; o incêndio dessa segunda-feira, dia 15 começou, ao que se sabe, no forro e se espalhou rapidamente. O fogo começou por volta das 18h50 da França, e às 13h50 no Brasil.

Ainda não se sabe a causa exata do incêndio, mas os bombeiros acreditam que as obras que estavam em curso podem ter colaborado.

Imagem: G1

O fogo começou as 18h50, e somente às 02h00 que os mais de 400 bombeiros conseguiram controlar as chamas. O fogo consumiu grande parte da Catedral de Notre-Dame. “O perigo do fogo está descartado, mas se desconhece como resistirá a estrutura”, disse o secretário do Ministério do Interior francês, Laurent Nuñez.

Toda a parte que era feita de madeira foi destruída e umas das partes da abóboda também não resistiu. A torre, que era um dos destaques para quem via de longe, sucumbiu às chamas e veio ao chão.

Apesar do valor histórico perdido e nenhum dinheiro no mundo pagar séculos de história, o magnata francês François-Henri Pinault anunciou que doará 100 milhões de euros para a reconstrução da igreja.

Referências

Muitas pessoas devem conhecer a Catedral de Notre-Dame, não só por livros de história, mas também através de filmes e jogos. Como é o caso do famoso romance de Victor Hugo “Notre-Dame de Paris” ou mais conhecido como “O corcunda de Notre-Dame“.

Filme da Disney

Assassin’s Creed Unity

O monumento francês é considerado Patrimônio Mundial da Humanidade desde 1991 e dentro dele há várias obras que são de valor imensurável, como pinturas e gravuras da cidade de Paris. Além das estátuas, um órgão do século XVII que funciona, a túnica e a coroa do próprio rei Luís IX;

A coroa que Jesus Cristo usou antes de ser crucificado, também os pregos do Santo Sepulcro, segundo os cristãos.

Muita coisa se perdeu neste incêndio, mas algo é certo; nós não podemos deixar a história acabar assim. Em pleno 2019 nossas obras não podem sucumbir dessa maneira. Portanto vamos zelar pela história!